62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, INTERATIVIDADE E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO "PAIDEIA", PROGRAMA RADIOFÔNICO VOLTADO À CONSOLIDAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA.
Mariana Rodrigues Pezzo 4, 1
Adilson Jesus Aparecido de Oliveira 2, 1
Gustavo Rojas 1, 3
João Eduardo Justi 1
Maithe Colombo Bertolini 1
Renê Rodriguez Lopez 1
1. Lab. Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento (LAbI/UFSCar)
2. Departamento de Física (DF/UFSCar)
3. Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad/UFSCar)
4. Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFSCar)
INTRODUÇÃO:
A produção e disseminação de conhecimento são os principais atributos para o desenvolvimento científico. Atualmente, muitas são as justificativas para que se ampliem, em quantidade e qualidade, as ações voltadas à divulgação científica e, consequentemente, ao fortalecimento de uma cultura científica no Brasil. Em uma sociedade permeada cotidianamente pelos avanços científicos, a participação cidadã se dá, nesse contexto específico, pela possibilidade de cada indivíduo participar criticamente dos debates e decisões que envolvem a Ciência e a Tecnologia.

Os objetivos relacionados ao fortalecimento da cultura científica estão inseridos na interface entre a Comunicação e a Educação. É nessa interface que o Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolve, há três anos, diversas iniciativas de divulgação científica pautadas nas relações entre Ciência e Arte, bem como nas múltiplas possibilidades de aplicação do conceito de interatividade e no compromisso com a produção de conhecimento sobre as práticas empreendidas. Dentre essas iniciativas está o programa radiofônico "Paideia", que propõe aos seus ouvintes "um encontro semanal com a cultura científica".

METODOLOGIA:
As ações promovidas pelo LAbI estão fundadas nos seguintes conceitos: interdisciplinaridade, interatividade, construção colaborativa do conhecimento e relações entre Arte e Ciência como formas distintas de produção de conhecimento. Com o objetivo de ampliar seu escopo de atuação a partir da exploração das potencialidades do rádio, o Laboratório iniciou em outubro de 2009 a produção e veiculação do programa semanal "Paideia - um encontro semanal com a cultura científica", em parceria com a Rádio UFSCar (95,3 FM para São Carlos e região e, pela Internet, em www.radio.ufscar.br). O Paideia é produzido por equipe composta por jornalistas, produtores audiovisuais e físicos. Em sua primeira temporada teve como tema principal a Astronomia, devido às comemorações do Ano Internacional da Astronomia. O programa é composto por quatro quadros veiculados ao vivo: "O Céu da Semana", "Pergunte ao cientista", "Notícias" e "Dicas". Há também dois quadros gravados: "Uma Música, Um Tema" e a radionovela "Um Universo Entre Nós". Paideia é fundado no diálogo entre os profissionais presentes no estúdio - comunicadores e pesquisadores -, convidados e, especialmente, destes com os ouvintes. É explorada também a comunicação através do blog programapaideia.wordpress.com e do Twitter.
RESULTADOS:
Até março de 2010, foram veiculadas 25 edições de "Paideia". A participação dos ouvintes é regular desde a segunda edição, incluindo pessoas de outras cidades e Estados e apresentando a característica de fidelização de parte desses ouvintes. É comum a repercussão de notícias veiculadas pela imprensa - como o risco de colisões de meteoritos com a Terra e as pesquisas desenvolvidas no LHC (Large Hadron Collider) -, sendo que os ouvintes demonstram consultar o programa para dirimir dúvidas e "checar" as informações veiculadas pela mídia. A linguagem radiofônica tem se mostrado - como já apontado por alguns estudos - como propícia à divulgação de assuntos controversos, abstratos e/ou contraituitivos, uma vez que a ausência do suporte imagético favorece a criatividade e imaginação. A produção e veiculação de materiais complementares no blog configura-se como fundamental para o alcance dos objetivos de favorecer a compreensão e a visão crítica de conceitos e avanços científicos. A opção pela relação entre Arte e Ciência - por exemplo, com a narração de lendas relacionadas à observação do céu e a experimentação em radiodramaturgia - também tem se mostrado acertada para manter o interesse das pessoas e inserir o universo científico em seu cotidiano.


CONCLUSÃO:
As pessoas aprendem Ciência de várias maneiras e a partir de uma diversidade de fontes. Assim, tem se mostrado adequada a abordagem do LAbI de potencializar os resultados do trabalho de sistematização de um determinado conteúdo a partir da recontextualização desse conteúdo para disseminação em formatos variados. Nesse sentido, o programa Paideia - ele mesmo fruto de estratégias utilizadas anteriormente pelo Laboratório - já vem dando frutos, como por exemplo a produção do quadro "Céu da Semana" em vídeo, com instruções sobre como observar o céu organizadas de forma semelhante às previsões meteorológicas veiculadas na televisão. O quadro "Uma Música, Um Tema" adquiriu vida própria, estando em fase de conclusão nova série de programetes de 10 minutos cada, sobre temas diversos, a serem veiculados em diferentes horários do dia na Rádio UFSCar e, também, em emissoras parceiras, além do serviço de podcast. Finalmente, a experimentação da radiodramaturgia - gênero intimamente ligado ao surgimento e desenvolvimento do rádio no Brasil - mostrou-se não apenas uma estratégia a ser explorada no esforço de divulgação científica, mas principalmente um campo com múltiplas possibilidades de investigação e aprimoramento.
Instituição de Fomento: CNPq e Fapesp
Palavras-chave: Divulgação científica, Rádio, Astronomia.