62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 12. Engenharia Química
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE FUNCIONAL DE EXTRATOS DE Origanum Vulgare(ORÉGANO).
Suzara Rayanne de Castro Sena 1
Camila Gambini Pereira 1
1. Depto. de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:
As especiarias representam um grupo de alimentos que é considerado como condimento, e que apresenta substâncias aromáticas, sápidas, com ou sem valor nutritivo sendo utilizadas principalmente para temperar alimentos. Embora utilizados amplamente para valorizar o sabor de alimentos, especiarias e, de uma forma mais ampla, os condimentos apresentam em sua constituição substâncias que apresentam importante aplicação farmacológica. Dentre as especiarias amplamente utilizadas, podemos citar o orégano (Origanum vulgare). Este trabalho é, portanto, a continuação do desenvolvimento de um projeto de pesquisa de Iniciação Científica que estuda o orégano e tem como objetivo obter extratos dele por diferentes processos de extração, caracterizando-os quanto aos principais compostos extraídos. Nesse estudo, especificamente pesquisamos a análise da atividade antioxidante do orégano.
METODOLOGIA:
As técnicas de extração realizadas, usando álcool etílico como solvente foram extração por Soxhlet, por Ultrassom, e Extração à Baixa Pressão (LPSE). Para a Hidrodestilação usou-se água como solvente. Todos os processos foram realizados em triplicata e na proporção de 1 g de matéria-prima para 10 mL de solvente (1:10). Os extratos foram analisados por Cromatografia em Camada Delgada (CCD), com eluentes e reveladores específicos para óleos essenciais e flavonóides. Para a determinação da atividade antioxidante foi usado o método descrito por Brand-Williams et al. e modificado por Herrero et al.. Esse método consiste na neutralização de radicais livres de DPPH (2,2-difenil-1-picril-hidrazil) pelo extrato antioxidante produzindo um decréscimo da absorbância a 516 nm.
RESULTADOS:
Percebeu-se diferentes valores quanto aos rendimentos obtidos. Dentre as extrações, o maior rendimento foi obtido na extração via Soxhlet (8,42 ± 0,09 %) visto que é um processo que utiliza elevada temperatura e resulta numa maior quantidade de componentes extraídos. Quanto à caracterização dos extratos por CCD, observou-se a separação de algumas bandas nas placas nas diferentes eluições feitas, notando-se a presença tanto de compostos voláteis como de flavonóides. Porém, não foi identificado o componente usado como padrão (quercetina). Os resultados obtidos da quantificação da atividade antioxidante do extrato de orégano, nas concentrações de 100, 10, 5 e 1 mg/mL, determinada pelo ensaio do DPPH, mostrou que todas as amostras têm uma boa atividade sequestradora do radical DPPH. A amostra que apresentou a capacidade antioxidante mais acentuada foi a de concentração 1mg/mL com a CE50 de 9,2699 mg/mL.
CONCLUSÃO:
As extrações que utilizaram solvente orgânico alcançaram uma eficiência superior nas extrações e ainda o aumento da temperatura, que é o caso da extração por Soxhlet, a qual tem como consequência rendimentos mais altos. Da análise por CCD, percebeu-se que os extratos apresentam compostos voláteis e compostos fenólicos. As extrações por Soxhlet e por LPSE são mais eficientes para se obter compostos fenólicos, por terem apresentado maior número de bandas relativas a essa classe de compostos. Obteve-se resultados satisfatórios quanto a atividade antioxidante do Origanum vulgare o que amplia a possibilidade de extratos naturais serem direcionados para produção de novos produtos na indústria alimentícia e farmacêutica.
Instituição de Fomento: Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRN
Palavras-chave: Atividade Antioxidante, Orégano, Processos de extração.