62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
APRENDENDO A RECICLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Joelma Vieira de Oliveira 1, 3, 2
1. Prefeitura da Cidade do Recife
2. Prefeitura da Cidade do Paulista
3. Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
INTRODUÇÃO:
Um dos grandes problemas enfrentados pela humanidade é a melhoria das condições de vida no mundo, a questão ambiental e, sobretudo a produção de lixo tem evoluído com o crescimento populacional, e afeta a todos, porém com conseqüências desiguais para os diferentes grupos sociais. Diante disto, acreditamos que uma das funções da escola é formar indivíduos para vida, capazes de compreender e atuar no mundo em que vive de forma que se sintam agentes de transformação e exerçam efetivamente sua cidadania. Construir cidadãos com atitudes e hábitos de preservação é um processo complexo, não acontece utilizando-se apenas de discurso. A escola, como instituição deve praticar e trabalhar para construção da cidadania a todo minuto, em cada detalhe ou os discursos se tornam palavras mortas. Estabelecer espaços específicos e contextualizados para esse fim é de fundamental importância, principalmente quando se relaciona com a educação infantil, pois de acordo com o Referencial da Educação Infantil as vivências sociais, as histórias, os modos de vida, os lugares e o mundo natural são para as crianças parte de um todo integrado. De acordo com MOURA (2000), de nada adianta ensinar cidadania. Antes de tudo, é preciso praticá-la. Na sala, no corredor, no pátio, o tempo todo. Para realizar um trabalho educativo que tenha como finalidade a construção de cidadãos críticos, bem informados,com condições de compreender e atuar no mundo em que vive,faz-se necessário que o professor e os demais adultos que lidam com a criança sirvam de referência, interaja com os alunos e suas atitudes sejam coerentes com o seu discurso, pois os valores são construídos através da interação, do diálogo e da qualidade das trocas de experiências que são estabelecidas entre as pessoas, grupos e instituições as quais as crianças fazem parte. O tema transversal MEIO AMBIENTE, quando enfatizado de forma sistemática, leva a mudanças de comportamento pessoal e de atitudes e valores de cidadania que podem ter fortes conseqüências sociais. Partindo do princípio que educação ambiental é um processo longo e contínuo e mudar não é fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer, cabe a nós educadores estimular e incentivar as crianças desde a Educação Infantil na construção de ações que construam e preservem o meio em que vivem. Os Parâmetros Curriculares Nacionais diz: No que se refere à área ambiental, há muitas informações, valores e procedimentos que são transmitidos à criança pelo que se faz e se diz em casa. Esse conhecimento deverá ser trazido e incluído nos trabalhos da escola, para que se estabeleçam as relações entre esses dois universos no reconhecimento dos valores que se expressam por meio de comportamentos, técnicas, manifestações artísticas e culturais. PCN MEIO AMBIENTE E SAÚDE (1998 p.29). Sabendo que, no mundo em que vivemos, enfrentamos diversos problemas e a questão ambiental é algo que faz parte do universo real da criança, este trabalho teve como finalidade conscientizar os alunos da importância da conservação e preservação do meio ambiente e que podem contribuir através da redução, reutilização e reciclagem do lixo, como também formar futuros cidadãos com uma postura ética e crítica, entendendo que são capazes de modificar a realidade em que vivem através de suas atitudes.
METODOLOGIA:
Educar é criar valores, e é isso que precisa ser garantido pela escola desde a Educação Infantil. Segundo ROSA, (2001 p.154) "O conhecimento, bem como as regras e os valores é construído pela ação sobre o meio físico e social, cabendo, ao adulto oportunizar a ocorrência de situações interativas em que a criança precise tomar decisões, fazer escolhas, expressar pontos de vista e fazer trocas no sentido de desenvolver a autonomia e a cooperação." Com a intenção de tratar problemas reais vividos pelos alunos,em fevereiro de 2009,iniciamos um projeto de conscientização na Escola Municipal dos Coelhos, com os alunos da Educação Infantil Grupo IV (crianças entre 4 e 5 anos), visando que os alunos percebessem a importância da preservação ambiental para melhoria da qualidade de vida. O trabalho concentrou-se na problemática do lixo e na construção de cidadãos com postura ética. A primeira etapa do trabalho foi realizada colocando lixos diversos no chão da sala de aula (garrafas pet, vidros, plásticos e papelão), para observar qual seria a reação dos alunos diante de um ambiente poluído. Em seguida, a professora indagou os alunos com as seguintes questões: O que vocês encontraram no chão da sala? O que é lixo?O que devemos fazer com este lixo? Ele pode ser reutilizado? Devemos jogar o lixo nas ruas, no rio, no mar?(nos arredores da escola tem um rio), Qual o profissional que trabalha recolhendo o lixo na cidade?A partir das respostas dos alunos a professora foi fazendo intervenções, oportunizando a sistematização do conhecimento. Segundo ROSA, (2001 p.154) "os processos pedagógicos não se restringem à realização de atividades, sendo fundamental a realização de reflexões sobre as atividades cotidianas. Após os questionamentos a professora apresentou as cores dos cestos e símbolo da reciclagem, solicitando que os alunos recolhessem o lixo da sala e colocassem nos cestos sinalizados (vidros, plásticos e papel). Em outro momento foi apresentado aos alunos um vídeo com fotos de ambientes poluído, não poluídos e profissionais que recolhem o lixo na cidade.Foi oportunizado aos alunos circular ao redor da escola para observar se havia lixo na rua e no rio que fica próximo a mesma. Houve a contação da história de "Lalá, a latinha de lixo", onde o professor fez questionamentos para que os alunos fizessem a relação entre o ambiente relatado na história com o observado ao redor da escola. Além de debater sobre o que foi observado, os alunos juntamente com a professora deram sugestões para reverter a degradação do meio ambiente e as sugestões foram registradas em cartaz e ilustradas pelos alunos. Com o intuito de demonstrar concretamente aos alunos que o lixo pode ser reciclado e reutilizado foi organizada uma exposição de objetos reciclados com vassoura de pet, vidros pintados, arranjos de jornais e pet para os alunos visualizarem e manipularem. Foi realizada uma arrecadação de pet com os alunos para que pudessem construir juntamente com a professora brinquedos populares, o que encantou a todos quando viram o resultado de suas produções. O trabalho culminou com a exposição dos brinquedos construídos pelos alunos e das ilustrações realizadas pelos mesmos, instruindo o público visitante as atitudes que devem ter para preservar o meio ambiente.
RESULTADOS:
A partir deste trabalho os alunos aprenderam a diferenciar o lixo que deve ser descartado, reutilizado e reciclado, reconhecer o símbolo da reciclagem e como deve ser realizada a coleta seletiva, o que foi de grande valia, pois houve um envolvimento efetivo dos pais. Aprenderam o nome da profissão das pessoas que trabalham na coleta de lixo para deixar a cidade limpa e o mais importante, se conscientizaram que não devemos colocar lixo nas ruas, mares e rios, pois estarão destruindo a natureza e não terão uma qualidade de vida. Demonstraram esta aprendizagem através das advertências que faziam para os colegas e adultos que colocavam o lixo no chão do pátio, escadas e sala de aula.
CONCLUSÃO:
A experiência relatada apresenta de forma concreta e original que o verdadeiro sentido da construção de conhecimentos se dá através da interação entre os indivíduos. Vale ressaltar que esse trabalho não finaliza aqui, muito pelo contrário, ele é o começo de outros trabalhos que,assim como este objetivam contribuir com uma educação mais justa e solidária que, através da preservação do meio ambiente, tende proporcionar uma qualidade de vida a todos. Ratifica que nós, educadores somos formadores de opinião e que podemos desenvolver um trabalho que forme mentes autônomas conscientes e capazes de modificar nossa realidade e que o mesmo deve ser iniciado desde a Educação Infantil, período em que se educa o caráter a como diz ANTUNES através de valores e virtudes.
Instituição de Fomento: Escola Municipal dos Coelhos
Palavras-chave: Meio Ambiente, Reciclagem, Cidadania.