62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 3. Enfermagem Médico-Cirúrgica
MUDANÇAS NA QUALIDADE DE VIDA REFERIDAS PELOS PACIENTES COM ÚLCERA VENOSA ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM NATAL/RN
Isabelle Katherinne Fernandes Costa 1
Walkíria Gomes da Nóbrega 1
Daniele Vieira Dantas 1
Gabriela de Sousa Martins Melo 1
Quinídia Lúcia Duarte de Almeida Quithé de Vasconcelos 1
Gilson de Vasconcelos Torres 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE/UFRN
INTRODUÇÃO:

A Insuficiência Venosa Crônica (IVC) é uma enfermidade crônica que está relacionada à presença de hipertensão venosa prolongada. Apesar da mortalidade ser quase inexistente, apresenta elevada morbidade e é caracterizada principalmente pela ocorrência de Úlcera Venosa (UV) nos membros inferiores. 5 Esse tipo de lesão apresenta-se com alta prevalência, caráter recidivante, o que provoca sofrimento ao paciente e a sua família. Além de gerar dependência dos serviços de saúde, constituindo um problema de saúde pública, e assumir uma magnitude no que se refere à repercussão social e econômica em termos de dias de trabalho perdidos, acarreta diminuição da qualidade de vida. 1,5,8. Nesta situação surgem dificuldades que muitas vezes nem a pessoa nem a família e a equipe de saúde estão preparados para ajudar e compreender todos os aspectos que envolvem o problema. 11 Apesar do impacto da vida diária com uma ferida poder ser visto de diferentes maneiras, apenas o indivíduo realmente entende o significado dessa experiência. 12 Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo verificar as alterações na qualidade de vida referidas pelos portadores de UV atendidos no ambulatório de um Hospital Universitário em Natal/RN.

METODOLOGIA:

Trata-se de um estudo transversal, descritivo de abordagem quantitativa, realizado com 50 portadores de UV atendidos no ambulatório de angiologia de um hospital universitário em Natal/RN após obter parecer favorável do Comitê de Ética HUOL/UFRN (nº 279/09). A coleta de dados foi realizada em dois meses, através da aplicação de um formulário estruturado referentes aos dados sócio-demográficos, de saúde, clínicos, assistenciais do paciente e quatro questões referentes à qualidade de vida (discriminação/quem discrimina/mudança na qualidade de vida/quais mudanças), e uma relacionada à assistência, referindo-se ao apoio recebido no tratamento (recebe apoio/quem apóia). Os dados foram categorizados no Microsoft Excel e processados através do SPSS 15.0 através de estatística descritiva e inferencial.

RESULTADOS:

Houve predomino de pacientes do sexo feminino (76,0%), faixa etária menor do que 59 anos (74,0%) e baixa escolaridade (68,0%). Em relação ao estado civil, 62,0% eram casados ou com uma união estável, e 22,0% dos pacientes solteiros. Sobressaiu a religião católica (68,0%). Em relação ao número de filhos, 38,0% dos pesquisados tinham mais de três filhos, sendo 42,0% do sexo feminino. Os pesquisados referiram sofrer discriminação da sociedade (58,0%) e quanto às mudanças na qualidade de vida referidas pelos portadores de úlcera venosa, 98,0% dos pesquisados relataram sofrer mudança na qualidade de vida após o surgimento da lesão; 100,0% (n=21) dos pesquisados com lesão acima de 05 anos, apresentam mudanças na QV e apenas um (2,0%) paciente dos que tiveram tempo de lesão de até 5 anos relata que não houve mudança na sua qualidade de vida. As mudanças na qualidade de vida após o surgimento da úlcera foram relacionadas ao lazer/dor/restrição social/escolar/locomoção; restrição laboral/financeira/ progressão social; aparência física/discriminação e restrição de atividade doméstica. Ao comparar essas mudanças com o tempo de lesão, observou-se que o tempo de lesão influencia na mudança da qualidade de vida (ρ=0,000).

CONCLUSÃO:

Os pesquisados apresentaram mudanças na qualidade de vida após o surgimento da úlcera, em relação ao lazer/ dor / restrição social / escolar / locomoção; restrição laboral / financeira / progressão social; aparência física / discriminação e restrição de atividade doméstica. Essas mudanças foram influenciadas pelo tempo de lesão superior a 5 anos, e estatisticamente comprovado que quanto mais crônica for a lesão mais mudanças negativas ocorrerão na qualidade de vida dos portadores de UV. O tema de qualidade de vida nestes pacientes vem sendo bastante discutido entre os pesquisadores da área e o governo, pois para diminuírem gastos com o tratamento das lesões, faz-se necessário a prevenção das doenças que causam o surgimento das úlceras, bem como investir em políticas de melhoria na qualidade de vida dos pacientes com UV, visando evitar ou reduzir a cronicidade das lesões.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Qualidade de vida , Úlcera venosa , Enfermagem.