62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
MAPEAMENTO DAS INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA COM BASE NA NIC
Jordana Prado Benevides 1
Aline Maria Diógenes Pessoa 1
Samila Gomes Ribeiro 1
Karen Viviane Vasconcelos 2
Viviane Martins da Silva 1
1. Depto.de Enfermagem. Faculdade de Farmácia, Ondontologia e Enfermagem da UFC
2. Faculdade Metropolitana de Fortaleza - Fametro.
INTRODUÇÃO:

A Enfermagem é a ciência e a arte de cuidar. O Processo de Enfermagem (PE) é um dos instrumentos metodológicos para solução de problemas de Enfermagem. Este possui cinco etapas: Histórico, Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Avaliação. As classificações mais conhecidas que possibilitam interação do PE e sua execução são: a Taxonomia de diagnóstico de Enfermagem da Associação Norte Americana de Diagnóstico em Enfermagem (NANDA), a Classificação de Intervenções de Enfermagem (NIC) e a Classificação de Resultados de Enfermagem (NOC). A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é uma área destinada a atender pacientes em estado grave. A utilização do sistema de linguagem em UTI contribui para o reconhecimento de fenômenos próprios e inerentes ao setor, pois se desconhece a existência de uma classificação de Enfermagem específica em UTIs. Acredita-se que a sistematização de Enfermagem e o uso de linguagens padronizadas como a NIC possam evidenciar o papel do enfermeiro em UTI. Na realidade brasileira são poucas as experiências na aplicação destas classificações, embora hajam registros de enfermagem com linguagem não padronizada. Objetivou-se identificar e mapear as intervenções de Enfermagem descritas no prontuário de pacientes internados na UTI de um hospital público com base na NIC.

METODOLOGIA:
A pesquisa é do tipo exploratório-descritiva. O estudo foi realizado em 240 prontuários de pacientes internados na UTI de um hospital público no período de janeiro a agosto de 2008. Utilizou-se um questionário aplicado ao prontuário do paciente, com informações referentes à idade, sexo, tempo de internação, naturalidade, doenças e complicações, classes, intervenções de enfermagem obtidas junto às prescrições de enfermagem e freqüência com que foram realizadas. Os dados foram organizados em tabelas. As intervenções coletadas foram comparadas com os termos presentes na NIC e buscou-se realizar uma análise de concordância dos termos.
RESULTADOS:
Com dados obtidos por meio dos prontuários dos pacientes internados em uma unidade de terapia intensiva foi possível mapear as intervenções prescritas com as intervenções descritas na NIC. Em relação as variáveis, sexo, idade e tempo de internação, identificou-se a prevalência do sexo masculino, com idade média de 46,6 anos e com tempo maior de internação entre 3 e 13 dias. Foram identificadas 133 intervenções relativas ao atendimento das necessidades de cuidado alimentação, hidratação, eliminações, pele e mucosas, sinais e sintomas, aspiração das vias aéreas e traqueobrônquica, mobilização, repouso, segurança, curativos, biossegurança, controle de infecção hospitalar, assistência às necessidades psicosocioespirituais, procedimentos e coleta de exames: 53 (40%) exatas, 52 (39%) parciais e 28 não tiveram nenhuma concordância.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que o desenvolvimento de novos trabalhos utilizando esta metodologia poderá ser de grande valia, em nossa realidade, na implantação do uso dos Sistemas de Classificações de Enfermagem, em locais que ainda não as utilizam, mas que, muitas vezes, dispõem de um sistema próprio de organização para as informações de enfermagem.  Vale ressaltar que, apesar de a NIC ser uma classificação bastante ampla, esta pesquisa pode evidenciar as intervenções mais comuns à prática clínica de enfermagem em UTI, tendo-se por base um conjunto de diagnósticos de enfermagem estabelecidos.
Palavras-chave: Intervenções, Mapeamento, Enfermagem.