62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
SABERES PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES: ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOS DOCENTES
João Batista de Oliveira Filho 1
Jacielma Pereira de Araújo 1
Tânia Cristina Meira Garcia 1
1. Departamento de Educação-DEDUC/Universidade Federal do Rio grande do Norte- UFRN
INTRODUÇÃO:
Nossa pesquisa analisa o processo de formação dos saberes docentes a partir da relação entre saber e trabalho, distanciando-se das abordagens que enquadram o professor numa categoria técnica-normativa, que reduz a profissão docente a uma perspectiva vocacional e pouco profissional, desvalorizando o corpo docente em relação aos saberes que possuem, sendo estes vistos como transmissores de conhecimentos produzidos por outros grupos. Visando garantir a legitimidade da profissão, objetivamos demonstrar que o professor em sua prática pedagogia mobiliza saberes profissionais que repousa sobre um leque de relações, sociais, formativas, experienciais, disciplinares, curriculares, entre outras, produzindo, desta forma um saber heterogêneo advindo de diversos campos através da ligação entre teoria e prática, e pretendemos, ainda mais, demonstrar que esses saberes são temporais, ou seja, adquiridos principalmente no contexto da práxis, no trabalho cotidiano do professor em contato situações reais, portanto no chão da sala de aula. Desta forma, nossa pesquisa aponta para uma nova compreensão do profissional docente sendo-lhe reconhecido o status de sujeito epistêmico que possui uma relação de domínio e produção de saberes do seu campo de trabalho.
METODOLOGIA:
Com o intuito de propiciar sólida fundamentação teórica privilegiamos estudos fundamentados na pesquisa bibliográfica, baseado em leituras de autores que já possuem ricas contribuições na área da pesquisa em formação, saberes e práticas docentes, entre os quais citamos os principais: Maurice Tardif (2002), Claude Lessard (2000), Bernard Charlot (2000), Marguerite Altet (2001), dentre outros que propiciaram a construção da matriz teórica de nossa pesquisa direcionada para a compreensão da relação entre saber e trabalho. Do ponto de vista empírico, utilizamo-nos da exploração em fontes documentais, onde catalogamos e analisamos 10.023 diários de classe do acervo arquivistico da Escola Estadual José Augusto, compreendidos entre os anos de 1980 a 2001. Desse número apenas 11% dos diários, o equivalente 1.082 foi selecionado para coleta de dados, por serem referentes à modalidade de ensino normal pedagógico, ao qual nossa pesquisa se deteve com o objetivo de reconhecer e identificar as estratégias, os métodos, conteúdos, e os saberes utilizados pelos professores formadores, através das anotações feitas nesses diários. Trata-se, de buscar na prática de exploração desses documentos a explicitação das teorias que se pratica e a reflexão sobre os encaminhamentos realizados pelos docentes.
RESULTADOS:
Os saberes profissionais dos docentes se materializam principalmente no contexto da práxis. Como coloca Tardif (2001), é na e pela prática que os docentes geram progressivamente saberes baseados no trabalho. Como também, mediante o estudo de um conjunto de conhecimentos acadêmicos e experiência vividas, que alicerçam e dão sustentação ao seu fazer pedagógico. Esses diversos elementos permeiam o exercício profissional do professor e se entrecruzam, proporcionando sua formação e profissionalização. Esta última repousa sobre um sistema que garante sua legitimidade como a escola, a universidade, comunidade científica, sindicato etc. Deste modo, consideramos que o ambiente de trabalho do professor condiciona o seu fazer, isto significa que a prática é lugar de formação, onde o professor aprende a ensinar fazendo seu trabalho, pois é na sala de aula que o docente aprende e desaprende, construindo novos saberes próprios e oriundos de diferentes fontes. Esses saberes sedimentam-se ao longo da carreira profissional do professor e coadunam-se em competências, habilidades, aptidões e atitudes.
CONCLUSÃO:
Compreender os saberes dos professores é compreender, portanto, sua evolução e suas transformações e sedimentações sucessivas ao longo da história de vida e da carreira profissional desses sujeitos. Para elucidar o que os professores fazem é preciso compreender seu trabalho como uma atividade profissional e adentrar pelo campo da epistemologia docente, que aponta para a constituição dos fazeres a partir da amálgama de saberes especialmente os advindos da experiência do professor e da compleição destes em relação ao seu trabalho onde são retraduzidos, polidos na prática e formam um corpo de habilidades e competências que configuram a profissionalidade desses sujeitos. A atividade docente não se resume, portanto, apenas ao domínio de modelos práticos, que enquadram o professor como um simples reprodutor de conhecimentos produzidos por outros grupos. O professor é mais, um agente capaz de desenvolver e mobilizar conhecimentos específicos e a partir disso constituírem e transformarem os seus saberes-fazeres docentes, em um processo contínuo de construção de sua identidade enquanto docentes.
Instituição de Fomento: Pró-Reitoria de pesquisa- PROPESQ-UFRN
Palavras-chave: Saberes, Docência, profissionalização.