62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
VIVA LER POESIA
Carmen Lucia Silva de Lemos 1
1. Prefeitura da Cidade do Recife
INTRODUÇÃO:
Sabendo que a escola é responsável pelo saber sistematizado, mas que nos dias atuais não está limitada a essa instituição a produção do conhecimento e do saber, devido aos constantes processos de mudanças do nosso século, cabe então ao professor desse século, a necessidade de estar atualizado, conhecer e interferir nessa realidade. "A escola contemporânea precisa voltar-se para a nova realidade, ligar-se ao mundo econômico, político e cultural, mas precisa ser um baluarte contra a exclusão social. A luta contra a exclusão social, e por uma sociedade justa, uma sociedade que inclua a todos, passa pela escola e pelo trabalho dos professores" (LIBÂNEO, 2003). Nós, professores de escolas públicas, muitas vezes não acreditamos que nossos alunos são capazes de ir além do que muitas vezes já pré determinamos a eles ser possível aprender ou fazer. Algumas vezes por incapacidade ou acomodação e outras vezes por saber que vai exigir um pouco mais de nossa capacidade física e mental. Mas quando temos em mente formar cidadãos capazes de fazer e desfazer, criar e recriar, sugerir e criticar, buscamos as mais diversas formas de favorecer a ampliação do conhecimento a esses, que muitas vezes, já são ou estão marginalizados pela sua própria condição. Portanto a aquisição de conhecimentos básicos, como a leitura e a escrita (letramento) fortalece a capacidade de discernir informações mais importantes e o desejo de continuar aprendendo. Visto que, como o indivíduo está implantado no contexto histórico-social, o mesmo deve estar preparado culturalmente, cognitivamente e afetivamente para os desafios deste novo milênio. Este trabalho teve como objetivo promover através do gênero textual "poesia", o desenvolvimento de diversas habilidades nos alunos, como também possibilitar o acesso à produção cultural, intelectual, didática e cognitiva, bem como uma efetiva participação nas situações de convívio social, que envolvam a capacidade de compreender e produzir textos, além de desenvolver a capacidade de compreensão da linguagem poética e identificar características estruturais do gênero poético.
METODOLOGIA:
Iniciamos o trabalho com a entrega do livro de Poesias de Cecília Meireles "As palavras voam", organizado por Bartolomeu Campos de Queiroz, integrante do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores, implementado pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura da Cidade do Recife no ano de 2007. O gênero "poesia" é importante na infância por criar vínculos com as diversas áreas do conhecimento e desenvolver competências que estimulam e facilitam o aprendizado de outros conhecimentos. Surge então o Projeto Viva Ler Poesia como mais uma possibilidade significativa no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. O trabalho que aqui vamos relatar, teve início no mês de março de 2009 com um grupo de 20 alunos do 2º ano do 1º Ciclo na Escola Municipal dos Coelhos na Cidade do Recife, com idade entre 6 a 8 anos e culminou em julho de 2009, com a apresentação de um recital, com as poesias escolhidas pelos próprios alunos para recitar. O desenvolvimento do trabalho utilizou-se das seguintes etapas: orientação para que os alunos lessem poesias individualmente e em casa com os pais ou responsáveis no auxílio da memorização; catalogação dos títulos das poesias escolhidas pelos alunos; pesquisa sobre o gênero textual "poesia" e sobre a autora "Cecília Meireles", sua vida e obras; leitura e estudo da poesia individualmente e em dupla, onde cada aluno escolhia um par para compartilhar sua poesia, e alternando a dupla cada vez que era realizada esta atividade; diariamente era feita a escolha de um poema para ser declamado pelo aluno, que posteriormente era escrito, lido e interpretado oralmente por todos; pesquisa dos vocábulos desconhecidos no dicionário e discussão de seu significado, bem como exemplificação em outro contexto; ilustrações das poesias de acordo com a sua interpretação; digitação da poesia utilizando o editor de texto Word; exercícios de postura, entonação de voz e declamação, sabendo-se que estes são alguns dos procedimentos necessários a declamação de uma poesia e por fim a culminância com um recital com a presença da família e da escola.
RESULTADOS:
A partir deste trabalho os alunos passaram a conhecer a estrutura do texto (poesia), avançaram na leitura e na escrita, aprenderam a realizar leitura em dupla favorecendo a oralidade e concentração. Percebeu-se também um avanço significativo da participação dos pais no desenvolvimento das crianças, quando ajudavam os filhos a memorizarem as poesias. Os alunos ampliaram o vocabulário, pesquisando em dicionário o significado de palavras desconhecidas e exemplificando estas mesmas palavras em outros contextos com a ajuda da professora. Aprenderam também a manusear o computador e digitar a poesia que escolheram para recitar, utilizando o editor de texto Word. Com a realização de leituras diárias e ensaios para apresentarem um recital, os alunos aprenderam a se porta diante do público, entornar a voz e declamar, favorecendo assim a sua expressão oral. O trabalho culminou com apresentação de um recital, cujo os pais, professora e gestores participaram e os alunos aprenderam em uma situação real a se apresentarem em um público , avançando em sua comunicação oral.
CONCLUSÃO:
Com este trabalho podemos observar que a construção de outros saberes inserido no processo de introdução da aprendizagem da leitura e da escrita, acontece de forma lúdica e interativa, além de introduzir a criança no mundo sócio-cultural. Pois a diversidade de instrumentos utilizados e a dinâmica, possibilita o interesse e mantém o estímulo pelo aprendizado. Mesmo tendo como finalidade a apropriação da leitura e da escrita, outros conhecimentos foram adquiridos e outros melhorados durante todo o processo. "Para aprender a aprender o aprendiz precisa dominar conhecimentos de diferentes naturezas... Isso só se torna possível para quem já aprendeu muito sobre muita coisa."(TELMA WEISZ, 2001).
Instituição de Fomento: Escola Municipal dos Coelhos
Palavras-chave: Leitura, Escrita, Poesia.