62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
PERSPECTIVAS DA MONITORIA: AVALIAÇÃO DA MONITORIA PELA OTICA DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE.
Márcio César de Oliveira Quirino 1
Giovanna Tonetto Segantini 1
Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Depto. de Ciências Contábeis/UFRN
INTRODUÇÃO:
O ensino superior brasileiro atravessa um momento de profundas transformações que pode ser muito favorável a novas posturas e propostas. Nesse quadro a monitoria é vista como um serviço de apoio educacional oferecido aos alunos interessados em aprofundar os conteúdos ou sanar dúvidas em relação ao conteúdo ministrado em sala de aula. A prática com monitores já ocorre há anos nas universidades brasileiras, mesmo antes de ser regulamentada pela Lei 5.540/68 da Reforma Universitária. Segundo (FOGARTY; WANG, 1982; ABREU; MASETTO, 1989; FEDERIGHI, 1989; NATÁRIO; VENDRAMINI, 1998 apud NATÁRIO, 2001), compreende-se o monitor como um estudante inserido no processo ensino-aprendizagem, que se dispõe a colaborar com a aprendizagem de seus colegas e que ao mesmo tempo em que ensina, está aprendendo. O ensino de disciplinas específicas da área de contabilidade geram para alguns alunos do curso dificuldades no aprendizado dos assuntos, proporcionado de certa forma pelas diferentes metodologias de ensino dos professores. Diante desse contexto, esse estudo tem o objetivo avaliar as perspectivas da prática da monitoria do Projeto Controladoria operacional e estratégica, na UFRN, em nível de graduação, procurando contribuir para o aumento do desempenho dos discentes atendidos pelo programa.
METODOLOGIA:
O presente estudo pode ser caracterizado como uma pesquisa descritiva, uma vez que os fatos, obtidos através da aplicação de um questionário, foram observados, registrados, analisados e correlacionados sem serem manipulados (CERVO, 1996). A pesquisa se desenvolveu na UFRN, no período de Maio a Junho de 2009. A amostra constituiu-se de alunos que cursaram as disciplinas de Matemática Financeira turnos manhã e noite, Administração Financeira turno manhã e Contabilidade Avançada manhã e que estava na sala de aula no momento da aplicação do questionário, tornando o universo restrito, e traz algumas limitações de inferência, porém sem validar os resultados da pesquisa. Nesse sentido, a pesquisa tratou de uma amostra de alunos de quatro disciplinas, sendo formulado um questionário respondido pelos alunos onde eles poderiam marcar mais de uma opção nas quatro questões que formavam o instrumento da pesquisa. Os alunos foram argüidos sobre os pontos para aperfeiçoamento, os melhores horários para freqüentar, as expectativas e se acredita que a monitoria colabora com o desenvolvimento acadêmico, cada aluno poderia assinalar mais de uma opção nos quesitos sem a necessidade de identificação. Para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva por meio do Microsoft Excel.
RESULTADOS:
Na primeira questão quando os alunos foram questionados sobre os pontos a serem melhorados, a necessidade de maior divulgação (27%) foi à campeã dentre as variáveis possíveis na questão, foi apontado ainda destacar a falta de estímulo dos alunos (18%), e as demais alternativas somadas com 42%. A segunda questão versava sobre a constatação da possibilidade de colaboração da monitoria para o desenvolvimento acadêmico, verificou-se que 99% dos sujeitos da pesquisa acreditam que a monitoria pode contribuir para o desenvolvimento de suas competências, sendo que apenas 1% manifestou contrario a essa idéia. Na terceira questão, os alunos responderam sobre as suas expectativas em relação às ações da monitoria, o item onde os discentes concentraram suas respostas na possível contribuição dos monitores nas disciplinas com 56%, seguido do auxílio na resolução de exercícios 20% e o auxílio nas atividades práticas e na elaboração de trabalhos cada um com 12%. Já na quarta questão, foi questionado sobre o melhor horário para freqüentar a monitoria, foram as seguintes 11:00 às 13:00 (38%) 18:00 às 21:00 (27%) seguidos de %, 08:00 às 11:00 14% e 14:00 às 18:00 13%.
CONCLUSÃO:
Somente conhecendo os interesses e necessidades dos alunos é que se poderão criar ações para atender às variadas características dos estudantes, visando garantir a eficácia do papel do monitor com facilitador do processo de ensino-aprendizagem. A aplicação de questionários de avaliação e perspectivas dos trabalhos da monitoria busca saber as reais necessidades dos alunos para poder ser adotados caminhos para a orientação das intervenções necessárias proporcionando ações ordenadas, gerando correções dos distúrbios identificadas e os resultados obtidos sejam continuamente reavaliados. A pesquisa aqui conduzida, apesar de ter limitações na sua amostra, cumpriu plenamente com seus objetivos ao confirmar as necessidades de reestruturação e adaptação do programa aos anseios dos alunos e com isso atingir o objetivo intrínseco do monitor que é a ajuda aos alunos nas suas dificuldades acadêmicas. Nesse estudo, podem-se verificar os vários pontos a serem melhorados apontados pelos alunos ao projeto de ensino para o semestre subseqüente desde a maior divulgação, a ampliação do número de disciplinas participantes, já no tocante a implantação de horários variados essa perspectiva já é atendida visto que as respostas do discentes foram todas dentro da faixa de horário já contemplado.
Palavras-chave: Contabilidade, Monitoria, Perspectivas.