62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 2. Geofísica
DOIS TESTES DE IMAGEAMENTO 2D DO TOPO DO AQÜÍFERO BARREIRAS E ZONA NÃO SATURADA ADJACENTE, ÁREA DA BACIA DO RIO CATU-RN, UTILIZANDO-SE OS ARRANJOS WENNER E SCHLUMBERGER.
Alessandro José Soares Dantas 1
Antônio Lisboa Fernandes Junior 1
Marília de Araújo Costa Rodrigues 1
Leandson Roberto Fernandes de Lucena 1
Josibel Gomes de Oliveira Junior 1
Walter Eugênio de Medeiros 1
1. Departamento de Geofísica - UFRN
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho integra uma pesquisa hidrogeológica desenvolvida no âmbito do Aqüífero Barreiras na área da bacia do Rio Catu-RN, região litorânea sul do Estado do Rio Grande do Norte. Este sistema hidrogeológico, particularmente, responde pelo abastecimento d'água de cerca de 80% das cidades e comunidades rurais inseridas na mesoregião leste potiguar, fato este que motiva um crescente aprofundamento das pesquisas no referido aqüífero. Nesse contexto, o objetivo principal do presente estudo é avaliar qualitativamente o sinal geoelétrico obtido com as configurações de eletrodos Wenner e Schlumberger na elaboração de um imageamento 2D local do Aqüífero Barreiras. Secundariamente, características deste sistema hidrogeológico foram preliminarmente avaliados na área do levantamento, particularmente a profundidade do nível freático, a espessura da zona não saturada e valores de resistividade elétrica dos principais horizontes hidroestratigráficos da porção superior do aqüífero. Tais resultados irão embasar a adoção prioritária de uma configuração de eletrodos em imageamentos futuros nesse ambiente hidrogeológico, além de subsidiarem o incremento da caracterização hidrogeofísica do Aqüífero Barreiras no litoral leste do Rio Grande do Norte.
METODOLOGIA:
Tradicionalmente o método da eletrorresistividade tem sido bastante utilizado em estudos hidrogeológicos. Ele consiste em determinar a resistividade elétrica de rochas por meio de medidas de potencial e corrente elétrica, sendo estes valores de resistividade variáveis de acordo com a porosidade, quantidade e salinidade dos fluidos intersticiais. Esta observação levou ao uso difundido de uma relação empírica de resistividade e porosidade, conhecida como Lei de Archie. Nesse trabalho foi utilizado o equipamento Syscal Pro, fabricado pela Iris Instruments. Ele foi configurado operar com setenta e dois eletrodos e adquirir uma pseudo-seção geoelétrica, composta por dez diferentes níveis de investigação, utilizando os arranjos de eletrodos Wenner e Schlumberger. Para visualização dos dados adotou-se o software ProSys II, também desenvolvido pela Iris Instruments. As pseudo-seções possuem 720 metros de extensão e possibilitaram investigar cerca de 45 metros de profundidade.
RESULTADOS:
As duas pseudo-seções de resistividade aparente obtidas abrangem a porção superior da formação aqüífera e zona não saturada sobreposta. Estas pseudo-seções evidenciaram uma hidroestratigrafia aproximadamente plano-paralela, tendo como base a disposição de camadas geoelétricas e respectivos intervalos de valores de resistividade aparente. O topo da formação aqüífera foi caracterizado através da diminuição da resistividade aparente (valores da ordem de 400 Ohm.metro), sobretudo quando confrontado com resistividades substancialmente maiores da zona não saturada sobreposta (resistividades superiores a 1000 Ohm.metro). A profundidade máxima desse contato situa-se no intervalo de 10 a 15 metros. A quebra da horizontalidade das camadas geoelétricas nas proximidades da posição 500 metros, no sentido norte, caracterizada pela ascensão de uma anomalia de menor resistividade dentro de horizontes mais resistivos, sugere a ocorrência local de uma estrutura de falha, a qual estaria afetando todo o pacote estratigráfico. Embora os dois arranjos de eletrodos utilizados na aquisição dos dados tenham apresentado resultados satisfatórios, pode-se afirmar que, em uma análise preliminar, o resultado obtido com o arranjo Wenner mostrou-se mais consistente com o contexto geológico local.
CONCLUSÃO:
Tendo como base os resultados ora reportados, a pseudo-seção obtida com a configuração de eletrodos Wenner evidenciou um imageamento 2D mais compatibilizado com as feições geológicas (estratigrafia local aproximadamente plano-paralela e a sugestão de uma estrutura de falha) e hidrogeológicas (contato entre as zonas saturada e não saturada e a respectiva profundidade do topo do aqüífero) locais. As resistividades do Aqüífero Barreiras são iguais ou inferiores a 400 Ohm.metro, enquanto que a zona não saturada sobreposta apresenta valores iguais ou superiores a 1000 Ohm.metro. Este contato, bem caracterizado na pseudo-seção, revela uma espessura não saturada bastante reduzida (inferior a 15 metros), fato este que se reflete em uma elevada vulnerabilidade do Aqüífero Barreiras na área, frente a uma eventual disposição de contaminantes na superfície do terreno. Considerando a importância do Aqüífero Barreiras como fonte do abastecimento do litoral leste do Rio Grande do Norte, o incremento do conhecimento de suas características hidrogeofísicas representa um importante subsídio na gestão ambientalmente sustentável do referido manancial.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Imageamento geo-elétrico, Aqüífero Barreiras, Bacia do Rio Catu-RN.