62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ENERGIA EÓLICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERSPECTIVAS DE SUSTENTABILIDADE DO MUNICÍPIO DE RIO DO FOGO
Soraia Cristina da Silva 1
1. Depto. Educação Ambiental, Instituto de Educação Superior Pres. Kennedy/ IFESP
INTRODUÇÃO:
Esse texto é um recorte de pesquisa mais ampla desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy. Nosso propósito nesse momento é destacar alguns aspectos relacionados ao tema em questão, com base na pesquisa realizada no Município de Rio do Fogo-RN. A energia eólica é um recurso imprescindível para o desenvolvimento sustentável do planeta, por ser uma energia abundante, renovável e limpa, além de reduzir emissões de gases responsáveis pelo efeito-estufa. A energia eólica tinha sido deixada de lado, porém com o fim da abundância do petróleo e carvão, como também com preocupação com o meio ambiente, volta-se a falar nessa energia. Agora, porém, de uma maneira diferente, voltada a eletricidade. O Rio do Fogo realizou um investimento de aproximadamente R$ 210 milhões, contando com o incentivo do PROINFA - Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica e, principalmente, com recursos dos grupos privados que tem explorado esse modelo de produção de energia. Com o investimento, espera-se que, nos próximos anos, o "RN 15 - Rio do Fogo" viabilize a concretização do slogan "Progresso e Desenvolvimento" - adotado desde a gestão municipal anterior.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada com uma pequena amostra de moradores do Município do Rio do Fogo, entre eles constavam alguns funcionários públicos municipais, comerciários, comerciantes etc., através dos conhecimentos e informações transmitidas pelos entrevistados, pode-se sistematizar melhor os resultados da pesquisa. . Para dar embasamento à análise, foram utilizados questionários aplicados em campo como de instrumento de coleta de informações "in loco" e observação dos sujeitos. A técnica de questionário apresenta-se vantajosa porque permite o registro de informações de um determinado número de pessoas que garantem opiniões expressas de forma escrita.
RESULTADOS:
Os dados comprovam que eles não conhecem o significado da energia eólica e que benefícios ela poderá trazer ao município e ao meio ambiente. Seria necessário apresentar uma visão geral do projeto, incluindo os fatores que influenciarão diretamente a viabilidade desse investimento para as futuras gerações. Através de um trabalho educacional a comunidade poderia adquirir uma conscientização através da condição de saber que a sustentabilidade não é uma coisa a ser atingida, mas um processo contínuo e que uma sociedade sustentável é algo que aspiram todos os cidadãos. E através de uma energia renovável pode-se alcançar uma sustentabilidade ambiental.
CONCLUSÃO:
E assim, conclui-se que não houve por parte dos governantes e concessionárias responsáveis pelo projeto um trabalho de esclarecimento com a população e não foi desenvolvida uma política voltada às questões ambientais. As questões ambientais/sustentabilidade estão muito distantes da realidade dos moradores do município de Rio do Fogo/RN. . Expressões como aquecimento global, efeito estufa e camada de ozônio ouviram falar, porém não despertaram da inércia para mudanças importantes numa visão global. Exige-se repensar o papel dos governantes enquanto poder de mudança educacional, para uma nova ação de inserir a Educação Ambiental nos seus programas de expansão da Energia Eólica. Eles têm de ter a preocupação de embutir no projeto esse trabalho educacional com os moradores do Município, onde instalaram o parque eólico.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Energia Eólica, Sustentabilidade.