62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem | |
PLANEJAMENTO DE ENSINO: CONCEPÇÃO, ETAPAS E COMPONENTES BÁSICOS | |
Ramiro Luiz Pereira 2, 1 Alcione Dantas Pereira Pinto 2, 1 Núbia Geane Maia da Costa 2, 1 Maria Terezinha de Medeiros 2, 1 Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares 2, 1 | |
1. UNICID 2. IESP | |
INTRODUÇÃO: | |
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METODOLOGIA: | |
A abordagem da pesquisa é qualitativa. Os instrumentais utilizados na investigação serão pesquisa bibliográfica, entrevista com professores e coordenação pedagógica escolar e observação. O campo empírico da pesquisa foi uma escola privada que atende em níveis de educação infantil e de ensino fundamental, situada na zona oeste de Natal. Os sujeitos colaboradores da pesquisa foram dois professores, um da educação infantil e um do ensino fundamental, e a coordenadora pedagógica da escola. | |
RESULTADOS: | |
As principais referências bibliográficas que serviram como base para esta pesquisa foram: FREIRE, LIBÂNIO, CANDAU e LUCKESI. As referências teóricas apontam que planejar é assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema. Planejando se reflete sobre a ação para alcançar objetivos em uma realidade. As etapas necessárias para um bom planejamento são o conhecimento da realidade, a elaboração, a execução, a avaliação e o aperfeiçoamento do plano. Os componentes básicos de um plano são objetivos educacionais e instrucionais, conteúdos, procedimentos de ensino, recursos de ensino e avaliação. Além do plano é necessário o educador entender que na execução do planejamento sempre haverá elementos não plenamente previstos. As circunstâncias do ambiente sempre exigem adaptações e alterações no planejamento que sempre exige flexibilidade. | |
CONCLUSÃO: | |
Constatamos que o planejamento é uma necessidade em todos os campos da atividade humana, é condição básica para o sucesso de qualquer trabalho que procure qualidade. Na escola pesquisada percebeu-se que o desenvolvimento do plano de trabalho e do planejamento realizado pelas professoras estão distante de uma prática cotidiana caracterizada pelo uso intensivo dessa atividade pedagógica. Apesar das professoras entenderem que é necessário, de serem bem formadas e sempre orientadas pela coordenação pedagógica a desenvolverem planejamentos diários e a desenvolverem metodologia de projetos, verifica-se que no dia-a-dia o cumprimento das ações de planejamento deixa a desejar. Entendemos que para o avanço das aprendizagens dos alunos da escola pesquisada é necessário que na rotina pedagógica as professoras organizem com seriedade as condições externas de ensino-aprendizagem, via planejamento, para o sucesso das aprendizagens. Somente por meio dessa nova postura pedagógica envolvida pelo empenho na construção do plano e do planejamento pedagógico será possível um processo que conduza as ações escolares para o alcance dos objetivos e do êxito escolar. | |
Instituição de Fomento: IESP | |
Palavras-chave: Planejamento, Plano, Ensino-Aprendizagem. |