62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
Desenvolvimento de um material educativo sobre obesidade infantil
Aline Maria Diógenes Pessoa 1
Jordana Prado Benevides 1
Samila Gomes Ribeiro 1
Samia Ponte Portela Aguiar 2
Viviane Martins da Silva 1
1. Depto.de Enfermagem. Faculdade de Farmácia, Ondontologia e Enfermagem da UFC
2. Faculdade Metropolitana de Fortaleza - Fametro
INTRODUÇÃO:

Na população infantil, os transtornos nutricionais são problemas de saúde pública. Entre estes, encontra-se a obesidade. Fatores culturais, econômicos e comportamentais contribuem para a etiologia da obesidade. São complicações graves deste transtorno: doenças cardiovasculares e  diabetes, podendo ser acompanhada de transtornos psicológicos e psiquiátricos. A obesidade é comumente encontrada na infância e na adolescência. Por esta razão, deve-se considerar uma atenção especial nessa faixa etária. As estratégias no atendimento dessa população são raras na atenção básica e especializada, sendo necessário serem também desenvolvidas em creches, escolas e no domicílio. Acredita-se que a educação em saúde para crianças possa ser efetiva na promoção da saúde e na prevenção da obesidade. Nessa perspectiva, o enfermeiro deve desenvolver ações como palestras, discussões, dinâmicas, jogos e cartilhas. A construção de cartilhas pode contribuir para compreensão de hábitos alimentares saudáveis. Estudos com o propósito de desenvolvimento e de refinamento desses materiais precisam ser estimulados e aplicados em creches e escolas. Objetivou-se construir uma cartilha sobre obesidade infantil para crianças de 7 a 10 anos e submete-la aos especialistas para validação de aparência e de conteúdo.

METODOLOGIA:
A pesquisa é do tipo exploratório-descritiva. O estudo foi desenvolvido em três fases: 1- construção do material educativo; 2- apreciação do material por especialistas; 3- reconstrução do material. Os dados foram compilados no Excel 2003 e organizados em tabelas e quadros. A análise foi realizada com base na leitura das freqüências numéricas. O índice de concordância foi calculado a partir da média aritmética dos valores atribuídos pelos especialistas para cada item. Considerou-se um índice de boa concordância aquele igual ou superior a 0,8. Itens com valores inferiores ao ponto de corte foram revisados com base nas sugestões dos especialistas. Este estudo seguiu os preceitos éticos conforme as prorrogativas da Resolução n° 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, recebendo parecer favorável de nº 59/09.
RESULTADOS:

O trabalho buscou desenvolver uma cartilha que estimulasse o hábito e a leitura da criança. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e BDENF (Base de Dados de Enfermagem). A partir da leitura dos artigos foram selecionadas as temáticas que iriam compor a cartilha: definição de obesidade, causas, fatores de risco e estratégias de prevenção. Elaborou-se um material educativo que conta a história de uma família. A personagem principal é uma criança portadora de obesidade. A versão preliminar da cartilha foi submetida à validação de aparência e conteúdo por especialistas. Foram considerados especialistas enfermeiros que atendessem pelo menos um dos critérios: desenvolver trabalhos com as temáticas saúde cardiovascular e saúde da criança; experiência na construção ou na avaliação de material educativo ou didático; experiência na área de promoção da saúde. Os especialistas consideraram o material relevante e pertinente para a prática de educação em saúde e foram de acordo quanto a adequação do objetivo da cartilha ao conteúdo. A sugestão apresentada pelos especialistas foi incluir para qual faixa etária se destina o material. Esta foi considerada adequada e incluída ao material educativo.

CONCLUSÃO:
Acredita-se que a construção do material educativo sobre obesidade infantil possa contribuir para compreensão de hábitos alimentares saudáveis e da instalação da obesidade e suas complicações. Essa metodologia mostrou-se adequada, de fácil compreensão e condução para o alcance do objetivo proposto, abrindo um novo e estimulante caminho para as atividades de Educação em Saúde. O material educativo produzido teve uma avaliação muito positiva pelos especialistas consultados, com poucas alterações a serem implementadas. Estudos que tenham como propósito, o desenvolvimento e o refinamento desses materiais, precisam ser estimulados e aplicados em ambientes como creches e escolas, como intervenções para mudança dessa realidade.
Palavras-chave: Obesidade, Educação em Saúde, Enfermagem.