62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
ANÁLISE DO CONTEÚDO "SISTEMÁTICA ZOOLÓGICA" NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O QUE PENSAM OS ALUNOS DE LICENCIATURA?
Welinton Ribamar Lopes 1
Maria Nazaré Stevaux 1
Max Vinícius Malmann 3
Carla Stéphanie Garcia da Silva 2
Cairo César Setúbal 2
1. Universidade Federal de Goiás
2. Pontifícia Universidade Católica de Goiás
3. Instituto de Criminalística de Goiás
INTRODUÇÃO:

A Sistemática Filogenética está relacionada diretamente com a diversidade biológica podendo fornecer subsídios para uma compreensão geral desta diversidade, da evolução dos táxons e da modificação de caracteres. Nesse sentido, a Sistemática Filogenética é uma ferramenta que passa a facilitar a compreensão dos estudos em Zoologia. É sabido que um dos maiores problemas da educação brasileira, fruto de inúmeras pesquisas e discussões infinitas, ainda é a questão da formação dos educadores. O resultado da formação inadequada nas áreas que envolvem a Sistemática Biológica é um distanciamento progressivo e rápido entre o ensino formal e a assimilação de conceitos informais, não sistematizados, através da mídia. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as concepções relacionadas a conceitos e idéias de alunos do último ano do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás sobre  Sistemática Zoológica e Evolução. Buscamos: a) investigar as concepções prévias e o nível de interesse dos alunos de Licenciatura sobre o tema Filogenia; b) promover a reflexão sobre os objetivos de se ensinar zoologia na educação básica; c) averiguar os conhecimentos dos alunos sobre a interpretação de filogenias da linhagem zoológica por meio de testes simples.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi realizada em março de 2010, e teve como público-alvo estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas dos turnos diurno e noturno da Universidade Federal de Goiás. Para apreender o nível de conhecimento sobre Filogenia e Zoologia do universo amostral foram elaborados e aplicados questionários destinados aos alunos concluintes do curso. Optou-se por um questionário por possibilitar atingir um maior número de pessoas, garantindo o anonimato dos respondentes, com o mínimo de interferência por parte do entrevistador ou dos elementos do ambiente ao entrevistado. Foram delineados cinco eixos temáticos para nortear tanto a descrição dos resultados como a discussão dos mesmos. O primeiro buscou investigar se e quais são as disciplinas cujos conceitos e conteúdos estão relacionados à Sistemática Filogenética. O segundo contempla o conteúdo zoológico. O terceiro eixo temático diz respeito ao "sucesso" ou "atratividade" do tema (Zoologia e Evolução). O quarto investiga concepções dos alunos e professores acerca da Sistemática Zoológica por meio de uma abordagem filogenética. E, por fim, o quinto eixo aborda as dificuldades, sugestões e perspectivas para o ensino desse assunto.

RESULTADOS:

Foram entrevistados 42 estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas. Com relação ao desenvolvimento de atividade profissional concomitante com o curso de graduação 41% dos entrevistados trabalham enquanto os 59% restantes apenas estudam. Somente 35% dos alunos reconhecem que tiveram contato com a Sistemática Filogenética em alguma disciplina.  A grande maioria dos alunos considerou que as informações recebidas sobre Sistemática Filogenética foram insuficientes. Apenas 10% consideraram tal conhecimento adequado. Indagados sobre as causas para a formação insuficiente na área de Filogenia, as respostas mais freqüentes foram a falta de atividades práticas relacionadas ao assunto como a construção de cladogramas e a forma fragmentária com que os conteúdos pertinentes à sistemática zoológica são trabalhados na graduação. A maioria dos entrevistados afirma que é muito importante aprender assuntos e conceitos relacionados à Sistemática Filogenética no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Consideram também que tal tema seja de suma importância para se ensinar e tornar o conhecimento científico relativo aos padrões de organização da biodiversidade coerente e significativo tanto para alunos de nível superior quanto para alunos da educação básica.

CONCLUSÃO:
Uma vivência didático-pedagógica integradora e interdisciplinar permite a construção de conhecimento científico significativo sobre Zoologia, dentro de um contexto evolutivo e comparativo, além de contribuir para demonstrar a importância da Sistemática Filogenética na compreensão e sistematização da biodiversidade. Pretendemos que o ensino de Sistemática Zoológica por meio de uma abordagem evolutiva (Filogenética) seja uma ferramenta que articule saberes no sentido de tratar o fenômeno da diversidade animal de uma forma que o conhecimento aprendido sirva de instrumento para a compreensão da dinâmica da vida. Que estes saberes da atual contemporaneidade articulados a conceitos e conteúdos do programa de ensino contribuam para o desenvolvimento de competências que permitam aos estudantes perceber os padrões que regem a grande diversidade de seres vivos no nosso planeta. Romper a fragmentação em uma área de ensino demanda novos paradigmas de ensino na área. Isso implica mudanças de cultura acadêmica, de cultura do professor e de estruturação didática e cognitiva dos conteúdos.
Palavras-chave: Ensino de Zoologia, Saberes experienciais, Abordagem filogenética.