62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
CORRELAÇÃO DO ÍNDICE DE MASSA CORPÓREA E A SONOLÊNCIA EXCESSIVA DIURNA
Vanessa Regina Feitosa da Silva 1
Johnnatas Mikael Lopes 1
Marina de Souza Medeiros 1
Rafaela Faustino Lacerda de Souza 1
Herta Janine Batista Costa 1
Fábio Galvão Dantas 1
1. Universidade Estadual da Paraíba
INTRODUÇÃO:

A sonolência excessiva diurna (SED) se apresenta como o segundo distúrbio do sono mais prevalente, atingindo cerca de 4% a 12% da população geral (SOUZA et al., 2007). Estar comumente associada à síndrome da apnéia obstrutiva do sono (TAVARES et al., 1996), síndrome Parkinsoniana (MONDERER & THORPY, 2009), narcolepsia (BENCA, 2007) e senescência (HARA, 2008). A SED é causa por fragmentação do sono e, supostamente, agravada pela associação com hipoxemia/hipercapnia (MIHAICUTA, 2006). Além disso, 26% a 32% dos adultos correm o risco de ter ou tem Apnéia Obstrutiva do Sono e apresentar, de modo subjacente, a Sonolência Excessiva Diurna como fator agravante (PAGEL, 2009). Há também uma associação entre SED e degeneração do controle autonômico cardíaco durante a noite, o que poderia corroborá para eventos cardiovasculares (LOMBARDI, 2008) e maior mortalidade cardiovascular (EMPANA et al., 2009). O Índice de Massa Corpórea é um parâmetro do estado nutricional do indivíduo sendo facilmente obtido. Há uma maior prevalência de sobrepeso do que de baixo peso entre os idosos (SANTOS e SICHIERI, 2005). Este estudo se propõe a melhor esclarecer as relações existentes entre estado nutricional e sonolência excessiva diurna.

METODOLOGIA:

 

Pesquisa epidemiológica de caráter populacional, observacional e transversal. A coleta dos dados realizou-se nos domicílios escolhidos aleatoriamente em um bairro, representativo do Distrito Sanitário I e utilizando a estratégia de amostras de domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).   Serão incluídos na amostra indivíduos de ambos os sexos com idade acima de 60 anos. Para avaliar a presença de sonolência excessiva diurna será utilizado a Escala de Sonolência de Epworth, o qual é um instrumento de avaliação subjetiva da SED e cuja validação foi realizada por meio do teste de Latência Múltipla do Sono. Eram considerados com sonolência aqueles com pontuação acima de 10 neste instrumento. O estado nutricional será determinado pelo calculo do índice de massa corpórea, cujo valor é obtido a partir da relação entre massa em Kg e o quadrado da estatura em metro como definido por Adolphe Quételet. A análise da correlação entre as variáveis foi realizada através do Teste de Correlação de Pearson, onde o nível de significância menor que 0,05 foi tido como aceitável por meio do pacote estatístico SPSS 13.0. Os indivíduos que se dispuserem a participar da pesquisa serão convidados a assinar um termo de consentimento, de acordo com a resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.

RESULTADOS:

Na amostra pesquisada, a prevalência de Sonolência Excessiva Diurna foi de 35,71% com o gênero masculino sendo o mais afetado (55,5%). Dentre esta amostra, 35 idosos tiveram seus dados antropométricos avaliados, mostrando os seguintes estados nutricionais: eutrófico (40%), baixo-peso (3%) e sobre-peso (57%). Entre os idosos considerados com sobrepeso, 70% (40% do total) enquadravam-se na categoria de obesos, o torna preocupante, pois os achados de Cobrera e Jacob Filho (2001) mostram uma prevalência de 18,9%. Contudo, este quadro acentuado de obesos pode está relacionado com a má alimentação e ao sedentarismo. Correlacionado os valores do Índice de Massa Corpórea com os obtidos pela Escala de Sonolência de Epworth tem-se uma correlação moderada entre as variáveis de forma positiva (r=0,37; p=0,01), a qual sugere um aumento ou redução conjunto das duas variáveis.  

CONCLUSÃO:
Certifica-se que amostra estudada apresenta uma alta prevalência idosos com Sonolência Excessiva Diurna e sobre-peso, este último talvez decorrente de uma dieta irregular associada com a ausência de atividade. A correlação entre o IMC e os valores do índice de Epworth demonstra uma linearidade positiva de forma moderada, onde os valores tendem a caminharem juntos, tanto em ascensão ou em declínio.
Palavras-chave: Índice de Massa Corpórea , Sonolência excessiva diurna , Idosos.