62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A CONCEPÇÃO DE ESCOLA NA VISÃO DOS ALUNOS: SERÁ QUE EXISTE ALGUMA RELAÇÃO COM A MOTIVAÇÃO?
Rosilaine Gomes de Santana 1
Fábio José dos Santos Souza 1
Celso José Viana Barbosa 1, 2
1. Núcleo de Física, Universidade Federal de Sergipe, Campus de Itabaiana
2. Prof. Dr.
INTRODUÇÃO:

A motivação é um elemento importante para a aprendizagem. O surgimento dela em sala ou na escola depende de vários fatores que podem ser desde a forma como o conteúdo é trabalhado em sala de aula (seja na realização de interesses, necessidades pessoais dos alunos ou na obtenção de elogios/notas) ou de relações com o convívio escolar/familiar.

O objetivo deste trabalho é conhecer a concepção dos alunos sobre a escola, utilizando como forma de coleta de dados mapas conceituais, e observar, em acordo com a literatura consultada, se esta possui alguma relação com a motivação dos alunos, em particular nas aulas de física.

Mapas conceituais, por sua vez, são diagramas que relacionam conceitos de forma hierárquica podendo assim conhecer a estrutura cognitiva dos alunos.

METODOLOGIA:

Este trabalho foi desenvolvido com 96 alunos em três turmas do 2º ano do Ensino Médio do município de Itabaiana - SE. A escolha dessas turmas se deu pelo desenvolvimento de atividades vinculadas ao projeto do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) de física em conjunto com o professor responsável pela turma no colégio.

No primeiro dia de aula introduzimos a estrutura de confecção de mapas conceituais com temas diversos e de fácil entendimento para eles, e propomos como atividade individual a construção de um mapa conceitual de como eles veem a escola.

RESULTADOS:

Observando os mapas percebemos que grande parte (86,4%) dos alunos veem a escola somente como uma composição administrativa, onde o diretor ocupa o primeiro lugar na estrutura hierárquica sendo o responsável por impor regras e normas em tal ambiente de ensino, e como uma estrutura física composta por laboratório de informática, salas, cantina, corredores e alas.

Porém, alguns alunos (13,6%) mostraram, através dos mapas, aspectos que podemos classificar como motivacionais com relação a escola, afirmando que a mesma deve ser um ambiente agradável, de aprendizagem mútua, composto por professores motivados a ensinar e onde há trocas de conhecimentos. Também encontramos mapas onde haviam conceitos que relacionavam a escola como um ambiente importante para a vida social, com integração, solidariedade e respeito, e o centro de oportunidades para uma vida digna e de realizações pessoais.

Por fim, alguns mapas conceituais dos alunos mostraram que para esses estudantes a escola não está ligada somente ao ensino. Ela está diretamente relacionada com a modernidade e com a tecnologia. Esta, juntamente com o professor criativo gera um aluno mais atualizado, o que trará inúmeras oportunidades com relação ao mercado de trabalho.

CONCLUSÃO:

De acordo com os resultados obtidos através da análise dos mapas conceituais, percebemos que os alunos veem a escola como uma moeda, sendo que de um lado da face temos uma escola como um ambiente onde existem normas e regras (estrutura administrativa) e do outro uma escola como sendo um ambiente de oportunidades e interações que repercutem na sua vida e na sociedade. Consideramos esse último tipo de visão/concepção como sendo fatores motivadores no processo de ensino-aprendizagem.

Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Palavras-chave: Ensino de física, Mapas conceituais, Motivação.