62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
DESCRIÇÃO DOS OTÓLITOS SAGITTAE DA PESCADA BRANCA, Plagioscion squamosissimus, PRESENTE NA LAGOA DO PIATÓ, ASSÚ, RIO GRANDE DO NORTE.
Jônnata Fernandes de Oliveira 1
Acácia Maria Pinto 2
Hortência Morais de Medeiros 2
Valdir Alves de Mendonça 4
Maisa Clari Farias Barbalho de Mendonça 5
Izabel Maria Matos de Souza 3
1. Bolsista, PIBIC UERN, Lab. de Ictiologia, UERN
2. Estagiários, Lab. de Ictiologia, UERN
3. Mestranda - Depto.de Oceanografia e Limnologia, UFRN
4. Prof. Ms./Co-orientador - Depto.de Ciências Biológicas, Lab. de Ictiologia, UERN
5. Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Ciências Biológicas, Lab. de Ictiologia, UERN
INTRODUÇÃO:
A espécie Plagioscion squamosissimus é popularmente conhecida como corvina ou pescada branca, sendo natural, da bacia Amazônica, e como todos os peixes ósseos possui três pares de corpos inorgânicos, chamados otólitos, localizados de cada lado da cabeça, na base dos canais semicirculares. Devido a algumas das suas características, e a dependência em relação à variação dos fatores do meio encontram-se atualmente entre as peças anatômicas de maior utilidade para a realização de estudos com peixes que permitem uma aplicação prática. Enfatiza-se a importância dessas estruturas como indicadoras da maneira de utilização do habitat por estes organismos através da constituição química, além do seu papel como ferramenta em estudos de taxonomia, sistemática, filogenia, idade e crescimento, revelando a importância dos aspectos morfológicos desta estrutura para as diversas espécies de teleósteos. O presente trabalho objetiva caracterizar a morfologia externa dos otólitos sagittae da espécie P. squamosissimus presente na lagoa do Piató, Assú, RN, assim como as relações biométricas entre estrutura (otólitos) e organismo (peixe).
METODOLOGIA:
Foram realizadas coletas na lagoa do Piató (36º57'39,01"W e 5º31'55,90"S), que possui 18 km de extensão, com 2,5 km de largura e 10 metros de profundidade, no período de outubro de 2005 a março de 2006, utilizando-se redes de espera com diferentes malhas. Após captura, os espécimes foram acondicionados em caixas isotérmicas e transportados para o Laboratório de Ictiologia da UERN, onde foram submetidos a procedimentos biométricos. Os sagittae foram retirados a partir de uma incisão cranial, lavados em água corrente e devidamente etiquetados. Em seguida foram observados imersos em xilol, ao estereomicroscópio sobre fundo escuro para melhor visualização, com aumento de 35x sob luz refletida. Segundo a metodologia adaptada da literatura corrente, foram analisadas as seguintes feições morfológicas: morfologia externa e estruturas marginais (margens dorsal e ventral), diferenças nos níveis de profundidade entre o óstio e a cauda, presença ou ausência da área de depressão dorsal, presença de concrescência calcária e a curvatura. As medidas de peso, comprimento e largura dos otólitos, e os comprimentos totais e peso totais dos peixes foram correlacionadas.
RESULTADOS:
Para a descrição morfológica foram selecionados 85 pares de otólitos, que apresentam forma poligonal, côncavos-convexo. Ventralmente a margem é lisa, e dorsalmente, ondulações em alguns trechos da estrutura; o tipo de confluência entre as faces é arredondada e assimétrica. Por ser a margem anterior arredondada, o rostro não apresenta uma protuberância bem individualizada, e a ausência de uma excisura ostial tornam o rostro e o antirrostro estruturas indiferenciadas. Também ocorre ausência de excisura caudal, pseudorostro e pseudoantirostro. O Sulco acústico encontra-se na face interna, apresenta-se profundo e bem marcado sendo do tipo archaeosulcóide; é descendente; com posição inframediana, estando abaixo da linha longitudinal mediana; a abertura do sulco é do tipo medial. Possuem cristas ou não em sua face convexa, havendo variação no número e na formação das cristas de acordo com o tamanho total do organismo. As relações entre as variáveis apresentaram os seguintes coeficientes de determinação (R2): 0,90 (relação entre peso do otólito e peso total do organismo); 0,77 (comprimento total do organismo e largura do otólito); 0,85 (peso total do animal e comprimento do otólito); 0,72 (comprimento total do peixe e comprimento do otólito.
CONCLUSÃO:
De acordo com os dados obtidos pode-se afirmar que os otólitos sagittae de P. squamosissimus presente na lagoa do Piató, são côncavos-convexo de forma poligonal, com rostro, antirostro e excisura ostial indiferenciados. O sulco acústico é do tipo archaeosulcóide simples, de posição inframediana; Possuem cristas ou não em sua face convexa, havendo variação no número e na formação das cristas de acordo com o tamanho total do organismo. Os valores do coeficiente de determinação mostram proporcionalidade direta entre o crescimento do organismo e de seus otólitos, indicando estes como ferramenta útil para o estudo da idade e do crescimento.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq; Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - FAPERN
Palavras-chave: Plagioscion squamosissimus, Descrição Morfológica, Saggitae.