62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
HÁBITOS DOS CONSUMIDORES QUE PODEM COMPROMETER A QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE PRODUTOS CÁRNEOS E LÁCTEOS EM SUPERMERCADOS DE JOÃO PESSOA - PB
Vitória Regina Feitosa da Silva 4, 1, 3
Elisândra Costa Almeida 2, 4, 1, 3
Camilla Lopes Gadelha 4, 1, 3
Andréa Rocha Vilarim Cantarelli 4, 1, 3
1. Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba / FCM - PB
2. Profa. Ms./Orientadora - FCM-PB
3. Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba / FCM - PB
4. Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba / FCM - PB
INTRODUÇÃO:

Nos últimos anos, o aumento da preocupação com hábitos de higiene devido à ampla divulgação da mídia dos surtos de doenças, é a introdução de um novo conceito: segurança alimentar, que engloba normas de produção, transporte e armazenamento de alimentos de acordo com distinções físico-químicas, microbiológicas e sensoriais padronizadas, segundo as quais os alimentos seriam aptos ao consumo. Os consumidores tem papel fundamental na qualidade dos produtos expostos em supermercados, visto que suas atitudes na hora da escolha dos alimentos podem ser determinantes na qualidade do produto adquirido. Portanto, o presente estudo visa avaliar os hábitos higiênicos dos consumidores em relação aos produtos lácteos e cárneos nos supermercados de Joao Pessoa-PB.

METODOLOGIA:

Foram visitados três supermercados de grandes redes, onde observou-se os hábitos dos consumidores; os dados foram colhidos em horários em que há maior número de clientes.

RESULTADOS:

A partir da observação obteve-se os resultados: no Supermercado 1, das 212 pessoas que passavam no local, 77% tocavam nos alimentos sem qualquer assepsia; no Supermercado 2, contou-se 181 pessoas das quais 68% tocaram nos alimentos sem apuro e no Supermercado 3 foi contabilizado 224 pessoas das quais 91% tocou nos alimentos sem cuidados salutares.  Mesmo havendo presença de local para lavabo e higiene adequada das mãos, notou-se que a maioria dos consumidores não as utilizou.

CONCLUSÃO:

A falta de higiene e o exagero de manipulação dos alimentos perecíveis, como produtos lácteos e cárneos, levam a contaminação dos alimentos, que pode, após a ingestão, ocasionar doenças de origem alimentar. Estas atitudes revelam que a população de João Pessoa tem baixo conhecimento sobre higiene e manipulação. E que atitudes preventivas devem ser tomadas pelos órgãos competentes.

Palavras-chave: Manipulação de alimentos, Hábitos de higiene de consumidores, Microbiologia dos alimentos.