62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Projeto "nosso papel no universo - Reciclagem de papel e criação de produtos- além de um projeto social, Uma proposta de educação ambiental.
Ricardo Penha 1
Cyntia Menezes Ramos 1
1. Departamento de Ciências da Natureza-Escola SESC de Ensino Médio - Rio de Janeir
INTRODUÇÃO:

Estamos vivendo conjunturas naturais desfavoráveis a vida no nosso planeta, ondas gigantes - tsunamis -, aquecimento global, fenômenos naturais mais acentuados - La Nina, El Nino - à falta d'água potável, crise energética, desmatamento desordenado, poluição do ar, dos rios, além de doenças degenerativas causadas pela falta do conhecimento de causa.

Consciente da necessidade de preservar o meio ambiente, visto que, segundo pesquisas estima-se que cerca da metade das florestas do planeta já foram devastadas e que nos últimos trinta anos, o lixo do mundo multiplicou-se por três. A  reciclagem e a reutilização de papel, além de ajudar a solucionar o problema do acúmulo de lixo, também diminui a devastação florestal. Dados nos revelam que "cada tonelada de papel reciclado economiza de 17 a 20 árvores (eucaliptos com sete anos de idade) ou uma área plantada de 100 a 350 m2, diminui aproximadamente 400 quilowatts/hora em relação ao papel virgem, reduz a poluição do ar e o consumo de água."

Diante dessas informações e ciente que estas comunidades urgem de auxilio de um grupo de pessoas que venha dar apoio logístico, no sentido de sistematizar uma coleta seletiva e proporcionar uma melhoria na qualidade de vida das mesmas, trabalhamos com estas comunidades no sentido de lhes possibilitar um melhor aproveitamento nas atividades que estes estão realizando, contando com a ajuda de toda a comunidade escolar: professores, funcionários e principalmente os alunos. Pois como educadores sabemos que o aprendizado ocorre de forma mais significativa quando vivenciado e quando o educando sente-se parte daquilo que se está educando. Com esta atitude estaremos desenvolvendo em nossos alunos uma consciência ecológica, social, adotando medidas de economia e preservação ambiental.

Este projeto propôs o desenvolvimento de um trabalho auto-sustentável, utilizando matéria prima abundante, associada ao uso de técnicas simples, em pequeno espaço físico, com instrumental básico, para a produção de bens de consumo que poderão trazer rentabilidade e novas idéias de intervenção no meio ambiente de diferentes comunidades.

METODOLOGIA:

O trabalho foi desenvolvido, de julho de 2008 a dezembro de 2009, na oficina de reciclagem de papel montada ao lado do laboratório de Química da Escola SESC de Ensino Médio, pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio, que a batizaram com o nome: "Nosso Papel no Universo". Nessa oficina nossos alunos atuaram como multiplicadores junto aos membros da Comunidade local, do Jardim Anil em Jacarepaguá, zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, ensinando-lhes as técnicas básicas da produção de papel reciclado.

A oficina foi dividida em duas etapas:

Propomos inicialmente a realização da oficina de produção de papeis decorativos reciclados e com fibras orgânicas, utilizando produtos oriundos do lixo e desprezados pela comunidade local, para que jovens e adultos possam viver oportunidades de trabalhar em conjunto, no sentido da formação de novos valores e de saídas criativas para os problemas atuais do meio ambiente.

Posteriormente, propomos a criação de uma oficina de produção utilizando os papéis feitos com o reaproveitamento de materiais recicláveis transformando-os em produtos de qualidade e com utilidade para uso e comercialização como: potes, quadros, porta retratos, agendas, cardápios, luminárias e outros. 

RESULTADOS:

Dentro da metodologia empregada os resultados obtidos foram acima do que é considerado satisfatório qualitativamente. Inicialmente realizamos as seguintes ações: o encontro com os grupos; apresentação da proposta, conversa sobre as experiências já conhecidas e utilizadas e explicação do funcionamento do trabalho na oficina; saída conjunta pela região para coleta seletiva do material que seria utilizado; organização da oficina e início da confecção dos papéis (seleção e corte) e fibras (corte e cozimento).

Nesta etapa os alunos e membros da comunidade estavam envolvidos na produção de papel, que é a matéria prima básica para a confecção dos produtos desejados.

 Posteriormente iniciaram produção de caixas em vários tamanhos e formas, produção de porta retratos, produção de blocos de papel, produção de produtos variados para "escritório": blocos, risca rabisca, porta canetas, além de cardápios e jogos americanos para mesa. Por fim o acabamento final dos produtos e organização para exposição.

Ficou nitidamente visível que os alunos e os parceiros agregados do projeto trabalharam em um único corpo dorsal para que as atividades viessem a superar as expectativas e passem a envolver uma comunidade cada vez maior.

Além de possibilitar o público alvo, a confeccionarem peças, percebeu-se a consolidação do projeto entre a Escola SESC e a Comunidade local.

CONCLUSÃO:

Com base nos resultados obtidos, verificou-se que o trabalho desenvolvido pelos alunos do projeto "Nosso Papel no Universo: Reciclagem de Papel e Criação de Produtos"- Além de um Projeto Social, uma Proposta de Educação Ambiental, juntamente com os membros da Comunidade local, foi de grande importância para o reaproveitamento do "papel" assim como se observou uma mudança na maneira de pensar das pessoas no que se refere à educação ambiental, envolvendo não só as pessoas que fizeram o projeto, mas também a comunidade envolvida quando estas tomaram conhecimento da necessidade e importância que a reciclagem tem para o ser humano e em relação ao meio ambiente, mostrando que o "lixo" pode ser reaproveitado e transformado, com criatividade, em obras artesanais vendáveis e materiais didáticos de baixo custo para as escolas carentes, por exemplo.

Enfim, contribuir para a formação de cidadãos conscientes da necessidade da preservação ambiental e de uma nova postura de compromisso e participação no meio em que vive, e principalmente proporcionar a geração de renda através dos produtos confeccionados.
Palavras-chave: Papel, reciclar, reutilizar.