62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
DESEMPENHO PRODUTIVO DA ALFACE CONSORCIADA COM COENTRO.
Rinara Ferreira Monteiro 1
Thiago Batista Rufino 2
Elisdianne Freires Ferreira 1
Delzuite Teles Leite 1
Amison de Santana Silva 3
Caciana Cavalcanti Costa 4
1. Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos /CCTA/UFCG, Pombal, PB.
2. Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Monsenhor Vicente Freitas, Pombal
3. Departamento de Pós Graduação em Fitotecnia, UFERSA, Mossoró - RN.
4. Profa. Dra, Orientadora, UATA/CCTA/UFCG, Pombal, PB.
INTRODUÇÃO:

A produção de hortaliças é uma atividade quase sempre presente em pequenas propriedades familiares, seja como atividade de subsistência ou com a finalidade da comercialização do excedente agrícola em pequena escala (MONTEZANO; PEIL, 2006).

O momento vivenciado na agricultura é caracterizado pela tentativa de otimização dos recursos de produção. Assim, na busca desse objetivo, a consorciação apresenta-se como uma tecnologia adequada, com grandes vantagens ao produtor (CECÍLIO FILHO; MAY, 2002; FERREIRA, 2000 e TAVEIRA, 2000).

Os consórcios entre diferentes olerícolas é uma tecnologia que vem sendo adotada em algumas regiões do Brasil tencionando-se aperfeiçoar o uso da mão-de-obra e insumos, dessa forma, alcançar um melhor aproveitamento das áreas cultivadas, além de contribuir diretamente para a biodiversidade nos sistemas de produção.

Em um sistema consorciado, a cultura mais importante para o produtor, denominada de cultura principal, deve ser dominante, e a redução no seu rendimento devido à consorciação deve ser mínima (BEZERRA NETO et al., 2003).

O trabalho como objetivo avaliar o crescimento e as produtividades das culturas de alface e coentro em consórcio, em comparação aos seus cultivos solteiros.

METODOLOGIA:

O experimento foi realizado no sítio Jenipapo de Dentro localizado a 8 km de Pombal - PB. Os tratamentos avaliados foram resultantes da combinação da alface (cultura principal) consorciada com a cultura do coentro (cultura intercalar) e seus respectivos cultivos solteiros.

O experimento foi conduzido em blocos casualizados, com sete repetições. As unidades experimentais possuíram uma área total de 1,44 m2 (1,20 x 1,20m) e são constituídas de 16 plantas de alface do grupo Crespa com a cultura intercalar semeada nas entrelinhas, das parcelas com consórcios.

A alface foi transplantada no espaçamento de 0,30x0,30 m, em ambos os sistemas de cultivo. Enquanto o coentro semeado com 0,30x0,08 m e 0,15x0,08 m no cultivo solteiro.

As cultivares utilizadas são Elba, Verdão, respectivamente, para alface e coentro.

Para a análise dos dados será realizada análise de variância para cada cultura. Para cultura da alface serão comparados dois tratamentos (cultivo solteiro e consórcio com coentro). Enquanto que para a cultura intercalar a análise levará em consideração o cultivo solteiro e consorciado com alface. A significância de efeito dos fatores de avaliação será realizada pelo teste F e caso positiva, será aplicado teste Tukey a 5 % de probabilidade (BANZATO e KRONKA, 1995).

RESULTADOS:

Os resultados para a cultura da alface demonstraram que não houve diferença significativa entre os sistemas de cultivo. Para a altura da parte aérea, as médias do cultivo solteiro (13,21 cm) não diferiram do cultivo consorciado (13,64 cm), ficando ambas em torno de 13 cm. Para o diâmetro também não houve diferença significativa com as médias em cerca de 28 cm. As médias da massa fresca da parte aérea do cultivo solteiro (410 g) foram superiores as do cultivo consorciado (378 g), no entanto sem diferença significativa.

Para a cultura do coentro os resultados da análise de variância não demonstraram diferença significativa para altura de plantas e massa fresca. As médias respectivas do consórcio e do cultivo solteiro foram 8,70 cm e 7,91 cm para a altura de planta e 22,90 g m-1 e 25,70 g m-1 para a massa fresca.

Diante dos dados observou-se que o consórcio avaliado foi eficiente, uma vez que não houve efeito negativo da cultura intercalar (coentro) sobre a cultura principal (alface). Demonstrando que a cultura principal foi dominante, pois a redução no seu rendimento, devido à consorciação foi mínima.

CONCLUSÃO:

O Sistema consorciado de alface e coentro é viável uma vez que não promoveu redução no rendimento produtivo das culturas envolvidas.

No cultivo consorciado de alface e coentro o produtor tem maior diversidade e uma renda a mais obtida pela produção do coentro.

Instituição de Fomento: PIBIC/CNPq e Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado da Paraíba
Palavras-chave: Lactuca sativa, Coriandrum sativum, Consorciação.