62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
O PROCESSO DE TRANSMISSÃO DE VALORES SOCIOMORAIS NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO COVAS
Susana Araújo Chaves 1
Ana Valéria Marques Fortes Lustosa 2
1. Mestranda - Programa de Pós-Graduação em Educação CCE/UFPI
2. Profa. Dra./Orientadora - Programa de Pós-Graduação em Educação CCE/UFPI
INTRODUÇÃO:
Este estudo refere-se a um Trabalho de Conclusão de Curso que abordou a questão da moralidade, especificamente dos valores sociomorais, vistos como base para a construção de uma sociedade mais humana e tolerante. Observamos na atualidade conflito de valores, formas de violência e desrespeito nas diversas instituições, em especial na escola, e que afetam a todos indistintamente, decorrentes das modificações profundas pelas quais passa a sociedade. Nesse contexto, consideramos necessária uma reflexão acerca dos valores morais que são transmitidos pela escola nos dias atuais, os quais contribuirão para que a criança desenvolva uma postura moral e, futuramente, torne-se um adulto moralmente autônomo. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho foi investigar os valores sociomorais considerados mais importantes por professores do 4º ano do Ensino Fundamental para a educação de crianças no contexto da escola inclusiva. Consideramos que o papel do professor é essencial na transmissão de valores morais nessa faixa etária.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada numa escola inclusiva da rede municipal de ensino, localizada na Zona Sudeste de Teresina-PI. A abordagem adotada foi a qualitativa, especificamente o estudo de caso. Participaram desse estudo 03 (três) professores que atuam com o 4º ano do Ensino Fundamental, tendo como critérios de escolha a disponibilidade para participar da pesquisa e a atuação em salas inclusivas. Inicialmente foi feita uma visita à instituição com o fim de solicitar autorização para a realização da pesquisa, em seguida, após a adesão dos professores foi realizada uma entrevista semi-estruturada e aplicado o Inventário de Valores Pessoais (IVP) de Tamayo e Schwartz (1987). Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo, sendo organizados em categorias para melhor compreensão e interpretação dos dados.
RESULTADOS:
O estudo apresentou alguns resultados que permitiram uma reflexão acerca da transmissão e formação de valores nas crianças, como por exemplo, o fato de que a maioria dos professores adota o trabalho em grupo e o diálogo como ações para construir valores nos alunos. Ao perguntarmos aos professores sobre quais valores indicavam como mais importantes para a formação dos educandos, verificamos que entre os valores citados, a tolerância obteve maior destaque comprovando que há uma preocupação dos professores com o desenvolvimento de atitudes de respeito à diferença, condição favorável para uma escola inclusiva. Os participantes reconheceram a relevância da educação em valores na formação de sujeitos mais humanos e solidários. No entanto, admitiram que apesar da família ser vista como o principal núcleo formador de valores, para eles esta não dá continuidade ao trabalho realizado na escola. Assim, constatamos como é importante a contribuição da família no desenvolvimento moral das crianças, bem como na aquisição de atitudes e valores morais.
CONCLUSÃO:
Os dados coletados são relevantes por termos constatado que os professores na sua prática pedagógica desenvolvem ações voltadas para a construção de valores morais, de modo que contribuem para nortear a conduta da criança, visando formar sujeitos mais conscientes, responsáveis e solidários. Nesse sentido, pesquisas desta natureza são de extrema importância para a formação dos alunos, assim como por ressaltarem como a escola inclusiva pode contribuir para a construção de valores sociomorais nos alunos, o que implicará em uma sociedade mais justa e solidária.
Palavras-chave: Valores sociomorais, Sujeitos autônomos, Escola inclusiva.