62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 2. História do Brasil
VISÃO DO BRASIL PELO GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS DURANTE A DÉCADA DE 1960
Guilherme Oliveira Mosca 1
Wagner de Araújo Rabêlo 1
Gil Eduardo de Albuquerque Macedo 1
Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues Pereira 1
1. Departamento de História, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:
O objetivo deste trabalho foi a análise de um telegrama enviado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos (equivalente ao Ministério das Relações Exteriores) para a Embaixada Americana no Brasil.  Este telegrama, enviado em 3 de fevereiro de 1961, tratou da intenção do governo estadunidense em criar uma relação mais estreita com o Brasil, através de ajuda financeira, especificamente com a abertura de uma linha de crédito de 100 milhões de dólares. Tendo em vista o contexto histórico em que esses dois países se encontravam naquele momento, os acontecimentos da Guerra Fria e a Revolução Cubana contribuíram para a crescente preocupação geopolítica por parte dos Estados Unidos em relação ao avanço das "perigosas" idéias e práticas comunistas na América Latina. Este trabalho é parte integrante do projeto "História das Relações entre Brasil e Estados Unidos (1961-1963)", que se propõe a uma análise ampla de vários documentos disponibilizados nos sites do Departamento de Estado norte americano e da Universidade de Wiscosin. Este projeto se encontra em estágio inicial e é financiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRN.
METODOLOGIA:
A fonte escrita foi o objeto de análise. Dessa forma, esse texto (telegrama) teve o seu significado e lugar problematizados não só se buscando as condições de sua produção (quem fala, para quem, em que redes sociais está imerso), mas também procurando contrastá-los com o seu contexto histórico-político-social. Nessa direção, o trabalho com tal fonte escrita desembocou na utilização da análise do discurso como metodologia tendo em vista que um documento é sempre portador de um discurso e, portanto, não pode ser visto como algo transparente. Seguindo essa direção, mais do que buscar dados e informações na fonte e no texto escrito resultante da pesquisa, procurou-se olhá-lo como prática e/ou expressão de práticas sociais através das quais os sujeitos se constituíram historicamente. Para tanto, seguiu-se as seguintes etapas: 1) seleção do documento a ser catalogado; 2) gravação e impressão do documento selecionado; 3) análise documental; 4) preenchimento da ficha catalográfica do documento; 5) impressão da análise documental e ficha catalográfica; 6) edição, conferência e finalização da catalogação; 7) impressão final e gravação em CD do catálogo.
RESULTADOS:
O referido telegrama apresenta quatro tópicos que tratam de assuntos relevantes para os Estados Unidos referentes ao Brasil àquela data, quais sejam: dificuldade de pagamento de contas externas e manutenção de importações essenciais; abertura de linha de crédito com a autorização do Presidente Jânio Quadros; envio de auxílio alimentício através do programa "Food for Peace"; e preocupação em relação a precária situação do Nordeste brasileiro. Analisando o documento, verifica-se a preocupação com a situação de subdesenvolvimento da América Latina, em especial do Brasil, e a intenção de se criarem programas de assistência social e econômica que estreitassem e norteassem as relações internacionais americanas com o governo brasileiro. Dessa forma, abriram-se caminhos que permitiram a análise dos discursos e práticas estadunidenses e sua relação com as políticas externas exercidas por eles.
CONCLUSÃO:
Este trabalho, conquanto faça parte de um projeto mais amplo, explicitou diferentes facetas das relações entre os Estados Unidos e o Brasil. Dessa forma, o discurso apresentado no referido telegrama denota o efetivo interesse dos Estados Unidos em se firmar politicamente como um tutor para os países latino americanos, utilizando a sua relação com o Brasil (o qual se destaca neste contexto geopolítico) como ponto de referência para as outras nações. Tendo em vista a preocupação norte americana com a propagação dos ideais de esquerda - preocupação essa que se exacerbou notadamente após a Revolução Cubana de 1959 - esse direcionamento das políticas externas estadunidenses estavam inseridos em um contexto maior: a Guerra Fria. Assim, estas políticas assistencialistas tinham como real objetivo prevenir estes meios propícios aos quais eles identificavam como futuros espaços de revoluções de esquerda, quais sejam: regiões de pobreza e subdesenvolvimento, verificadas na América Latina, em particular no Brasil e no Nordeste brasileiro.
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Brasil, Estados Unidos, Relações Internacionais.