62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
Programa de educação ambiental do projeto raia de fogo nas escolas da comunidade de maracajaú - RN. |
Tiego Luiz de Araújo costa 1 Janaina Freitas Calado 2 Liana de Figueiredo Mendes 3 |
1. Programa de Pós-graduação em Bioecologia Aquática - UFRN 2. Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas - UFPB 3. Profa. Dra./Orientadora - Dep. de Botânica, Ecologia e Zoologia - UFRN |
INTRODUÇÃO: |
A educação ambiental e a Lei nº 9.795/99 (Política Nacional de Educação Ambiental) compõe instrumentos eficazes à transformação da visão social do mundo. A problemática ambiental gerada pela diminuição da qualidade ambiental e exploração predatória dos recursos naturais, afeta todos os segmentos da sociedade. Para manter um ambiente saudável, para presentes e futuras gerações é indispensável uma conscientização de que preservar o meio ambiente é auxiliar a própria existência humana. É necessária muita atenção nos casos em que existem populações residentes próximas às áreas naturais protegidas, como é o caso da comunidade litorânea de Maracajaú na Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais - APARC, onde existem muitos impasses à medida que os aspectos restritivos aumentam. Neste caso, se torna essencial o esclarecimento da população. A perspectiva ambiental oferece instrumentos para que a população possa compreender problemas que afetam sua vida e sua comunidade. Neste projeto a conscientização foi adotada como meta do programa de educação ambiental. |
METODOLOGIA: |
O programa de educação ambiental na Praia de Maracajaú foi destinado primariamente aos alunos e moradores |
RESULTADOS: |
As atividades educacionais atenderam diretamente 230 alunos e 15 professores das escolas citadas. Para os professores foram desenvolvidas palestras para esclarecer as relações biológicas envolvidas na manutenção do ambiente recifal. Durante a realização da 1ª ECOMAR - Feira Ecológica do Projeto Raia de Fogo, foi estimada a entrada de 350 visitantes. Na comunidade da Praia de Maracajaú - RN, inserida na APARC, existe um uso direto do recurso protegido, o ambiente marinho recifal, através da pesca e do turismo. Esta característica ressaltou a importância de realizar um trabalho de conscientização da população a respeito das características bióticas, abióticas e do uso dos Parrachos de Maracajaú - RN. Não menos importante é a interação de pesquisadores com atores da comunidade possibilitando a troca de conhecimento e facilitando a implementação de ações de manejo e conservação. Alguns autores apontam a escola como um local propício para o desenvolvimento de projetos com enfoque educativo e relacionado ao meio ambiente, pois o acesso é mais fácil envolvendo todos os níveis de uma sociedade. A perspectiva ambiental oferece instrumentos para que os alunos e professores possam compreender problemas que afetam sua vida e sua comunidade. |
CONCLUSÃO: |
Na comunidade da Praia de Maracajaú os alunos das escolas e a população no geral participam ativamente de atividades como as desenvolvidas neste trabalho. Os habitantes da Praia de Maracajaú têm conhecimento de que os recifes precisam ser preservados pelo fato da economia local depender da exploração deste ambiente através da pesca e do turismo. Com isso, atividades dinâmicas e que acrescentem conhecimento sobre este ambiente são muito apreciadas pela população local e devem ser incentivadas. |
Instituição de Fomento: Fundação O Boticário de Proteção à Natureza |
Palavras-chave: Educação ambiental, Raia de fogo, Maracajaú. |