62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 2. Arqueologia - 2. Arqueologia Pré-Histórica
COLEÇÃO MALACOLÓGICA DO NÚCLEO DE ANTROPOLOGIA PRÉ-HISTÓRICA DA UFPI: DADOS ZOOARQUEOLÓGICOS DO SÍTIO SEU BODE, LITORAL PIAUIENSE, BRASIL.
Daniella Mendes Neiva 1
Marcelo de Oliveira Soares 1
Jóina Freitas Borges 1
1. Universidade Federal do Piauí, Depto. de Arqueologia e Ciências Natuais / UFPI
INTRODUÇÃO:
Pesquisas em sítios litorâneos são de extrema importância para o entendimento do povoamento da América. Estes possuem como vestígio mais abundante conchas de moluscos, estando associadas a cacos cerâmicos, instrumentos líticos e material ósseo. A Zooarqueologia, estudo dos restos faunísticos provenientes de sítios arqueológicos, juntamente com a Tafonomia contribuem para o entendimento de modificações presentes em elementos arqueofaunísticos, podendo esclarecer importantes questionamentos a respeito da paleonutriçao e preferências alimentares, práticas culturais, estratégias e áreas de captação de recursos, hábitos de consumo, processamento e preparo de alimentos, dentre outros aspectos. Contudo, existe relativa carência em pesquisas relacionadas a esta área de estudo no Brasil, principalmente nas regiões norte e nordeste. Assim, esta pesquisa tem por objetivos analisar o material malacológico do Sítio Seu Bode, Luis Correia, litoral piauiense, presente no acervo do Núcleo de Antropologia Pré-Histórica (NAP) da Universidade Federal do Piauí, a fim de: 1) realizar o inventário da coleção para obtenção de dados de diversidade e de habitats de captação de recursos, e 2) avaliar assinaturas tafonômicas das conchas que permitam determinar possíveis alterações antrópicas.
METODOLOGIA:
A coleção conquiliológica do Sítio Seu Bode é resultado de coletas aleatórias em superfície realizadas pelo Núcleo de Antropologia Pré-Histórica (NAP) entre os anos de 2000 e 2001. O Sítio Seu Bode está localizado sobre dunas, em Luís Correia, no litoral do Piauí, próximo à Praia de Carnaubinha e ao lago do Camurupim entre as coordenadas 2°55'15" de latitude Sul e 41°29'21" longitude Oeste, a 17 metros em relação ao nível do mar. Para o estudo deste material foi necessário a realização de revisões bibliográficas em relatórios e cadernos de campo, além do inventário da coleção e da análise de assinaturas tafonômicas que possam indicar a utilização deste material pelo homem, como por exemplo,vestígios de processamento alimentar ou outras formas de utilização.
RESULTADOS:
Foram analisadas conchas de bivalves, gastrópodes, além de fragmentos, representando pelo menos 10 espécies identificadas para o sítio Seu Bode. Tais espécies são características de diferentes ecossistemas, tais como mangues, recifes de arenito, praia arenosa, plataforma continental, ecossistemas lacustres e dunares, entretanto nem todas são oriundas de processos tafonômicos antrópicos. Estas evidências sugerem uma diversificada economia de captação de recursos destas populações pretéritas e intrusão de elementos naturais no sítio arqueológico (biota de sistemas lacustres temporários). Constatou-se a provável presença de vestígio de processamento como fratura e queima, a existência de cinco instrumentos caracterizados em pesquisas anteriormente como raspadores devido ao seu desgaste. Além de uma pequena peça caracterizada como adorno ou conta de colar de aproximadamente 1 cm de diâmetro com um furo central de 0,3 cm. Evidências demonstram a presença de fogueiras, o que somada à presença de queima do material zooarqueológico, do presente trabalho, reforça a hipótese de uma prática de cozimento de alimentos. Instrumentos de origem rochosa e conchífera sugerem uso diversificado de matéria-prima para a confecção dos mesmos.
CONCLUSÃO:
As conchas oriundas da coleção estudada oferecem dados que sugerem a captação de recursos em diferentes ambientes costeiros. As alterações antrópicas corroboram uso para alimentação, fabricação de adornos e uso de ferramentas, além de revelar tratos culturais pretéritos.
Palavras-chave: Assinaturas tafonômicas , Sítio Seu Bode, Malacológico .