62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
PREPARAÇÃO DE COLEÇÕES ZOOLOGICAS PARA UTILIZAÇÃO EM PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO
Joyce Celerino de Carvalho 1
Igor Martins do Nascimento 1
Francisco Ricardo Negri 1
1. Faculdade de Ciências Biológicas, Campus Universitário de Altamira - UFPA
INTRODUÇÃO:
A formação de Coleções Biológicas, em particular às Zoológicas, caracteriza uma etapa importante no processo da pesquisa, do ensino e da extensão, principalmente para os cursos de graduação vinculados a área das Ciências Biológicas. Elas são imprescindíveis para estudos taxonômicos/sistemáticos, oferecem "os elementos para comprovação de toda pesquisa pregressa" e permitem caracterizar, de modo representativo dentro de um ecossistema, o papel de cada espécie. A formação destas coleções, pelo seu aspecto prático, além do seu papel biológico organizacional, contribui em muito para a formação do senso crítico do discente. Por outro lado, a utilização e aplicação das técnicas empregadas durante o processo de preparação, que permite a conservação de espécimes para fins científicos ou didáticos, têm um grande impacto na construção do conhecimento anatômico/morfológico, imprescindível para a compreensão dos processos que permeiam as relações evolutivas dos grupos dos animais. O presente trabalho trás informações sobre a preparação, montagem e curadoria de Coleções Biológicas, em particular às Zoológicas (vertebrados), para auxiliar na pesquisa, no ensino e na extensão. É apresentada ainda técnicas de preparação de cadáveres de animais para a formação de coleções Zoológicas.
METODOLOGIA:
Para a formação das Coleções Zoológicas foram coletados animais mortos em estados diferenciados de decomposição advindos da região do Município de Altamira, Pará, os quais foram levados para preparação no Laboratório da Faculdade de Ciências Biológicas-FCB. Na preparação dos espécimes (carcaças) foram aplicadas técnicas de preparação como maceração (que consiste em deixar o cadáver imerso em água com trocas periódicas), fervura de cadáver (para amolecimento de nervos e carnes aderidos aos esqueletos), dermestário (ataque de insetos, dermestides, que atuam como agentes de limpeza nos esqueletos). Durante a preparação, foram utilizados materiais cortantes e pontiagudos como bisturi, faca e gilete, para auxiliar na remoção de restos de carnes e nervos aderidos aos esqueletos. Após a lavagem do material com uma mistura de água e sabão em pó para remoção de gordura, este era acomodado em sacos feitos de tela de mosqueteiro e depois secados à sombra. Identificado os espécimes, estes recebiam um número de registro, ao que seguia o tombamento em Livro Tombo, onde toda a informação relacionada ao espécime era colocada. Após este procedimento, o espécime era acomodado em saco plástico com naftalina sólida e guardado na Coleção.
RESULTADOS:
Após as aplicações das técnicas de preparação de esqueletos, formou-se uma coleção osteológica científica composta por 107 espécimes identificada em cinco classes: Chondrichtyes (1.11%), Actinopterygii (6.67%), "Reptilia" (61,11%), Aves (2.22%) e Mammalia (28.89%). Entre os grupos animais identificados na coleção, o de quelônios superou em número os demais. Uma explicação possível esta relacionada com o alto índice de predação que ocorre na região, reflexo da cultura local que os utilizam para alimentação. Muito destes quelônios procedem do Tabuleiro do Embaubal (município de Senador José Porfírio), uma serie de ilhas fluviais/praias no rio Xingu que servem como local de desova e que durante o período de postura muitos morrem. Além da coleção científica, também foi montada uma coleção didática composta por cerca de 50 espécimes, os quais estão sendo utilizados nas aulas práticas do Curso de Biologia da Faculdade de Ciências Biológicas, e também são utilizados por alunos das Escolas da Rede Municipal e Estadual do Ensino Fundamental e Médio em Feiras de Ciência.
CONCLUSÃO:
A Coleção Zoológica da FCB está composta atualmente por 107 espécimes distribuídos nas classes Chondrichthyes, Actinopterygii, "Reptilia", Aves e Mammalia. Os esqueletos preparados e tombados nesta coleção estão sendo utilizados para o ensino, pesquisa e extensão no Curso de Biologia e para alunos do Ensino Médio e Fundamental das escolas Municipais e Estaduais do Município de Altamira. O desenvolvimento do trabalho proporcionou o conhecimento sobre técnicas de preparação de esqueletos ósseos, curadoria de coleções, anatomia, identificação e sistemática de espécimes, contribuindo para o aprendizado na área da Zoologia, especificamente na de vertebrados. As formações de Coleções Zoológicas, em particular aqui às osteológicas, são de fundamental importância, pois a partir delas pode-se obter o estudo anatômico e taxonômico, etapa importante para compreensão dos processos evolutivos que permeiam a evolução dos grupos animais.
Instituição de Fomento: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UFPA-AF
Palavras-chave: Vertebrados, Coleção Zoológica, Sistemática.