62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
O USO DAS TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: UM PANORAMA DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM PARNAMIRIM-RN
Hareton Ribeiro Gomes 1
Edilene Pereira Ferreira Gomes 1
1. Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER - Polo Parnamirim- RN
INTRODUÇÃO:
A pesquisa foi realizada no Programa de Pós-graduação lato-sensu em Metodologia do Ensino de Matemática e Física da Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER, Polo de Apoio Presencial de Parnamirim - RN, na unidade temática de avaliação - UTA - Didática, Avaliação e Pesquisa em Matemática e Física. O objetivo dela foi de verificar como as tendências metodológicas no ensino de matemática da "Resolução de Problemas", do "Uso de Jogos" no ensino de matemática, do uso da "História da Matemática", do uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) no ensino da matemática, da "Investigação em Sala de Aula", da "Modelagem Matemática" e da "Etnomatemática", apresentadas por Silveira e Miola (2008), estão presentes na prática pedagógica dos professores de matemática de Parnamirim. Sua relevância consistiu em diagnosticar o perfil dos professores em relação ao conhecimento e a aplicação dessas novas metodologias em sala de aula e possibilitou traçar uma programa de ação e colaboração na formação continuada dos professores de matemática no município de Parnamirim.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado através de pesquisa em campo, em escolas da rede pública e privada do município, com vinte professores de matemática, oito da rede municipal e dose da rede privada, através de entrevista com os docentes. Ela foi realizada em dois momentos simultâneos: uma entrevista informal, para saber previamente o que os professores sabem sobre o tema, porém sem o rigor dos conceitos acadêmicos e uma entrevista formal através da resposta de um formulário com questões que versão sobre a concepção dos professores em relação à aprendizagem, à avaliação e principalmente sobre as novas tendências em metodologia em educação matemática, estas com os conceitos e concepções apresentados por Silveira e Miola (2008) que apresentam as principais correntes no Brasil. As perguntas foram estruturadas de modo a identificar dois aspectos: primeiro se o que foi respondido informalmente corresponde aos conceitos formais assinalados nas alternativas do formulário ou há confusão de conceitos e ideias; segundo se as novas tendências metodológicas são conhecidas e, após conhecidas, se são aplicadas coerentemente na prática pedagógica docente.
RESULTADOS:
Das metodologias pesquisadas, a "Resolução de Problemas" é a mais lembrada no ensino de matemática, porém se constatou que ela é tratada como uma técnica, um roteiro a ser seguido, ao invés de ser uma ação didática no ensino-aprendizagem da matemática, que possui hermenêutica própria e requer um estudo apropriado. O "Uso de Jogos" é requerido para descontrair e tirar as tensões causadas pelo rigor no ensino dos conceitos matemáticos, porém os mais utilizados são os propostos nos livros didáticos da escola e não adaptados pelo professor. A "História da Matemática" é utilizada para introduzir o assunto, porém sem criticidade e compreensão relacional, ou seja, ela não é trabalhada como recurso na construção do conhecimento. As NTIC e a "Investigação em Sala de Aula" são pouquíssimos utilizados e mal compreendidos em seus objetivos. A "Modelagem Matemática" e a "Etnomatemática" são desconhecidas pra maioria dos professores, com isso a realidade sócio-cultural dos educandos não são consideradas no processo de ensino-aprendizagem. O estudo descobriu que há necessidade de professores com formação em licenciatura em Matemática, pois apenas 40% dos entrevistados tinham graduação em licenciatura em matemática, 30% cursavam a graduação, os 30% restantes eram formados em outras graduações.
CONCLUSÃO:
A pesquisa nos aponta que apesar dos anos, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 1997, e toda discussão no meio acadêmico, as tendências metodologias da educação matemática ainda são pouco conhecidas e aplicadas em sala de aula em Parnamirim. Isso reflete que os poucos métodos conhecidos possuem uma fundamentação teoria deficiente e desvinculada da prática pedagógica e tudo isso é reflexo da formação inicial e/ou continuada dos professores. Indica também que se deve ter uma política educacional voltada para a formação inicial e continuada desses educadores. Destaca-se que essas novas metodologias sucintam que os professores não devem colocar os conteúdos de matemática como produtos acabados e prontos, transmitidos aos alunos de forma unicamente expositiva, reduzindo-os a meros expectadores, pois o mundo contemporâneo espera que o professor adote uma metodologia de ensino que oriente uma atividade onde o aluno construa o conhecimento, partindo do próprio raciocínio e conhecimentos anteriores, num método pró-ativo, enfim, que o educador ora adote conduta de provocador de debates e questões, ora adote uma postura colaborador e facilitador da construção da saber, para formar cidadãos críticos para sociedade.
Palavras-chave: Metodologia de Ensino, Ensino de Matemática, Parnamirim-RN.