62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
AGRICULTURA FAMILIAR NA BAIXADA MARANHENSE: ASPECTOS SOCIOLÓGICOS E AMBIENTAIS.
Flávya Cristina Moraes Gurgel de Oliveira Abreu 1
Dayana dos Santos Delmiro Costa 1
Francisco Nicolau Silva Ewerton 1
Dauana Santos Ferreira 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA
INTRODUÇÃO:
Analisou-se por meio do presente trabalho a agricultura familiar e suas inter-relações com o meio ecológico, especificamente na Microrregião da Baixada Maranhense. A produção agrícola no Maranhão advém em grande parte da agricultura itinerante, caracterizada pelo tradicional sistema de corte e queima que gera diversos impactos negativos aos ecossistemas. Abordou-se os conceitos, métodos, produtos e formas de sobrevivência da produção familiar, apontando-se os principais efeitos do sistema de corte e queima próprio da agricultura itinerante praticada na Baixada Maranhense.
METODOLOGIA:
O caminho metodológico percorrido foi primeiramente pesquisa bibliográfica em livros e documentos oficiais. Em seguida, visitou-se alguns municípios da Baixada Maranhense, tais como Pinheiro, Santa Helena, São Bento e São João Batista, com a finalidade de coletar informações pertinentes à agricultura familiar. A coleta se deu por meio de entrevistas de forma aberta ou não estruturada com agricultores familiares de tais municípios e funcionários de órgãos ligados a questão agrícola, a exemplo do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
RESULTADOS:

As observações realizadas in loco e a análise de entrevistas informais, permitiram a visualização de algumas peculiaridades da agricultura familiar. No município de Pinheiro/MA, nas áreas demarcadas para o desenvolvimento da agricultura ocorre a devastação de árvores de pequeno e médio porte com o auxílio de ferramentas com o facão, a foice e o machado, conforme os relatos do produtor pinheirense Francisco Silva. E a exemplo de outras realidades do Maranhão, o fogo é utilizado para a limpeza do terreno, fertilização dos solos e redução de organismos vetores de pragas e doenças. A Baixada Maranhense, por ser uma Área de Proteção Ambiental dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos e culturais com imensa importância para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, deveria ser protegida para a manutenção a diversidade biológica, disciplina do processo de ocupação e ordenamento para o uso racional dos recursos naturais (MEDAUAR, 2005).Nessa ótica, a percepção da problemática ambiental na Baixada relacionada à agricultura familiar assume grande importância, pois as transformações desse verdadeiro santuário ecológico têm ocasionado a degeneração dos diversos ecossistemas que a compõe (GERHARDT & ALMEIDA, 2004).

CONCLUSÃO:
Com as investigações realizadas neste trabalho, percebeu-se a necessidade do desenvolvimento de ações coletivas que propiciem o auxílio na construção de modelos de produção adaptados a realidade da agricultura familiar local com intuito de minimizar as desigualdades sociais no meio rural maranhense que emergem como resultado de mudanças sociais, econômicas, políticas e ambientais contemporâneas que possibilitem novo formato organizacional da sociedade.
Palavras-chave: Agricultura Familiar, Baixada Maranhense, Meio Ambiente.