62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 6. Matemática
VÍDEO-AULAS DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA  
Benedito Fialho Machado 1
1. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática- UFRN
INTRODUÇÃO:

Neste artigo discorremos sobre a possibilidade da produção e do uso de vídeo-aulas de história da matemática por professores do ensino Fundamental e Médio como forma de contribuir para o desenvolvimento de suas aulas.

METODOLOGIA:

Para realizar nosso trabalho buscamos alguns estudos histórico-epistemológicos já realizados por outros pesquisadores em história da matemática com vista à elaboração das vídeo-aulas. Além disso, utilizamos as mais variadas mídias disponíveis para dar uma dinâmica construtiva às formulações matemáticas estabelecidas ao longo da história. Nesse sentido, nos apoiamos nas diretrizes sustentadas pela informática educativa, pelas técnicas de elaboração de vídeo, bem como nas propostas de ensino de matemática por atividades e na investigação histórica defendida por Mendes (2001, 2009a, 2009b)

RESULTADOS:

Consideramos possível que os professores e seus alunos relacionem à matemática às outras ciências, a cultura e educação, e reflitam acerca das diversas formas de representações e padrões de organização da natureza e da cultura, habilitando-se a observar e interpretar situações que envolvam questões matemáticas, associadas aos diversos meios de comunicação e informação de nosso tempo.

CONCLUSÃO:

A testagem foi realizada em uma turma de 37 alunos da disciplina "Tópicos de história da matemática", ministrada no curso de licenciatura em Matemática da UFRN. A experiência nos mostrou o quanto as vídeo-aulas foram desafiadoras e provocativas para os alunos iniciantes no curso de licenciatura passassem a desenvolver um espírito investigatório, curioso e autônomo na busca de informações sobre o desenvolvimento da matemática e sua organização conceitual.

Instituição de Fomento: Secretaria Executiva de Educação do Pará
Palavras-chave: Matemática, História, Vídeo.