62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
PERFIL DE PACIENTES COM TRANSTORNOS OSTEOMIOARTICULARES ASSISTIDOS EM UMA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE
Márcio Melo Victor 1
Matheus dos Santos Soares 1
Thiago de Oliveira Assis 1
1. Depto. de Fisioterapia, Fac. de Ciências Médicas de Campina Grande - FCMCG
INTRODUÇÃO:
Os distúrbios osteomioarticulares representam, atualmente, um problema de saúde pública devido à sua alta prevalência, alto custo e impacto negativo que pode causar na qualidade de vida dos pacientes como também na vida dos seus familiares. Por ser um dos principais fatores de incapacidade e absenteísmo na vida social em trabalhadores e idosos, possui um espaço importante na assistência aos pacientes, sobretudo, da atenção primária à saúde. Esse estudo tem como objetivo estudar o perfil dos pacientes com transtornos osteomioarticulares assistidos em uma clínica escola de fisioterapia na cidade de Campina Grande - PB.
METODOLOGIA:
Esse estudo é caracterizado como do tipo descritivo e exploratório. Para coleta de dados foram analisadas protocolos de avaliações e tratamentos fisioterapeuticos no período de Fevereiro a Abril de 2009. O universo consistiu de pacientes portadores de algum distúrbio osteomioarticular atendidos por uma clínica escola da cidade de Campina Grande-PB. Participaram desse estudo 46 pacientes escolhidos de forma aleatória e por conveniência que assinaram um termo de livre consentimento. As variáveis gênero, peso, idade e altura, índice de massa corpórea (IMC) além de diagnóstico clínico foram estudadas. Os dados foram agrupados em banco de dados no software excel® e as estatísticas descritivas simples realizadas no software Bioestat v.5.0. Esse estudo teve a aprovação prévia do comitê de ética em pesquisa do Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento - CESED através do protocolo: 0017.0.405.000-09.
RESULTADOS:
Nossa amostra consistiu de 46 indivíduos sendo 21 (46%) do gênero masculino e 25 (56%) do gênero feminino. A média de idade dos pacientes foi de 47,5 ± 19,6 anos, e peso médio de 74 ± 12,9 Kg para homens e 66,28 ± 15,9 Kg para mulheres. O IMC apontou 27,59 ± 4,20 Kg/m². Em relação ao diagnóstico clínico, a hérnia discal e a osteoartrose apresentaram-se como doenças mais prevalentes. Essas doenças estão comumentemente acometendo mais pessoas acima de 45 anos onde a redução dos níveis de água do organismo acompanhado de um sobrepeso permite uma maior vulnerabilidade das articulações às ações de desgaste mecânico que outrora contribuem para seus mecanismos fisiopatológicos.
CONCLUSÃO:
A hérnia de disco e a osteoartrose foram as doenças que geraram uma maior procura por assistência fisioterapêutica na clínica nos períodos estudados. Nossos resultados favorecem a deflagração de medidas profiláticas que venham contribuir para redução do número de pacientes acometidos por esses tipos de transtornos. Medidas específicas de intervenção para retardar o processo contínuo de desgaste das articulações também podem e devem ser aprimorados diante dessa realidade a fim de melhorar a qualidade de vida desses pacientes.
Palavras-chave: Doenças musculoesqueléticas, Epidemiologia, Saúde pública.