62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
BIOLOGIA REPRODUTIVA DA PIABA Moenkausia intermedia, NA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MAMIRAUÁ.  
Ciclene Haylla Silva 1
Jomara Cavalcante de Oliveira 1
Jonas Alves de Oliveira 2
Lorena Candice de Araújo Andrade 2
Alexandre Pucci Hercos 2
1. Centro de Estudos Superiores de Tefé - CEST/UEA
2. Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
INTRODUÇÃO:

A bacia amazônica é caracterizada por possuir extensa área coberta por densa floresta pluvial, em torno de 2,5x10 km2, é o maior fornecedor mundial de peixes ornamentais. Acredita-se que o número de peixes ornamentais removidos anualmente da Amazônia brasileira esteja entre 30 e 40 milhões.

A família Characidae ocorre no sul da América do Norte, America Central e América do Sul. A espécie Moenkhausia intermedia é característica da região neotropical, comum na América do Sul, bacia amazônica e nos rios Paraná e Paraguai, pouco se conhece sobre os aspectos reprodutivos das espécies deste gênero que é apreciado no mercado de peixes ornamentais.

Conhecimento de aspectos quantitativos, como a relação peso-comprimento, fertilidade e tipo de desova de uma espécie é uma importante ferramenta para os estudos da biologia reprodutiva necessária para o manejo e preservação da várzea amazônica.

Considerando que o Projeto de Uso Sustentável de Peixes Ornamentais do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, tem como o objetivo proteger a biodiversidade de peixes ornamentais da Amazônia, desenvolvendo projetos na Reserva de Desenvolvimento sustentável Mamirauá tentando estabelecer um comércio sustentável de peixes ornamentais de água doce, este trabalho é de extrema relevância.

METODOLOGIA:

Os peixes foram coletados mensalmente de setembro de 2003 a agosto de 2004, em bancos de macrófitas de cinco lagos de várzea da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, na região do médio Solimões. Para as capturas foi utilizada uma rede de arrasto e os peixes coletados eram fixados em formol 10% em laboratório, conservados em álcool 70%.

No laboratório, para cada indivíduo, eram registrados: comprimento padrão (0,01 cm) peso (0,01 g), sexo, e peso da gônada (0,001g). O estágio de maturidade sexual foi determinado macroscopicamente com base no tamanho, forma e textura das gônadas, para as fêmeas eram observados também a presença de oócitos. A proporção de machos e fêmeas foi determinada mensalmente, e diferenças foram testadas através do teste de x2.

O tamanho da primeira maturação sexual (L50), comprimento onde 50% dos indivíduos começam seu ciclo reprodutivo, foi determinado por meio de uma função logística. O período reprodutivo foi determinado através da freqüência mensal dos estádios de maturação das gônadas e da média mensal do índice gonadossomático (IGS). Foram utilizadas 10 gônadas maduras para calcular a fecundidade e 5 para o tipo de desova segundo método volumétrico descrito por Vazzoler (1996).
RESULTADOS:

Dos 204 indivíduos amostrados, foi observada uma proporção sexual para fêmeas e machos de 1,34: 1 respectivamente, num total de 89 (57,4%) fêmeas e 66 (42,58 %) machos e os demais (N=49) não foram identificados. 

Das 89 fêmeas encontradas 35 estavam imaturas (39,3%), 9 estavam em maturação (10,1%), 44 estavam maduras (49,4 %) e apenas uma estava no estádio esvaziado (1,1%). Exceto para os meses de novembro, abril e agosto, fêmeas imaturas foram encontradas em todos os meses amostrados com maior freqüência nos meses de maio e junho (40%).

A maior freqüência de fêmeas maduras e em maturação foram observadas entre outubro de 2003 a março de 2004 com maior número de fêmeas maduras em novembro (38,6%). A relação peso x comprimento encontrada foi y= 0,0207 e 0,1015x (R2= 0,9564). Os indivíduos de Moenkhausia intemedia começam a se reproduzir com 46,98 mm. O índice gonodal das fêmeas analisadas apontou um maior valor no mês de março (11,7) e teve uma média de 2,73, sendo que o menor valor encontrado foi em junho (0,007). A fecundidade média encontrada foi de 1695,3. A distribuição de freqüência do diâmetro dos ovócitos examinados indicam a presença de uma única moda, caracterizando uma desova total, sincrônica em um grupo.
CONCLUSÃO:

Houve um grande número de fêmeas no período como um todo e nas classes de tamanho. Os meses em que encontramos gônadas maduras foram os meses de outubro/2003 á março/2004, sendo que apontou maior valor no mês de novembro, que é o começo da cheia. Indivíduos imaturos foram encontrados em todos os meses, exceto nos meses de novembro, abril e agosto. Esta espécie foi encontrada durante todo o ano em capins flutuantes. Com base na fecundidade encontrada pode-se concluir que esta espécie possui desova total. A espécie estudada não apresentou variação significativa na proporção sexual. Esta espécie apresenta o tamanho médio da primeira maturação de relativamente alto comparado com outras espécies do mesmo gênero.  O diâmetro dos ovócitos variou entre 0,2 e 0,6 mm. Não foi verificada uma correlação significativa da fecundidade em relação ao comprimento e ao peso de Moenkhausia intermedia.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, FAPEAM.
Palavras-chave: Biologia Reprodutiva, Moenkhasia intermedia, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.