62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 1. Físico-Química
OBTENÇÃO DA LIGA COBALTO-TUNGSTÊNIO-BORO POR ELETRODEPOSIÇÃO E SUA AVALIAÇÃO QUÍMICA QUANTO À CORROSÃO
Edna Carla Araújo Silva 1
Gecílio Pereira da Silva 1
Ana Regina do Nascimento Campos 1
Renato Alexandre Costa de Santana 1
Paulo Sérgio Gomes da silva 1
1. Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande -UFCG
INTRODUÇÃO:
Os metais e suas correspondentes ligas são muito utilizados nos diversos setores industriais, propiciando a geração de novas tecnologias a partir do desenvolvimento de novos materiais. O cobalto codepositado com um metalóide como o boro, forma ligas amorfas, que são materiais que exibem elevada resistência á corrosão e dureza mecânica. Esses materiais também podem apresentar propriedades magnéticas e catalíticas especiais, suportam altas temperaturas e pressão, sendo potenciais substitutos às ligas tradicionais de níquel. A adição de tungstênio a essas ligas pode melhorar ainda mais esse conjunto de propriedades. O uso do tungstênio é devido às suas boas propriedades que são bastante conhecidas é um metal que apresenta alta densidade, excelentes propriedades mecânicas, pois conserva sua dureza mesmo em altas temperaturas e muito resistente à corrosão. Neste trabalho ligas de Co-W-B foram obtidas por eletrodeposição nas seguintes condições experimentais: temperaturas de 25°C, 40°C, 60°C e 80°C, densidade de corrente de 0,20 A.cm-2 e carga de 500C. A avaliação da resistência à corrosão foi feita por polarização potenciodinâmica e impedância eletroquímica.
METODOLOGIA:
A eletrodeposição foi feita sem agitação mecânica do eletrólito, utilizando-se uma fonte de corrente contínua ajustável para controle da densidade de corrente. Durante a eletrodeposição era feito o controle de temperatura e pH. Os ensaios de corrosão foram feitos no Laboratório de Eletroquímica e Corrosão (LEC), utlizando um postentiostato/galvanostato Autolab PG STATE 30, onde se obteve curvas de Polarização Potenciodinâmicos Linear (PPL) e medidas de Espectroscopia de Impedância Eletroquímica (EIE), em meio de NaCl 0,1 M. Foi utilizada uma célula eletroquímica com três eletrodos, sendo o de trabalho a liga de Co-W-B depositada sobre cobre, Ag/AgCl como referência e platina como contra eletrodo. As curvas de PPL foram obtidas com varredura de 1 mV s-1 e os experimentos de impedância foram realizados em potencial de circuito aberto, com intervalo de freqüência de 10 kHz a 4 mHz e amplitude de 5 mV. Para a coleta e tratamento de dados foram utilizados os Softwares GPES-4 para as medida de PPL e FRA-2 para as medidas de EIE.
RESULTADOS:
Os diagramas de EIE mostraram a formação de apenas um arco capacitivo para todas as ligas avaliadas. As ligas obtidas a 25°C e 40°C exibiram os maiores valores de resistência de polarização, 3600 ohms e 6500 ohms respectivamente. Nas análises por PPL as ligas obtidas a 25°C e 40°C apresentaram potencial de polarização de -0,63V e 0,60V, contudo, valor mais positivo, -0,55V, foi o correspondente à liga obtida a 60°C. Todas as ligas apresentaram tendência de formação de filmes de passivação instável. Os resultados preliminares indicam que a liga obtida em 60 °C apresenta um potencial de corrosão mais nobre e uma resistência de polarização baixa tornando-a mais susceptível a corrosão que as demais, por outro lado o eletrodepósito obtido a 40°C apresentou a maior resistência de polarização e potencial de corrosão ligeiramente menor que a de 60°C, tornando-a a liga de melhores condições a resistência a corrosão.
CONCLUSÃO:
Pode-se concluir que a liga obtida a 40°C apresentou as melhores condições de resistência à corrosão por apresentar a maior resistência de polarização e o segundo maior potencial de corrosão. Já a liga obtida a 25°C que apresentou o segundo melhor resultado de resistência de polarização e o terceiro menor potencial de corrosão, mostrando que os eletrodepósitos obtidos em temperatura ambiente ou mais altas são mais susceptíveis à corrosão.
Palavras-chave: Eletrodeposição, Corrosão, Liga de Co-W-B.