62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA NO ENSINO MÉDIO
Mirella Rafaela dos Santos Rocha 1
Nereide Toscano da Silva 1
Marise Adriana Mamede Galvão Profa. Dra./Orientadora 1
1. Depto. De Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN
INTRODUÇÃO:
O objetivo desse trabalho é relatar experiências direcionadas à melhoria do ensino de Língua Portuguesa na escola pública, partindo da constatação do baixo Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico - IDEB. O Programa de Incentivo à Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Subprojeto de Língua Portuguesa - tem a preocupação central de contribuir com o ensino da leitura e produção escrita no ensino médio. Para tanto, a partir do levantamento de dados na escola e em sala de aula, postulamos desenvolver atividades que priorizassem a visão sociointeracional da língua. Para tanto, inicialmente identificamos as dificuldades dos alunos dos primeiros anos do ensino médio no que se refere às práticas sociocomunicativas da Língua Portuguesa, dentro e fora da sala de aula.
METODOLOGIA:
Antes de entrarmos em contato com os alunos, foi necessário discutir sobre as orientações dadas pelos PCNs de Língua Portuguesa, como também as concepções de língua e linguagem advindas das idéias de Bakhtin (2000) e de outros autores que também se fundamentam nas perspectivas desse teórico. As ações para minimizar os problemas foram desenvolvidas em uma escola da rede pública, em Currais Novos-RN, no período de Março a Dezembro de 2009.
RESULTADOS:
A partir dos primeiros contatos com esses alunos, identificamos problemas nos textos produzidos tanto na modalidade escrita quanto na modalidade falada da língua. Nesses aspectos, observamos que os textos produzidos pelos alunos não apresentam os elementos da textualidade, entre estes a coesão e coerência. Assim sendo, planejamos desenvolver atividades mais lúdicas e significativas, que estimulassem os alunos a superação das dificuldades, a fim de se constituírem sujeitos mais criticos. A título de exemplificação, as atividades intituladas de "Minhas escolhas" (produção individual) e " A história de Ângela" (produção coletiva) propiciaram discussões preliminares e foram pontos de partida para produções de texto considerando os conhecimentos de mundo dos alunos. Após essas atividades, socializamos com os alunos as dificuldades existentes nos textos elaborados, sem nominá-los, em seguida propondo atividades de reescrita, com a participação de todos.
CONCLUSÃO:
Essas ações nos possibilitou auxiliar os alunos na construção do conhecimento, instigando-lhes à produções textuais bem estruturadas, a partir de determinados quadros comunicativos, estabelecidos pelas práticas sociais.
Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: Pibid , dificuldades , ações .