62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A OSTREICULTURA NA COMUNIDADE DE NOVA OLINDA, AUGUSTO CORRÊA-PA. |
Nathalia Freitas de Paula 1, 3 Dioniso de Souza Sampaio 2, 4 |
1. Universidade Federal do Pará (Instituto de Estudos Costeiros) 2. Universidade Federal do Pará (Instituto de Estudos Costeiros) 3. Bióloga/Mestranda 4. Prof.Msc.Orientador UFPA/IECOS |
INTRODUÇÃO: |
A Educação Ambiental (EA) é um processo de reconhecimento de valores e clarificação de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. O Cultivo de Ostras está inserido no conceito de atividade voltada ao desenvolvimento sustentável e a correta gestão ambiental, porque preconiza o uso do recurso ambiental como fonte produtora de alimento e não meramente como recurso para extração desordenada, uma vez que desperta a consciência da população que vive às margens de áreas de preservação ambiental. O objetivo principal desta pesquisa foi caracterizar o conhecimento na área da Educação Ambiental de associados da Associação Agropesqueira de Nova Olinda (Agronol) que desenvolve a Criação de Ostras na comunidade de Nova Olinda no município de Augusto Corrêa/Pará, onde se pretende, especificamente, atingir os seguintes objetivos: apresentar um perfil social-ambiental de cada associado e caracterizar o conhecimento sobre Educação Ambiental dos ostreicultores vinculados a Associação Agropesqueira na comunidade de Nova Olinda no município de Augusto Corrêa. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa foi realizada na comunidade de Nova Olinda, município de Augusto Corrêa, distante a |
RESULTADOS: |
O questionário foi aplicado com os 13 associados da Associação Agropesqueira de Nova Olinda (AGRONOL), comunidade do município de Augusto Corrêa. Como o intuito de verificar o conhecimento sobre educação ambiental e cultivo de ostra. Observamos que a maioria dos entrevistados respondeu que educação ambiental "é preservar o meio ambiente sem prejudicar os animais e vegetais da natureza, mante-lo limpo, sem lixo, além de conhecer sua importância para utilizá-lo"; 85% responderam saber o que é meio ambiente e 62% já ouviram falar em desenvolvimento sustentável. Para os ostreicultores um cultivo ecologicamente correto é aquele em que há um bom manejo dos bivalves e dos objetos que são levados para o cultivo, que não há poluição, que esteja limpo, sem ostras mortas e que obedece às normas ambientais. Os ostreicultores acreditam que o conhecimento em EA contribui de forma positiva para sua atividade produtiva, pois acham que vão adquirir mais conscientização sobre a preservação da natureza, o que pode tornar seu produto mais saudável e com boa qualidade, podendo ser benéfica para toda a comunidade que vai aprender a preservar o meio em que vive, além do que poder gerar outra fonte de renda através do reaproveitamento dos resíduos gerados no cultivo. |
CONCLUSÃO: |
Os ostreicultores de Nova Olinda apresentam ter conhecimento sobre educação ambiental, sabem o que quer dizer o assunto, falam não de uma maneira científica ou com palavras bem elaboradas, porém com uma visão popular, sentem um pouco de insegurança ao se expressar, mas revelam sua sabedoria sobre o assunto. Podemos também perceber o conhecimento deles quando se trata de meio ambiente, a informação que eles passam não engloba só a natureza, mas o qualquer espaço em que eles vivem. Assim podemos concluir com o referido trabalho que a Educação Ambiental deve ser empregada em todos os serviços que visem à melhoria na qualidade de vida, devendo haver uma relação entre o fator social e econômico. Na comunidade de Nova Olinda, onde se desenvolve a criação de ostras, a melhoria dessa produção e da organização social do grupo está relacionada ao comprometimento dos ostreicultores e da comunidade em conservar o manguezal, o rio e os bancos naturais de ostras. |
Instituição de Fomento: Instituição de Apoio: Instituto de Estudos Costeiros (IECOS) / Universidade Federal do Pará (Campus de Bragança). |
Palavras-chave: Augusto Corrêa, Nordeste Paraense, Ostreicultura. |