62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
AVALIAÇÃO DO USO DA INFORMAÇÃO CIENTÍFICA DO PERIÓDICO Acta Amazonica (1971-1978) NA BIBLIOTECA DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA - INPA
Kelly Cristina Castro Leme 2, 1
Suely de Souza Costa 3
Ângela Nascimento dos Santos Panzu 4
1. Bolsista do PIBIC, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
2. Depto. de Biblioteconomia - UFAM
3. Dra. / Orientadora - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
4. Co-Orientadora - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
INTRODUÇÃO:

O INPA desenvolve projetos de pesquisa e divulga os seus resultados de maneira formal através do periódico científico Acta Amazonica, fonte de informação utilizada por professores, alunos e pesquisadores. Cujos artigos são avaliados por um corpo editorial antes de serem publicados, garantindo assim, a segurança no uso das informações apresentadas em seus conteúdos, validando a continuação ou início de novos projetos de pesquisas e a geração de novos conhecimentos (CAMPELLO, 2000). A Biblioteca do INPA é um veículo de disseminação dessas informações relativas à realidade Amazônica e presta serviços que facilitem a recuperação, o acesso e o uso de material informacional para atender às necessidades do seu público alvo: pesquisadores e alunos dos cursos do Programa de Pós-Graduação do INPA (PPG/INPA). A Acta Amazonica está disponível em formato impresso (1971-1978) e a partir de 1979 até o presente encontra-se também em formato eletrônico, um meio de comunicação científica oficial do INPA próxima de completar 40 anos, que está sendo editada em meio impresso, sem interrupção, com caráter multidisciplinar (ACTA AMAZONICA, 1971). Avaliou-se a freqüência de utilização e a satisfação do periódico em formato impresso versus o periódico em formato eletrônico.

METODOLOGIA:

As atividades iniciaram-se com um levantamento bibliográfico. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa. O instrumento de pesquisa utilizado para a coleta de dados foi um questionário estruturado da seguinte forma: 13 perguntas fechadas, 4 abertas e 1 semi-aberta. Subdivido com questões referentes ao uso da Biblioteca do INPA, freqüência no acesso a algumas bases de dados e a da Biblioteca do INPA na internet e uso do periódico Acta Amazonica. Utilizou-se os dados coletados de uma amostra de 32 questionários aplicados nos três Campus do INPA e respondidos pelos sujeitos da pesquisa, alunos dos 8 cursos do PPG/INPA: Agricultura no Trópico Úmido (4), Biologia de Água Doce e Pesca Interior (11), Botânica (3), Ciências de Florestas Tropicais (2), Clima e Ambiente (2), Ecologia (3), Entomologia (2) e Genética, Conservação e Biologia evolutiva (5). Os dados coletados foram transcritos para um banco de dados (Access 7.0), e exportados para a planilha (Excel 7.0), onde a análise das perguntas fechadas foi disposta em percentagem e gráficos e as das perguntas abertas relacionadas à sugestão foram dispostas em categorias por meio da análise do conteúdo (BARDIN, 1977; CHIZZOTTI, 2008).

RESULTADOS:

Verificou-se a frequência dos alunos do PPG/INPA na Biblioteca do instituto, e (66%) responderam que freqüentam raramente, mensalmente (16%), Semanalmente (9%) e nunca freqüentaram (9%); Solicitam informações para pesquisas bibliográficas (34,3%), para revisão de literatura na elaboração de dissertação (15,6%), não responderam (12,5%); solicitam informações na Biblioteca para pesquisar periódicos (9,3%), uso científico (9,3%), consulta ao acervo da biblioteca (6,2%), para revisão de literatura na elaboração de tese (6,2%) e não solicitam (6,2%); costumam pesquisar os periódicos (36%), os livros (27%), as teses, dissertações e monografias (25%), as fontes eletrônicas (9%) e os Anais (3%); Indicaram que o acervo atende com qualidade (41%), mas com poucos periódicos, Dificilmente atende ao solicitado (28%), que o acervo é deficitário (19%), não responderam (9%) e que atende as pesquisas do INPA (3%). Os instrumentos de busca mais utilizados são: Capes (31%); Google (29%); Scielo (28%), utilizam o Comut (10%) e o Scifinder (2%); Quanto à instrução no uso de bases de dados, responderam que não foram instruídos (53%) e já foram instruídos (47%); consideram necessária a capacitação (97%) e (3%) não respondeu; a forma indicada para obter ajuda no uso das bases de dados para (31%) foi a interface interativa, os manuais interativos on-line (30%), atendimento on-line (19%); treinamento presencial (14%) e a mensagem instantânea (6%); consultam de vez em quando a Acta amazonica em formato impresso (60%); sempre (6%), na maioria das vezes (2%) e (28%) nunca; consultam a Acta Amazonica na internet de vez em quando (34%); sempre (25%); na maioria das vezes (19%) e (22%) nunca.

CONCLUSÃO:

Constatou-se a baixa freqüência dos alunos de Pós-Graduação do Instituto na Biblioteca e o uso de apenas um dos serviços que ela oferece: a consulta à base de dados bibliográfica; Maior uso da informação em periódicos científicos, apesar de não atenderem plenamente às suas necessidades; No uso das bases de dados a busca é maior naquelas que possibilitam o acesso a diferentes tipos de periódicos, ressalta-se a importância da capacitação para o acesso e uso das bases de dados e a preferência por uma interface amigável no ato da busca; A freqüência na consulta do periódico Acta Amazonica tanto no formato impresso quanto eletrônico, é ocasional.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Busca e uso da informação, Periódico eletrônico, Acta Amazonica .