62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
COMPORTAMENDO DO POTENCIAL HÍDRICO, MASSA SECA DA PARTE AÉREA E DO SISTEMA RADICULAR EM PLANTAS DE Hymenaea courbaril L. SOB INUNDAÇÃO E SUSPENSÃO HÍDRICA
Cleiton Roberto Neves da Silva 1
Luma Castro de Souza 1
Roberto Cezar Lobo da Costa 1
Gustavo Antonio Ruffeil Alves 1
Benedito Gomes dos Santos Filho 1
Cândido Ferreira de Oliveira Neto 1, 2
1. Universidade Federal Rural da Amazônia
2. Orientador
INTRODUÇÃO:

O jatobá (Hymenaea courbaril L.) a sua casca pode-se retirar resina e suas folhas remédios, seus frutos servem de alimento para os animais e humanos possuindo também um potencial madeireiro de ótima qualidade. estresse é um desvio das condições ótimas de desenvolvimento do vegetal, no qual podem ocorrer mudanças e respostas em parte do organismo ou nele como um todo. No início essas alterações podem ser reversíveis, mas, dependendo da duração e da situação de estresse, podem ser irreversíveis, levando a danos permanentes ou até à morte. A água, além de ser o componente majoritário da célula, é essencial ao crescimento e manutenção da turgescência. A água é importante na manutenção da turgescência celular e por permitir a continuidade dos processos de crescimento vegetal, expansão, divisão celular e fotossíntese.  O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento do potencial hídrico, massa seca da parte aérea e do sistema radicular das plantas de Hymenaea courbaril L. sob inundação e suspensão hídrica.

METODOLOGIA:

O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação localizada no Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em Belém, PA, Brasil (01º27'S e 48º26'W) o período de implantação foi de 20/09/2008 a 20/05/2009. Os vasos utilizados tinham 0,30 m de altura por 0,30 m de diâmetro, com capacidade de 28 Kg de substrato. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com três condições hídricas: controle, déficit hídrico e alagamento, com 15 repetições, totalizando 45 unidades experimentais, no qual cada unidade experimental foi composta de uma (1) planta/vaso. Foi aplicada a análise de variância nos resultados e quando ocorreu diferença significativa, às médias foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de significância. O potencial hídrico foi determinado as 10:00 h (potencial hídrico do xilema, ψx), igual a horário da determinações das trocas gasosas, utilizando-se uma bomba de pressão do tipo Sholander (mod. Pms Instrument Co, Corvalles, USA) e  as plantas foram secadas em uma estufa de circulação forçada a 65°C por 48 horas e através de uma balança analítica foi determinada a massa seca da planta.

RESULTADOS:

A redução do potencial hídrico das plantas sob deficiência hídrica (- 2,8 Mpa), plantas inundadas (- 1,1 Mpa) e plantas controle (- 0,6 Mpa). O decréscimo da permeabilidade da membrana leva a uma diminuição do potencial hídrico da folha e à murcha. O processo metabólico e a decomposição das raízes através do processo fermentativo diminuindo a absorção de água e minerais para a planta.

A massa seca da parte aérea total com variação das plantas controle para as plantas sob deficiência hídrica e sob as plantas inundadas de 20,93 para 8,34g, e para 15,92g respectivamente. A suspensão hídrica e a inundação reduziram a massa seca da parte aérea, se deve a provável diminuição taxa fotossintética da planta e o metabolismo do nitrogênio, bem como a ineficiência do transporte dos fotoassimilados.

A massa seca das raízes de 6,71g das plantas controle para 3,22g e 4,9g das plantas com deficiência hídrica e sob alagamento respectivamente. Esse decréscimo pode ter sido conseqüência da menor quantidade de energia disponível para os processos de crescimento, já que em condições de baixo nível de oxigênio as plantas passam a respirar anaerobicamente. O déficit hídrico provoca redução na síntese e translocação dos hormônios de crescimento (giberelinas e as citocininas).

CONCLUSÃO:

As plantas sob o alagamento e a deficiência Hídrica promoveram um decréscimo no potencial hídrico, massa seca da parte aérea e do sistema radicular.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e Rede CETEPETRO-AMAZÔNIA PT1.
Palavras-chave: Hymenaea courbaril L., Massa seca da parte aérea e do sistema radicular, Potencial hídrico.