62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
O ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO: ESTRUTURANDO A ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA
Hanna Emanuela dos Santos Pereira 1
Glaucia Roberta Batista Rocha 1
Katiuscia Hellen Chaves Reinaldo 1
Lígia Gabriela Santos de Amorim 1
Virgínia Brenna de Paula Góis 1
Kalyane Kelly Duarte de Oliveira 2
1. Discentes de Enfermagem, Universidade Potiguar - UNP
2. Profª. Orientadora - Curso de Graduação em Enfermagem - UNP
INTRODUÇÃO:

O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças menores de 5 anos é complexo, requerendo assim cuidados específicos. Pretende-se aqui olhar para esse processo destacando a enfermagem no acompanhamento à saúde da criança na atenção básica, tendo como perspectiva a atenção integral à saúde que pressupõe, além de uma assistência baseada em aspectos biopsicossociais, a criação de elos entre a população usuária e os serviço. Temos como objetivo compreender a inserção da criança portadora de necessidades especiais na família, apresentando concomitantemente os instrumentos utilizados pela enfermagem na abordagem dos familiares,bem como no tratamento dos pacientes.

METODOLOGIA:
Este trabalho foi desenvolvido com duas famílias, mas especificamente com duas crianças portadoras de Síndrome de Down (SD), tratando-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com abordagem descritiva que ocorreu na Unidade Básica de Saúde Chico Porto/ Mossoró-RN e na Unidade Básica de Saúde Areia Branca-RN, onde foram entrevistadas suas duas enfermeiras. Totalizando uma amostra de 6 indivíduos, duas enfermeiras, duas mães, e duas crianças, construímos um roteiro de entrevista para enfermeira e outro para os familiares das crianças, ambos baseados no APGAR da família, desenvolvido por Smilkstein em 1978. Sendo, para cada um dos entrevistados, utilizada uma entrevista semi estruturada, com o intuito de obter os dados de forma ampla e exata.
RESULTADOS:

Em função do significado desta criança portadora de necessidades especiais, ocorre a necessidade da modificação das ações de enfermagem junto à família, passando a mesma a ser objeto de assistência diferenciada para a equipe de enfermagem. No estudo de caso realizado com a primeira família, nos deparamos com a evolução da criança, respondendo com êxito ao tratamento e assistência precoce, tanto da família quanto da equipe de saúde, constatamos total envolvimento dos familiares com a condição de vida da criança e sua satisfação a cada conquista da mesma, tanto no campo da saúde como no campo social. No segundo estudo de caso, a mãe da criança, devido sua condição de portadora de distúrbio mental, por falta de informação ou de incentivo, não se mobilizou a fim de procurar um tratamento adequado para a criança, como agravante da situação, os profissionais de saúde da área, até o momento, não estabeleceram nenhum tipo de abordagem com a mãe ou a família, com objetivo de informar sobre os benefícios de um acompanhamento profissional na vida da criança, o que resultaria diretamente num avanço positivo quanto a sua patologia crônica SD, e a prevenção de outras patologias que pode acometer qualquer criança na infância.

CONCLUSÃO:
Por fim rematamos que se faz necessário estimular e promover o estabelecimento de vínculos entre a família e a criança, para o bem-estar de todos na família, mas principalmente para um desenvolvimento satisfatório da criança é preciso que se considere que isto não pode ser imposto, tem que ser conquistado, adquirido, a criança tem que sentir que está inserida na família, e a equipe de saúde têm papel fundamental nessa inserção. É importante ressaltar a necessidade dos profissionais passarem orientações mais elaboradas, para as famílias de crianças com SD, as quais devem ser mais bem corroboradas, profissional de saúde tem que estar pronto para informar a família e aos pacientes sobre o tipo da deficiência e suas implicações para o desenvolvimento da criança, bem como dos recursos imprescindíveis para favorecê-lo. Profissionais de saúde competentes e uma família disposta a colaborar, são atores principais no sucesso do tratamento das crianças alvo da nossa pesquisa
Palavras-chave: Abordagem de Enfermagem, Desenvolvimento Infantil, Família.