62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A PRÁTICA EDUCATIVA DA PROFESSORA STELLA VÉSPER GONÇALVES NO CENÁRIO NORTE-RIO-GRANDENSE
Érika Nogueira Martins 1
Maria Arisnete Câmara de Morais 1, 2
1. Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Orientadora
INTRODUÇÃO:
Este trabalho é oriundo do desenvolvimento de pesquisas acerca de professoras e escritoras que se destacaram no Estado do Rio Grande do Norte, contribuindo para a formação de gerações. Desse modo, objetivamos analisar a prática educativa da professora Stella Vésper Ferreira Gonçalves no cenário educacional norte-rio-grandense, tendo em vista a sua atuação docente no Grupo Escolar Augusto Severo - criado no governo de Alberto Maranhão pelo Decreto Lei de n° 174, de 05 de março de 1908 e, inaugurado, em 12 de dezembro de 1908.
METODOLOGIA:
No intuito de se obter informações mais detalhadas a respeito do perfil biográfico desta educadora, bem como de sua ação docente, efetuamos pesquisas nos acervos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte/ IHGRN, utilizando como fontes os registros formais encontrados na Revista Pedagogium e em jornais como o Diário de Natal e A República. Além disso, realizamos pesquisas no Arquivo Público do Estado/ APE-RN e Biblioteca Central Zila Mamede/ UFRN.
RESULTADOS:
Com base nas investigações efetuadas, destacamos que Stella Gonçalves foi aluna da primeira turma da Escola Normal de Natal, tendo sua diplomação em 04 de dezembro de 1910. Posteriormente, foi nomeada e reconhecida como professora primária da instituição Grupo Escolar Augusto Severo. Observamos, também, que a referida educadora pertenceu à Associação das Noelistas, espécie de irmandade, presidida por mulheres que realizavam, periodicamente, estudos literários, religiosos e educacionais. Concernente a isso, dedicou grande parte de sua vida ao exercício dos escritos de cunho religioso e, ao mesmo tempo, educativo em periódicos como o jornal O Diário de Natal, Revista Pedagogium e a Revista da Escola Doméstica. É importante destacar que, em alguns de seus artigos, utilizava como assinatura o pseudônimo Potyguara com a finalidade de responder às questões propostas pelas associadas da citada irmandade. Nessa perspectiva, os escritos de Stella evidenciavam um modelo de educação articulado a valores religiosos como a fé incondicional, a perseverança cristã e o amor fraterno. Ainda através de seus escritos, Potyguara defendia a relevância do papel materno na formação moral da criança.
CONCLUSÃO:
Através deste estudo, consideramos que a investigação acerca das contribuições de Stella Gonçalves para a Instrução Pública do Rio Grande do Norte e para a constituição da sociedade letrada natalense nos permite evidenciar sua relevância como educadora, escritora e mulher. Dessa maneira, salientamos que a pesquisa em questão visa contribuir para a historiografia da educação brasileira, e em especial, a norte-rio-grandense.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Educação, Prática Educativa, História.