62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM BUSCA DO ENSINAR E APRENDER
Yara Neide Fagundes Dahmer 1
Sandra Regina Rodrigues Domingues 1
Egeslaine de Nez 1
1. Faculdade de Sinop - FASIPE
INTRODUÇÃO:
As mudanças exigidas pelas reformas educacionais incidem na formação dos profissionais da educação. As orientações gerais da política educacional obedecem, às necessidades postas pela reformulação para a educação superior, em decorrência das transformações do capitalismo. Uma das perspectivas legais apresenta a formação continuada de professores que deixa de ser compreendida como reciclagem, para tratar da reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas e de uma permanente (re) construção da identidade docente. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar o grau de aproveitamento da formação continuada oferecida pela Faculdade de Sinop (FASIPE), através da Especialização em Docência no Ensino Superior, encontrando neste universo, o lócus privilegiado para a execução desse tipo de formação. Isto porque o profissional nem sempre tem formação pedagógica para atuar em sala de aula, e têm que se aperfeiçoar e desenvolver novas habilidades para contornar situações existentes em sala de aula que podem decorrer de vários fatores. A relevância científica deste trabalho de pesquisa se apresenta no sentido de refletir sobre o investimento que a instituição está fazendo com a Especialização oferecida ao quadro de professores e verificar o grau de interesse e aproveitamento destes no desenvolvimento de suas habilidades.
METODOLOGIA:
Este trabalho de pesquisa faz parte do processo de conclusão do Curso de Especialização em Docência no Ensino Superior, na Faculdade de Sinop (FASIPE). A abordagem metodológica utilizada partiu de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática da formação de professores, enfatizando a questão do espaço da formação continuada. Os procedimentos utilizados para a coleta de dados foram: a pesquisa documental e de campo realizada numa entrevista (semi-estruturada) com a coordenação da Pós-Graduação da instituição, buscando fazer um levantamento dos dados da primeira turma da referida Especialização. As informações se referiam a quantidade de professores da instituição matriculados e o aproveitamento destes na especialização. Como metodologia de investigação, partiu-se de uma concepção de pesquisa que buscava a problematização da realidade educacional. Pretendeu-se, com isso, que as dificuldades aflorassem, e que os caminhos para sua superação fosem desvelados, encontrados na partilha das inquietações e angústias. Nesta exposição dos pressupostos metodológicos, pode-se enfatizar que a análise da realidade não é uma reflexão diletante, mas uma reflexão em função da transformação (FRIGOTTO apud FAZENDA, 1989). Foi nesta perspectiva que a formação continuada de professores foi compreendida e analisada.
RESULTADOS:
A partir da entrevista com a Coordenação da Pós-graduação destaca-se que no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da FASIPE existe um Plano de Carreira Docente. Este Plano indica em seu artigo 13 a possibilidade de "realizar curso de aperfeiçoamento na área específica ou afim à disciplina que leciona", assim como o artigo 17 complementa com a necessidade de "treinamentos, aperfeiçoamentos e demais formas de promoção de seu desenvolvimento, oferecidos pela Faculdade". Segundo a entrevistada, a oferta da Docência apresentou-se a partir de uma turma de Especialização em Psicopedagogia, onde os alunos incitaram a formação nas disciplinas pedagógicas, originando assim, a primeira turma desta Pós-graduação. Dos quarenta e um inscritos, vinte e seis (63%) eram do corpo docente da FASIPE e quinze (36%) eram de outras pessoas interessadas. Ao longo do curso, foi percebido que os professores da faculdade desistiram por inúmeros motivos, entre eles, a falta de tempo. Tendo como concluintes apenas vinte e nove (70%) alunos. Sendo que destes, sete eram professores do quadro da instituição. Hoje, desses formados na Especialização (que foi concebida com bolsa parcial pela faculdade), três permanecem como professores da instituição. Mesmo com baixo número de aproveitamento por parte do quadro docente na primeira especialização, atualmente está em andamento uma segunda turma de Docência, onde se matricularam atuais professores da FASIPE, bem como ex-acadêmicos e outros interessados.
CONCLUSÃO:
A análise sobre a formação continuada favorece a compreensão das dinâmicas de atualização e aprofundamento do conhecimento necessário para o exercício da profissão docente. Para fortalecer essa idéia da formação no espaço universitário, pretende-se que esta Especialização seja um ponto de partida para que o professor faça de sua prática um constante ensinar e aprender. Assim, a busca pela continuidade na formação, permite o aprimoramento de suas técnicas, através da diversidade encontrada em sala de aula. A Especialização em Docência no Ensino Superior deve ser vista, como um conjunto de objetivos bem intencionados e compartilhados pelos administradores do ensino, para o sucesso do todo. Neste sentido, esta modalidade de formação continuada contribui para dinâmicas reflexivas, que emergem de disposições formativas dos professores geradas nos/pelos contextos de trabalho universitário, uma vez que muitos desses profissionais vêm de áreas distintas. Destaca-se que os poucos professores que se mantiveram no quadro docente, após a conclusão da Especialização, melhoraram suas práticas didáticas e servem de motivação para aqueles que hoje estão cursando a segunda turma. Sendo que esse processo poderá ser futuramente, pré-requisito na contratação de novos profissionais para atuarem na instituição pesquisada.
Instituição de Fomento: Faculdade de Sinop - FASIPE
Palavras-chave: Docência, Educação Superior, Formação continuada.