62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO TECNOLOGIA PARA INCLUSÃO SOCIAL
Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva 1
Maria das Graças Pinto Coelho 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PPGEd, UFRN
INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o uso da robótica no âmbito da educação como tecnologia fomentadora de inclusão sócio-digital, na perspectiva de se pensar um campo que se delineia na atualidade. A robótica constitui-se em uma ferramenta ainda pouco difundida e não regulamentada no âmbito da educação nacional e escassas são as experiências envolvendo a ferramenta na região Nordeste. Para tanto, apresentamos uma pesquisa de campo, realizada em uma escola pública não-formal chancelada pelo Instituto Internacional de Neurociências de Natal, Estado do RN, buscando a partir de análise do curso de robótica, entender o seu funcionamento e mostrar a sua interação com conteúdos e rotinas na escola, bem como apresentar as contribuições que foram geradas para a inclusão social dos alunos envolvidos com a experiência. A análise enfoca discursos e narrativas de professores, coordenadores, gestão e alunos.
METODOLOGIA:
Fundamentada em uma abordagem qualitativa, nos valemos de uma metodologia descritiva-explicativa fazendo articulação entre a teoria e a prática evidenciada. Esta metodologia tem o caráter etnográfico de pesquisa, pois prioriza a descrição cultural de um determinado campo de pesquisa, além de estar estabelecida uma situação de interação entre a pesquisadora com o objeto estudado. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o contato com documentos oficiais da instituição educativa pesquisada, momentos de observação e técnica de grupo focal. Investigamos oito alunos, inseridos no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, com faixa etária entre onze e dezessete anos de idade e alguns dos "dirigentes" do processo de planejamento e de execução do ensino-aprendizagem com o uso da robótica educacional, correspondendo a seis sujeitos. Na busca em responder ao nosso objetivo principal da pesquisa algumas temáticas como inclusão, aprendizagem, educação tecnológica, cidadania e futuro, respaldaram o diálogo entre os dirigentes escolares e entre os alunos pesquisados na efetivação da técnica de grupo focal.
RESULTADOS:
Os relatos e atuações advindas da coleta dos dados apresentam algumas concepções e ações dos alunos frente ao conhecimento adquirido com o uso da robótica educacional, revelando a contribuição social e pedagógica da ferramenta para suas rotinas cotidianas. Para os docentes, gestão e coordenação pedagógica, a inclusão social, por meio da robótica, é vista como um subsídio para auxiliar o indivíduo a sua transformação, a sua mudança de vida, possibilitando o desenvolvimento da consciência crítica e oportunizando a conquista de interesses e necessidades individuais e coletivas. Constatamos que as ações cotidianas dos alunos pesquisados, condizem com um espaço de aplicação ativa do conhecimento adquirido mediante a inserção do mesmo no universo da robótica educacional. Assim, situações com melhorias na aprendizagem, perspectivas de melhores condições profissionais, uso para consertos de eletrodomésticos e melhorias nas relações inter e intrapessoais foram citadas como características criadas e transformadas por meio da inserção no curso de robótica. Fatos estes que nos mostram que a robótica educacional constitui-se em um importante instrumento a ser utilizado no processo de ensino aprendizagem.
CONCLUSÃO:
Constatamos que a escola, por meio do curso de robótica é provedora de inclusão sócio-digital, uma vez que desperta na amostra de alunos desta pesquisa conhecimento propiciador de mudança social. E que apesar da categoria discente não compreender a dimensão do significado da palavra inclusão, os mesmos relatam ações cotidianas em que integram a tecnologia ao seu contexto social de forma harmônica, despertando novas habilidades e construtos de cidadania. Contudo, consideramos a presente pesquisa passível a novos questionamentos. Não estamos propondo com este trabalho discussões terminantes sobre o percurso da robótica educacional em instituições educativas, mas sim um primeiro pensar acerca do processo que ora se desenvolve. Abrimos com o presente trabalho um espaço para aprender, dialogar e enfrentar a temática da inclusão social por meio do acesso e interpretação crítica dos bens tecnológicos, acesso este o qual oportuniza ao cidadão, dentre outros aspectos, o usufruto de sua cidadania cultural.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Robótica Educacional, Inclusão Social, Aprendizagens.