62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO SÉCULO XXI: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO DA UFRGS
Giovanni Felipe Ernst Frizzo 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem por objetivo analisar a produção do conhecimento da Educação Física (EF) na primeira década do século XXI, a partir de um estudo sobre as pesquisas (Teses e Dissertações) desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no período entre os anos 2000 até 2009. Delimitamos este período por três razões: 1) são os anos que compreendem a primeira década do século XXI, recorte temporal deste estudo; 2) no ano de 2000 foi criado o curso de Doutorado no PPGCMH da UFRGS, portanto, período onde as principais produções do Programa foram realizadas, em nível de Tese; 3) mais da metade dos Programas de PG em EF foram criados depois dos anos 2000, representando um período de expansão da PG no Brasil e, principalmente, na EF. O estudo aqui apresentado atende a uma necessidade constante de compreendermos a produção científica da EF, realizando um balanço sobre o que vem sendo produzido nesta área do conhecimento, especificamente nos Programas de Pós-Graduação (PG), entendendo ser este o lócus central das diferentes possibilidades de desenvolvimento da pesquisa científica na EF.
METODOLOGIA:
Para este estudo, utilizamos como referência o Esquema Paradigmático proposto por Silvio Sanchez Gamboa (2007), onde este supõe o conceito de paradigma entendendo-o como uma lógica reconstituída ou maneira de organizar os diversos recursos utilizados no ato da produção de conhecimentos, considerando que a unidade básica da análise paradigmática corresponde à lógica de um processo de produção de conhecimentos presente em todo processo de investigação científica. Durante o período analisado (entre os anos 2000 e 2009) foram defendidas 181 Dissertações de Mestrado e 29 Teses de Doutorado, totalizando 210 trabalhos. Tivemos acesso à estas informações no site do PPGCMH e o acesso aos trabalhos foram realizados no LUME - Repositório Digital da UFRGS e também no Núcleo Brasileiro de Dissertações e Teses do Ministério da Educação (NUTESES), portais de acesso que reúnem os documentos digitais visando a preservação e divulgação. Tivemos acesso à 172 trabalhos na íntegra (entre Teses e Dissertações), ou seja, aproximadamente 82% do total. As principais temáticas abordadas nas produções analisadas foram: Aptidão Física (24%); Treinamento esportivo (18%); Escola (10,5%); Corpo, Gênero e Cultura (10%); Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (9,5%); Biomecânica (9%); outras temáticas (13%).
RESULTADOS:
Nas Teses e Dissertações analisadas, observamos uma predominância do enfoque empírico-analítico (73%), esta perspectiva utiliza técnicas predominantemente quantitativas, buscam a objetividade dos dados, de origem empírica, delimitam o objeto como totalidade factual e o isolam, não estabelecendo relações com a totalidade ou com o geral, controlando rigorosamente as variáveis; o enfoque fenomenológico-hermenêutico representa 23% da produção científica, este enfoque preocupa-se com a capacidade humana de produzir símbolos e significados. Nesse enfoque predominam elementos subjetivos próprios da interpretação. O critério de verdade reside nos consensos entre as diversas linguagens ou manifestações do fenômeno ou entre os vários interlocutores que participam do processo do conhecimento; os 4% restantes referem-se ao enfoque crítico-dialético, que trata de apreender o fenômeno em seu trajeto histórico e em suas inter-relações com outros fenômenos. Busca compreender os processos de transformação, suas contradições e suas potencialidades. Questiona criticamente os determinantes econômicos, sociais e históricos e procura revelar as contradições que potencializam a ação transformadora.
CONCLUSÃO:
Podemos dizer que as características apresentadas sobre a produção científica do século XXI na EF apontam que: as condições colocadas para o desenvolvimento da produção do conhecimento no PPGCMH-UFRGS, de um modo geral, favorecem as pesquisas que se fundamentam na perspectiva empírico-analítica (positivista). O principal elemento que dá sentido a esta afirmação pode ser observado na política das principais agências de fomento à pesquisa (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES), onde a EF constitui a Área 21 - Grande Área das Ciências da Saúde, área onde as pesquisas tematizam, principalmente, questões relacionadas à aptidão física e treinamento de alto rendimento (como pudemos observar no PPGCMH-UFRGS) e também, conforme o Documento Final do Fórum Permanente de Pós-Graduação em EF, a alocação da Educação Física na Grande Área das Ciências da Saúde não tem atendido às características e à diversidade epistemológica da produção científica dessa área, afetando negativa e particularmente a produção da área orientada nas Ciências Sociais e Humanas.
Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: Produção do Conhecimento, Educação Física, Pós-graduação.