62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
EFEITOS DE DÉFICITS HÍDRICOS EM BASTÃO DO IMPERADOR VERMELHO
Jackeline Araujo Mota 1
Nadyane Amorim de Sousa 1
Heráclito Eugenio Oliveira da Conceição 1
Aurilena de Aviz Silva 1
Áurea Izabel Aguiar Fonseca Souza 1
Nazila Nayara Silva de Oliveira 1
1. Setor de Produção Vegetal da Univ. Fed. Rural da Amazônia - UFRA, Campus Capitão
INTRODUÇÃO:
A ocorrência sazonal de baixa disponibilidade de água no solo é considerada uma das mais importantes condições de estresse ambiental, capaz de influir de maneira significativa no crescimento, desenvolvimento e na sobrevivência das plantas. O primeiro efeito da falta de água no solo é o decréscimo no alongamento celular em função da redução na turgescência celular. O crescimento celular é um processo dependente da turgidez e conseqüentemente é extremamente sensível à deficiência hídrica. A alta sensibilidade à deficiência hídrica, ocasiona um desenvolvimento precário e desuniforme do produto final, sendo o prejuízo provocado pelo déficit hídrico variável em função da espécie, variedade ou cultivar, do local, da fase de crescimento e desenvolvimento, da intensidade do estresse hídrico e da fase de desenvolvimento da cultura. Desta forma, considerou-se importante nesse trabalho avaliar o efeito de turnos de rega sobre o crescimento e desenvolvimento de plantas de bastão do imperador (Etlingera elatior (Jack) R. M. Smith), cultivar Red Torch, durante a sua fase inicial de desenvolvimento vegetativo.
METODOLOGIA:
Foram utilizadas mudas de plantas de bastão do imperador (Etlingera elatior (Jack) R. M. Smith), cultivar Red Torch, oriundas de propagação sexuada, cultivadas em vasos de polietileno reciclado com capacidade para 10 kg de substrato, em condições de casa de vegetação. A partir dos três meses de idade foram submetidas aos seguintes tratamentos de restrições hídricas (em dias): Tratamento 1 = 0, Tratamento 2 = 2, Tratamento 3 = 4 e Tratamento 4 = 8, durante 96 dias. Foram avaliados os seguintes parâmetros: número de folhas (NF), altura da planta (AP), número de perfilhos (NPerf) e as massas secas de raiz (MSR), caule (MSC), folha (MSF), parte aérea (MSPA) e total (MST) e a relação entre o sistema radicular e a parte aérea (SR/PA).
RESULTADOS:
Déficit hídrico da ordem de oito dias sem irrigação promoveu a redução do crescimento vegetativo de plantas de bastão do imperador, cultivar Red Torch, quando avaliado em termos de AP e de NPerf, em 34,4 e 45,8%, quando comparadas com as plantas que não sofreram restrições hídricas. Entretanto, o NF, mostrou-se mais sensível aos déficits hídricos, sendo significativamente já afetado a partir da intensidade de déficit hídrico da ordem de dois dias. Após 96 dias de imposição dos déficits hídricos, foram detectadas reduções de crescimento do NF, para as intensidades de déficits de dois, quatro e oito dias sem irrigação da ordem de 16,2; 24,3 e 34,2%, em relação às plantas sem déficits hídricos. As produções de MSR, MSC e MSF de plantas de bastão do imperador, cultivar Red Torch, foram afetadas significativamente no tratamento constituído por oito dias sem irrigação. Nessa intensidade de déficit hídrico, as reduções foram da ordem de 27,9; 28,4 e 26,1%, respectivamente, em comparação com as plantas que não sofreram deficiência hídrica. As produções de MSPA e de MST seguiram o mesmo comportamento da MSR, MSC e MSF, com reduções de 27,5 e 27,6%, respectivamente. A SR/PA não foi alterada pelos níveis de déficits hídricos usados.
CONCLUSÃO:
A altura da planta e o número de perfilhos de plantas jovens de bastão do imperador vermelho foram reduzidos quando submetido a déficit hídrico da ordem de oito dias sem irrigação. O número de folhas seguiu a mesma tendência da altura da planta e do número de perfilhos, entretanto, já foi afetada adversamente com déficit hídrico desde de dois dias sem irrigação. As produções de massas secas da raiz, caule, folha, parte aérea e total foram reduzidas significativamente pelos déficits hídricos da ordem de oito dias sem irrigação.
Instituição de Fomento: Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia E Meio Ambiente do Estado do Pará - SECTAM
Palavras-chave: Turnos de rega, Cultivar Red Torch, Etlingera elatior (Jack) R. M. Smith.