62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 10. Geociências
ANÁLISE COMPARATIVA DA VELOCIDADE DE INFILTRAÇÃO BÁSICA PARA DIFERENTES CONDIÇÕES DE SUPERFICIE
Tamiles Ferreira Moreira 1
Danielli Monte Matos 1
Tereza Raquel Souza dos Santos 1
Wilderclay Barreto Machado 2
Antonio Paulo Bentes Fiqueira 2
Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes 3
1. Departamento de Física Ambiental, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
2. Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais da Amazônia - UFOPA
3. Prof. Dr. Núcleo de Meio Ambiente UFPA- Orientador
INTRODUÇÃO:
Infiltração é o fenômeno de passagem da água nas camadas de solo próximas à superfície do terreno (Martins, 1976). E, Segundo FEITOSA (1997), está relacionada com a capacidade de um solo absorver precipitação numa certa condição, onde esta capacidade é máxima no inicio variando no decorrer do tempo até alcançado um valor constante denominada de Velocidade de Infiltração Básica (VIB). A qual é muito importante na recarga de aqüíferos, crescimento da vegetação e contribui para a manutenção de vários processos biológicos. A cobertura vegetal é um dos principais fatores que influencia na taxa de infiltração, e dificulta o escoamento superficial favorecendo a infiltração. De acordo com SOUZA et al. (2008) a compactação que ocorre em áreas com maior interferência antrôpica, acaba alterando as propriedades da superfície, acarretando numa diminuição da porosidade dificultando no processo de infiltração. Avaliar as condições do solo dessas áreas, verificar influencias de fatores externos como ocupação do solo é de fundamental importância para definir técnicas de conservação do solo. Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar a (VIB) em diferentes condições superficiais (área de bosque e superfície descoberta), através do infiltrômetro de cilindro único (ICU).
METODOLOGIA:
Os dados utilizados neste trabalho foram coletados em áreas localizadas na Universidade Federal do oeste do Pará (UFOPA), situada na cidade de Santarém oeste do estado do Pará. Esses dados foram obtidos através da utilização de um infiltrômetro de um anel único, com 50 cm de altura, 15 cm de diâmetro. Os anéis foram cravados a uma profundidade de 20 cm na superfície em duas áreas diferentes: a primeira consiste em uma área de bosque com pouca interferência antrópica; a segunda consiste em uma área de solo descoberto com maior interferência humana, onde foi feita uma malha de 3m x 3m para obter as amostras compostas para cada área, onde foram feitas leituras da lâmina d'água a cada 3 minutos até a taxa de infiltração ficar constante. Esse valor constante denomina-se VIB. Com os dados de campo foi ajustada a equação de Horton (Villela, 1975), a qual diz que a taxa de infiltração decai exponencialmente com o tempo. Para cada uma das amostras foram obtidos os valores da taxa de infiltração inicial, a taxa de infiltração mínima (taxa constante) e a constante de decaimento. Além disso, foi também levada em conta a densidade do solo para ambas as árias.
RESULTADOS:
Analisando-se o comportamento da VIB obtido em área de bosque e de superfície descoberta através das médias das amostras compostas, observou-se que o valor médio da VIB na área descoberta foi menor, com valor aproximadamente 9,06 mm.h-1, do que na área de bosque, cujo valor da VIB foi de 19,31 mm.h-1. Os altos valores da VIB no boque podem estar associados com densidade do solo, cujo valor foi em média 1,55Mg.m-3 para esta área, e 1,63Mg.m-3 para a área descoberta, cerca de 5% maior que o valor encontrado na área de bosque. Portanto, a predominância da VIB no bosque pode ser devido à cobertura vegetal presente, a qual propicia num aumento da taxa de infiltração, uma vez que se tem maior quantidade de detritos dos vegetais que se encontram depositados sobre o solo minimizando o impacto de compactação das gotas de chuva. As raízes das árvores também acabam perfurando a superfície o que possivelmente contribuiu para o aumento da taxa de infiltração na área de bosque.
CONCLUSÃO:
Os resultados mostram que a velocidade com que a água infiltra para as camadas mais profundas é maior quando se tem a presença da vegetação na superfície, a qual contribui para um maior armazenamento de água no subsolo. Diferente para a área descoberta, onde a infiltração é quase inexistente quando comparada com o solo com cobertura vegetal, indicando que, a redução de vegetação pode causar conseqüências devido à diminuição da taxa de infiltração, como reduções da concentração de umidade e aumento de temperatura dos níveis subsuperficiais.
Palavras-chave: Taxa de infiltração, Infiltrômetro, Hidrogeologia.