62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO MUNICIPIO DE CUITÉ - PB
Thaise Priscilla Bezerra da Silva 1
Naudienne Maria da Silva Nascimento 2
Valdeci Fontes de Souza 3
Jaqueline Guimarães Santos 4
Sandra Sereide Ferreira da Silva 5
Vera Lúcia Antunes de Lima 6
1. Depto de Biologia - UFCG/CES/Cuité
2. Depto de Pedagogia - UFCG
3. Depto Biologia - UFCG/CES/Cuité
4. Depto de Administração e Contabilidade - UFCG
5. Depto de Recursos Naturais - UFCG
6. Depto de Recursos Naturais - UFCG
INTRODUÇÃO:

As questões envolvendo o meio ambiente tomaram grande impulso nas últimas décadas, fazendo erguer uma tentativa comum pelo desenvolvimento sustentável, o que deve estar relacionado à tomada de consciência do homem frente a um cenário preocupante de degradação ambiental. Essa estratégia requer um novo enquadramento mental e novos conjuntos de valores entre os sujeitos (KRAEMER, 2004). Neste contexto, os questionamentos e as diferentes concepções do que vem a ser meio ambiente têm apresentado repercussão direta no campo educacional. Assim sendo, o objetivo principal deste estudo será identificar as concepções de meio ambiente de professores do ensino fundamental, bem como a influência dessas representações em suas práticas docentes. A metodologia utilizada fundamenta-se nas categorias de análises apresentadas por Reigota (1995), o qual sistematizou as representações sociais em: Naturalista, Antropocêntrica e Globalizante. Os dados foram coletados através de entrevistas realizadas junto aos professores do ensino fundamental e complementadas com a análise de dados secundários e da observação não participante. Os resultados obtidos apontam que, a maioria dos entrevistados associa o termo meio ambiente a uma visão naturalista, caracterizada pela percepção dos aspectos naturais.

METODOLOGIA:

As escolas de foco desse estudo estão no município de Cuité, no qual se localiza na mesorregião do Agreste paraibano e na microrregião do Curimataú Ocidental. Encontra-se a 235,1 km da capital (João Pessoa). Sua altitude é de 667 metros acima do nível do mar, e sua área é de 758,6 km², sendo o 12º em extensão territorial no estado da Paraíba, representando 1,34% da área do estado (Teixeira, 2003). O estudo foi caracterizado como pesquisa exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa, obtida através tanto de uma entrevista semi-estruturada como pela aplicação de um questionário, este dividido em três partes, a primeira relaciona-se ao perfil dos docentes; a segunda aos conhecimentos e atividades desenvolvidas em educação ambiental e a terceira relacionada às representações sociais envolvendo a temática meio ambiente. As informações foram coletadas junto aos professores de três escolas do município, sendo uma municipal, uma estadual e uma particular. O período de coleta de dados teve seu curso entre 06/07/09 e 08/02/10, ao realizar-se uma pesquisa de campo com um professor de cada série do ensino fundamental (1º ao 5º ano) de cada escola supracitada.

RESULTADOS:

A partir dos resultados obtidos, podemos verificar que a maioria dos professores é do sexo feminino (93,3%) e possuem formação em nível superior (86,7%). Podemos observar também que os professores já desenvolveram atividades sobre educação ambiental dentre as quais se destacam: coleta seletiva do lixo, plantio de árvores e reciclagem. Quanto à inserção da educação ambiental no currículo como disciplina, todos concordaram que ela deveria integrar-se ao currículo, haja vista as contribuições que proporcionará a todos os estudantes, quais sejam: conscientização, estudo do ambiente e seus elementos, dos seres vivos incluindo o ser humano, suas ações e conseqüências, além da necessidade de se conhecer as leis ambientais com o intuito de formarem cidadãos críticos.

Com relação à concepção de meio ambiente, foi possível identificar que 54% dos entrevistados associam o termo meio ambiente a uma visão naturalista. A outra tendência com 33% das respostas associa o termo meio ambiente ao lugar ou espaço onde o ser humano vive (visão antropocêntrica) e um total de 13% expressou nos relatos uma melhoria na concepção de meio ambiente, ao enfatizarem a estreita relação entre o ser humano e a natureza (visão globalizante).

CONCLUSÃO:

A partir da realização deste estudo, podemos averiguar que a maioria dos entrevistados possui uma visão restrita a uma dimensão ambiental, deixando de considerar os aspectos políticos, econômicos, institucionais e culturais inerentes à própria realidade sócio-ambiental. Desta forma, demonstra-se que o meio ambiente é mais do que um conjunto de ambientes naturais, formados por fatores bióticos e abióticos, devemos ter uma visão mais abrangente e uma postura mais crítica em relação às questões ambientais, considerando as relações recíprocas entre natureza e sociedade.

A Educação Ambiental tem entre seus objetivos formar cidadãos conscientes do papel que precisam desempenhar na sociedade e no meio em que vivem. No entanto, para que uma EA com qualidade seja colocada em prática precisamos refletir sobre nossas concepções, atitudes e práticas. Precisamos ter professores cientes e de condutas adequadas e correlatas, já que estes serão os formadores de novos agentes responsáveis pela melhoria e conservação do meio ambiente. Dessa forma conclui-se que há uma urgência por práticas concretas no tratar da educação ambiental, além de ser imprescindível aos educadores a busca de alternativas que liguem a atenção dos educando para os problemas ambientais locais.

Palavras-chave: Meio Ambiente, Representações Sociais de Professores, Ensino Fundamental.