62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
O JORNAL COMO RECURSO DIDÁTICO NAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA EMEF JOSÉ EDUARDO DE SOUSA
Rina Márcia Rocha Matos 1
Maria Nazaré Pereira da Rocha 1
Antonia Almeida Alexandre 1
1. Prefeitura Municipal de Horizonte - PMH/CE
INTRODUÇÃO:
Atualmente diversas formas de comunicação estão presentes na vida dos estudantes, influenciando o interesse pela aprendizagem e colaborando para o crescimento do indivíduo que busca uma melhor qualidade de vida social, individual e afetiva, possibilitando condições para que se sintam estimulados e participantes da construção da aprendizagem. O objetivo dessa pesquisa é possibilitar a elaboração de uma hemeroteca na EMEF José Eduardo de Sousa, espalhando a comunicação para todas as turmas do ensino fundamental e à comunidade local, permitindo a construção do conhecimento, a formação de conceitos e de ideais a partir da hemeroteca com acervos de jornais, revistas, etc. A ideia inicial foi reutilizar o Jornal O Povo como fonte de pesquisa, organizando as matérias importantes e de enfoque no momento, transformando em ferramentas que venham ajudar o estudante a descobrir assuntos de seu interesse e para o seu bem-estar social. Assim, a confecção e a organização de hemerotecas dentro da Escola devem estimular o aluno a sentir prazer na leitura e na escrita, tornando-se parceiro do saber. Os trabalhos desenvolvidos com hemeroteca vêm se tornando uma excelente forma de comunicação nas escolas, possibilitando um novo olhar e a abertura de novas portas para o conhecimento e para a informação.
METODOLOGIA:
Na metodologia, reúne-se informação teórica e prática a partir de um conjunto de recursos necessários, desde a informação básica de como construir o acervo até a utilização e confecção através da seleção de materiais para a construção da hemeroteca. Conta-se com o apoio do programa O Povo na Educação e da Secretaria de Educação de Horizonte, que proporcionaram a aplicabilidade de nossas atividades na escola. A princípio, a estratégia é promover atividades referentes à construção do acervo da hemeroteca em sala de aula entre os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, estimulando a discussão de ideias ligadas a questões sociais veiculadas pelos meios de comunicação de massa, desenvolver habilidades artísticas e culturais, favorecendo a inovação e a construção do conhecimento nas escolas públicas de Horizonte. O desejo do uso do uso da hemeroteca em sala de aula resultou da percepção da necessidade de colocar o aluno em contato com a realidade a partir de jornais e revistas e da leitura e re-escrita das informações a partir da sua percepção. Posteriormente criaremos uma série de exemplares produzidos pelos alunos, envolvendo a interdisciplinaridade. É válido lembrar que a hemeroteca é indicada como fonte articulada de informações dentro e fora das dependências da escola.
RESULTADOS:
Cotidianamente buscaremos estimular o uso do acervo da hemeroteca como veículo de comunicação na escola. A hemeroteca está sendo, e será mais ainda, um instrumento complementar na execução de oficinas nas escolas de Horizonte com a vantagem de ser um veículo acessível e inovador. Dessa forma, possibilitaremos a prática de desenvolvimento dos talentos artísticos, permitindo a prática artística e cultural a partir da própria confecção da hemeroteca. É interessante verificar que um dos objetivos da hemeroteca é trazer os problemas da cidade, do país e do mundo para a sala de aula, interpretados a partir de novas perspectivas e dos olhos dos estudantes que descrevem suas ideias e propostas para o leitor. A produção da hemeroteca exige uma razoável compreensão do processo editorial envolvendo várias etapas, desde a coleta do material até a divulgação e distribuição , valorizando a participação e o interesse do educando estimulando o trabalho coletivo e o espírito de equipe, analisando cada instrumental disponível para a realização das atividades. É neste momento que nos sentimos agraciados com um instrumento inovador do meio do qual estamos inseridos, o jornal. A hemeroteca nos subsidiará para contextualização e construção do conhecimento social, comunitário e familiar.
CONCLUSÃO:
A utilização da hemeroteca em sala de aula como recurso pedagógico contribui de forma direta para a melhoria da leitura e da análise de assuntos ligados a questões sociais originando uma prática reflexiva e assistimos que essa inovação no processo de ensino e aprendizagem entre os alunos da rede pública vem estimulando de modo significativo, a cultura e a elaboração de informação de forma lúdica e com responsabilidade. Conhecimento que, inclusive, em alguns casos os próprios alunos confirmaram a importância da hemeroteca nas unidades de ensino. O jornal, assim como os demais veículos de comunicação, representa, de certa forma, o momento histórico-social e, por isso, ele não deve se fechar em opiniões e através delas nas habilidades artísticas e culturais. Contudo, a hemeroteca oferece cultura e informação à comunidade escolar de forma acessível. Porém, se faz necessário que tal atividade possa ser viabilizada pelo professor, de maneira muito responsável. Ele representa, de certa forma, o momento histórico e social, por isso deve possibilitar a reflexão e a criticidade.
Instituição de Fomento: Prefeitura Municipal de Horizonte - PMH/CE
Palavras-chave: Jornal, Mídia, Educação.