62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
ESTUDO DO POTENCIAL ENZIMÁTICO DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE LODO DE ESGOTO
Jaceline Maria de Negreiros Lima 1
Ana Claudia Claudina do Nascimento 1
José Carlos Vilar Júnior 1
Carla Patrícia Cordeiro de Araújo 3
Galba Maria de Campos Takaki 2, 1
Carlos Alberto Alves da Silva 2, 1
1. Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais - UNICAP
2. Cursos de Engenharias Ambiental e Química - UNICAP
3. Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas -UFRPE
INTRODUÇÃO:
O lodo de esgoto é um sub-produto residuário das empresas de tratamento de águas, apresenta, é um dos principais fatores de remoção de microrganismos patogênicos que chegam com o esgoto ao solo, contaminando esse ambiente muitas vezes de forma irreversível. As enzimas microbianas são responsáveis pelo controle de diversas funções vitais, incluindo os processos metabólicos que convertem nutrientes em energia e em novos materiais para as células, além de acelerarem a reação de diversos processos bioquímicos, tornando-os mais eficientes.O objetivo deste trabalho foi a detecção da atividade enzimática (lipase, amilase e protease) das bactérias mesofílicas isoladas no lodo de esgoto da Estação Mangueira, situada na cidade do Recife, Pernambuco, Brasil.
METODOLOGIA:
As três enzimas foram testadas em meio sólido pela metodologia descrita por Hankin e Anagnostakis (1979). Foram feitos furos de 0,8 cm no centro de cada placa com seus respectivos meios de detecção enzimática e em seguida e inoculados 50 µL da suspensão bacteriana e incubadas a 37°C, durante 96 horas, com acompanhamento diário, em triplicata. A presença da lipase foi detectada pela formação de um halo leitoso característico da enzima testada. A amilase foi evidenciada através da revelação de solução de Iodo 0,1N, onde foi formado um halo característico da enzima. A protease foi identificada pela formação de um halo indicando a degradação da gelatina, através do aparecimento de zonas transparentes torno das colônias.
RESULTADOS:
Foram selecionadas e testadas 06 bacterias mesofílicas isoladas do lodo de esgoto, que apresentaram halos característicos para as enzimas testadas, sendo que a amilase foi a enzima que apresentou os melhores resultados obtidos, quando comparada com as outras duas enzimas testadas, apresentando halos característicos entre 16-20 cm, respectivamente. A protease foi a enzima testada que apresentou a menor quantidade de formação de halos carcterísticos, apresentando halos inferiores a 10 mm.
CONCLUSÃO:
As bactérias mesofílicas isoladas de lodo de esgoto, apesar de possuirem um alto grau de patogenicidade, pois são oriundas de ambientes com um alto índice de metais pesados, apresentaram resultados satisfatórios referentes ao seu potencial biotecnológico referente a detecção de enzimas microbianas testadas. A produção dessas enzimas de origem microbiana, apresentam elevados interesses nas áreas industrial e principalmente ambiental, pois estão relacionadas com processos de degradação de alguns poluentes presentes no meio ambiente.
Instituição de Fomento: CNPq, CAPES, FIUC e UNICAP
Palavras-chave: lodo de esgoto, bactérias mesofílicas, enzimas microbianas.