62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Fundamentos Teóricos
A UTILIZAÇÃO TURÍSTICA E O PERFIL DOS VISITANTES DO PARQUE DAS DUNAS EM NATAL/RN
Juliana Ribeiro da Silva 1
Renata Mayara Moreira de Lima 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
As áreas verdes que estão localizadas no meio urbano ganham cada vez mais importância na sociedade pós-industrial, uma vez que permite a melhoria da qualidade de vida, proporcionando ainda o desenvolvimento de atividades de recreação e lazer em áreas urbanas. Podendo ainda ser utilizados como recurso turístico de importante destaque para uma destinação. Neste contexto, o estudo ora apresentado propõe-se a revelar qual a atual utilização do Parque Estadual Dunas de Natal "Jornalista Luís Maria Alves" para o turismo e o perfil de seus freqüentadores. Oferecendo uma alternativa para a prática de um novo nicho de turismo a ser praticado na cidade do Natal, ressaltando a utilização dos parques urbanos enquanto espaços propícios para o lazer, ecoturismo, atividades educativas, de conscientização ecológica e catalisador do turismo de natureza.
METODOLOGIA:
O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem qualitativa. Foi realizada a aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas, que serviu para conduzir as entrevistas com freqüentadores de maneira em geral, totalizando 70 entrevistados. Os resultados foram analisados estatisticamente e apresentados através de tabelas.
RESULTADOS:
Foi constatado através do estudo que 47% dos visitantes eram do sexo masculino e 53% eram do sexo feminino. Entre os pesquisados, 55% tinham entre 20 e 30 anos, 30% tinham entre 31 e 40 anos e 15% tinham entre 41 a 50 anos. Dos entrevistados, 61% eram solteiros e 32% eram casados. Dos pesquisados, 86% residiam em Natal e 14% eram turistas nacionais. Em relação ao grau de instrução, foi obtida uma porcentagem de 27% de pessoas com o ensino superior completo, 23% de pessoas com o ensino superior incompleto e 23% com o ensino médio completo. Como forma de avaliar a eficiência da atual divulgação do Parque das Dunas, foi questionado aos entrevistados como eles tomaram conhecimento do parque. O maior meio de divulgação citado pelas pessoas é o conhecido como "boca-a-boca" ficando esses com 74% do total. Quando questionado o principal motivo da visita ao parque, contatou-se que 46% visitam o parque para terem um maior contato com a natureza e 54% visitam o parque para momentos de lazer e práticas de atividades físicas. Os visitantes consideram a beleza natural como o principal ponto positivo encontrado no parque, obtendo 52% do total, o lazer e entretenimento ficaram com 24% e a organização e administração foram indicadas por 17% dos pesquisados. Foi sugerido pelos entrevistados que o parque deveria melhorar em muitos aspectos, tais como: estacionamento, sinalização dentro do próprio parque e contratação de mais profissionais da área ambiental e de recreação.
CONCLUSÃO:
Percebe-se que o Parque das Dunas possui um público de todas as idades, com predominância de adultos solteiros. Constatou-se também que o grau de instrução dos visitantes do parque é elevado, com pessoas que podem contribuir para uma conscientização da preservação do meio ambiente. Percebe-se ainda que, a grande maioria dos freqüentadores do parque são residentes de Natal, verificou-se também que o parque possui pouco destaque nos atrativos turísticos da localidade. É necessário que o poder público insira o atrativo nos roteiros turísticos da cidade do Natal, pois o mesmo enquanto um bem público precisa ser visto por mais turistas e moradores para que possam usufruir de suas diferentes possibilidades de lazer.
Palavras-chave: Parques Urbanos, Visitantes, Utilização Turística.