62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Desenho Industrial - 2. Desenho de Produto
ESTUDOS DE PROJETOS PARA A CONFECÇÃO DE BIOJÓIAS COM MADEIRAS AMAZÔNICAS
Mirella Sousa e Silva 1
Claudete Catanhede do Nascimento 2
1. PIBIC/INPA - FAPEAM
2. Dra./Orientadora - Coordenação de Pesquisas em Silvicultura Tropical - INPA
INTRODUÇÃO:
No Amazonas, a indústria madeireira traz enormes agravantes na geração de resíduos nem sempre utilizados de forma sustentável, descartando seu potencial de uso na confecção de pequenos objetos. Quando assim utilizados mostram-se ausentes de projeto, pois há muito se fabrica sem o conhecimento adequado das espécies e sua tecnologia. Fatores que nos levam a crer na ausência de estudos voltados para o desenvolvimento de produtos com madeiras, resultando em peças de mau acabamento, sem estilo, identidade, e principalmente sem a cautela necessária para o uso de espécies que podem ser tóxicas. O design vem desempenhando uma função social e ecológica na busca de alternativas para reaproveitamento de resíduos descartados por um setor produtivo, uma vez que os têm aplicado em vários produtos, incutindo valores estéticos e funcionais, desvinculando o objeto de seu material residual, tornando-o atrativo e permitindo seu retorno há um ciclo de vida útil. Desse modo, propôs-se nesta pesquisa o desenvolvimento de biojóias a partir de resíduos de madeireiras amazônicas, respeitando todas as etapas de estudo necessárias para a confecção de produtos com madeiras e aplicando conceitos de design e sustentabilidade que possam ser reproduzidos nas comunidades do Interior do Amazonas.
METODOLOGIA:
Para a seleção das espécies de madeiras não toxicas aplicáveis a confecção de biojóias, consultou-se estudos já realizados quanto à classificação físico-química de algumas madeiras. Após pesquisa teórica, foram analisados produtos desta natureza confeccionados na cidade, além de similares e tendências do segmento joalheiro, a fim de identificar aspectos do uso da madeira para este fim, considerando acabamento, estilo, conhecimento das espécies, tecnologia e projeto aplicado aos produtos. Também foi realizado um curso incluindo duas Comunidades do interior do Estado, com palestras e treinamentos de capacitação para confecção de produtos, inserindo o conhecimento do design num contexto sustentável e explorando o potencial do uso de resíduos. Do mesmo modo, consideraram-se etapas para o desenvolvimento de propostas, tais como: processo criativo, seleção de alternativas por meio de requisitos e parâmetros estabelecidos, construção de modelos com materiais de baixo custo e escolha dos resíduos das espécies mais indicadas a este tipo de produto; tendo em vista o seu processo de usinagem, densidade e caracterização química. Utilizou-se na produção, ferramentas como lixadeiras, aplainadoras, serras tico-tico, entre outras encontradas em marcenarias comuns.
RESULTADOS:
Constatou-se por meio dos estudos que cerca de cinqüenta por cento das espécies madeireiras comercializadas na cidade não possuem toxidade, no entanto não há informações sobre tais que acompanhem e certifiquem a maior parte dos produtos confeccionados na cidade de Manaus. As biojóias apresentam-se em sua maioria comprometidas quanto ao acabamento e qualidade e sem atratividade que motive a compra, enquanto uma minoria se sobressai com uso de materiais mais refinados como ouro e prata e formas inusitadas, sem perder sua identidade regional, alvo de grande interesse pelos turistas. De posse destas informações, foi possível concentrar-se nos aspectos mais deficientes da confecção de biojóias na região e por meio do curso ministrado, capacitar as comunidades sobre a tecnologia da madeira, a valorização dos resíduos de árvores caídas, o uso das espécies respeitando suas características e indicações de uso, assim também como as etapas projetuais no desenvolvimento de produtos, com composições formais de fácil reprodução. Ressaltando ainda a oportunidade de multiplicar estes conhecimentos, através dos participantes em suas respectivas comunidades, fornecendo condições para a formação de uma cooperativa com produtos de excelente qualidade.
CONCLUSÃO:
Os objetivos propostos foram alcançados, uma vez que os produtos confeccionados pelos comunitários respeitaram todos os aspectos considerados relevantes para comercialização de produtos confeccionados com madeiras amazônicas, além do cuidado com o uso de espécies não tóxicas, no caso das biojóias. O incentivo à utilização de materiais secundários também orgânicos como sementes, peles de peixes e fibras, encontrados com abundância na região e com baixo custo de aquisição, garantiu a possibilidade de acesso a outras possibilidades na ausência de materiais produzidos em metal, geralmente não encontrados em comunidades mais distantes da cidade. As peças também foram produzidas com pouca tecnologia, o que significa que poderão ser reproduzidas, salientando que o uso de elementos geométricos facilitou suas criações. Por meio da visita de duas empresárias no encerramento do curso, concluiu-se a viabilidade de comercialização positiva das biojóias produzidas, considerando que através do curso buscou-se a capacitação e desenvolvimento do potencial dos comunitários, na certeza de suas produções posteriores certamente trarão maior refinamento, através da prática e domínio das técnicas, do conhecimento da madeira repassado e da utilização dos resíduos na fabricação de produtos.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM/ INCT Madeiras da Amazônia
Palavras-chave: Resíduos de madeiras, Reaproveitamento, Confecção de produtos.