62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 5. Fotografia
FOTOGRAFIA ESTENOPEICA: TEORIA E PRÁTICA
Marcus Ramúsyo de Almeida Brasil 1
Carlos Eduardo Cordeiro 1
1. Instituto Fed. de Educ., Ciência e Tecn. do Maranhão-São Luís Centro Histórico
INTRODUÇÃO:
Este resumo apresenta as atividades concernentes ao projeto do Mini Curso Teórico Prático em Fotografia Estenopeica doa alunos do curso médio integrado em Artes Visuais. Esse trabalho tem grande importância na formação profissional dos técnicos em artes visuais do Campus São Luís Centro Histórico, na medida em que possibilita o diálogo entre os fundamentos teóricos da fotografia com a prática fotográfica. Aliando o fazer fotográfico ao pensamento reflexivo em fotografia, esse mini curso pretende matizar conceitos e técnicas lecionadas na disciplina de fotografia do segundo semestre do curso técnico supracitado. O principal valor desse projeto é proporcionar a materialização, em forma de fotografias em preto e branco, produzidas a partir de latinhas que funcionam como câmeras fotográficas, das intencionalidades estéticas dos jovens artistas cursantes, imprimindo o toque autoral de cada um através das técnicas de composição, exposição e revelação desenvolvidas durante o curso.
METODOLOGIA:
A metodologia será baseada no dialogismo, no qual, ao contrário da dialética, não há superação de conhecimentos, mas sim acumulação de diversos campos de conhecimento que se complementam no processo de ensino-aprendizagem, mostrando as relações transdisciplinares entre a física, a química, a matemática, as artes, a história e a estética, entre outros. O desenvolvimento do projeto será baseado em aulas expositivas dialogadas, diretamente relacionadas com a imbricação entre pensar e fazer, a teoria fotográfica e a prática de campo na produção de fotografias.
RESULTADOS:
Produção de aproximadamente 110 fotografias artesanais feitas pelos alunos a partir de latinhas. Essa produção resultou em duas exposições fotográficas. Esse projeto trabalhou transdisciplinarmente: princípios de física / óptica; fundamentos da fotografia estenopeica; fundamentos de química em substâncias fotossensíveis; técnicas de revelação química; composição fotográfica; princípios de exposição à luz: o tempo orgânico; fundamentos da fotografia em preto e branco; os tons de cinza; a estética da imagem técnica; o fazer: o olhar do autor e a intencionalidade do artista.
CONCLUSÃO:
Essa atividade proporcionou a apreensão das técnicas de revelação química em fotografia; aprofundamento dos princípios de composição fotográfica; desenvolvimento do olhar e do fazer fotográfico através do despertar do trabalho autoral por parte dos alunos.
Palavras-chave: Fotografia Estenopeica, Arte Visuais , Produção Cultural.