62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
COBERTURA DE TRATAMENTO SUPERVISIONADO DA TUBERCULOSE NA CIDADE DE MANAUS-AM (2006-2009)
Altair Seabra de Farias 1, 5, 2
Rafael Braga Esteves 1
Jair dos Santos Pinheiro 3
Lúcia Marina Scatena 5, 4
Tereza Cristina Scatena Villa 1, 5
Pedro Fredemir Palha 1, 5
1. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP, Ribeirão Preto-SP
2. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM
3. Coordenação Municipal do Programa de Controle da Tuberculose, Manaus-AM
4. Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFMT, Uberaba - MG
5. Grupo de Estudos Epidemiológico-Operacionais em Tuberculose - GEOTB/REDETB
INTRODUÇÃO:

A Tuberculose (TB) é uma das enfermidades mais antigas do mundo, mas não é uma doença do passado. Durante o século XX ficou conhecida como uma calamidade negligenciada, chegando ao século XXI como um problema de saúde pública não solucionado. Estima-se que 1/3 da população mundial está infectada pelo bacilo da TB (100 milhões/ano). Atualmente o Brasil ocupa o 18º lugar entre os 22 países com 80% dos casos de TB no mundo. Em 1993, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a TB como emergência mundial e passou a recomendar a estratégia DOTS (Directly Observed Treatment Strategy), com o escopo de atingir 85% de sucesso de tratamento e 70% de detecção de casos. Tal estratégia se alicerça em 5 elementos fundamentais: (1) vontade política do governo, tendo a TB como prioridade; (2) capacidade de diagnóstico bacteriológico com uma rede estruturada e organizada; (3) suprimento regular de drogas e insumos laboratoriais; (4) sistema de informação confiável, com notificação de casos de TB adequado para monitoramento e avaliação das ações de controle, e; (5) Tratamento Supervisionado (TS), este último com status de medida principal. Diante destas considerações, o objetivo do estudo foi de avaliar a cobertura de TS da TB na cidade de Manaus-AM, entre 2006 e 2009.

METODOLOGIA:

Estudo descritivo retrospectivo, que utilizou fontes de dados secundários do Sistema de Informação de Agravos de Notificações (SINAN) do período de 2006 a 2009, obtidos na Coordenação do Programa de Controle da Tuberculose do município de Manaus. A capital do Amazonas concentra 50% da população do estado, estimada em 1.738.641 habitantes. Mais de 70% dos casos notificados de tuberculose no Amazonas são diagnosticados na capital. Segundo o Ministério da Saúde, em 2009, o estado apresentou a maior taxa de incidência do país (68,93/100.000 habitantes). Entre os principais segmentos da população mais atingidos pela doença estão os povos indígenas, co-infectados de TB/HIV, presidiários e moradores em situação de rua. No período de interesse do estudo, foram registrados no SINAN, 6.348 casos de TB em todas as formas, os quais foram manipulados no software Statistica 8.0, para detecção de casos com indicação de TS. Esta pesquisa faz parte do projeto multicêntrico "Retardo no diagnóstico da tuberculose: análise das causas em diferentes regiões do Brasil", Edital MCT/CNPq/CT Saúde/MS/SCTIE/DECIT 30/2008-Doenças Negligenciadas - Processo no. 575386/2008-8, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (CEP/EERP/USP).

RESULTADOS:

Foram avaliados 6.348 casos de Tuberculose notificados no SINAN do município de Manaus entre 2006 e 2009, observou-se um crescimento na taxa de cobertura de tratamento supervisionado, (1,3%, 8,1%, 10,7%, 14,7%), respectivamente, mesmo assim, os percentuais se mostram distantes das metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde, que define a TB como prioridade entre as políticas governamentais de saúde. No município de Manaus, é relevante ressaltar que durante décadas, o diagnóstico da TB esteve centralizado na Policlínica Cardoso Fontes (referência da TB no estado), na Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (referência para co-infectados) e no Ambulatório Araújo Lima. Somente em 2003, as ações foram expandidas para Atenção Básica, que passaram a ser referenciadas pelas unidades de referência para prosseguirem tratamento na unidade de saúde mais próxima de suas residências. No ano de 2007, houve o maior incremento (530%) em relação ao ano anterior e no acumulado do período estudado, registrou-se o incremento de 8,7%.  Entre os pacientes que realizaram o tratamento auto-administrado de 2006 a 2009, observaram-se os seguintes percentuais de cura: 77%, 74%, 75% e 28%, respectivamente.

CONCLUSÃO:

De acordo com os dados do SINAN, conclui-se que, no período estudado, houve aumento de 8,7% na cobertura de TS na cidade de Manaus. Porém, o registro de indicação do TS não é garantia de que o mesmo tenha sido realizado, tendo em vista que isso depende da disponibilidade de recursos humanos, da capacidade de articulação dos serviços de saúde e do comprometimento dos profissionais e gestores envolvidos. A notável redução no percentual de cura no ano de 2009 nos pacientes que realizaram tratamento auto-administrado pode estar relacionada com os casos inconclusos, ainda em aberto do SINAN, inferido pela proximidade na obtenção do banco de dados e o encerramento do ano. No que se refere à melhoria de indicadores e visando atingir as metas da estratégia recomenda pelos órgãos nacionais e internacionais, a Coordenação Municipal do Programa de Controle da TB, iniciou a execução de um cronograma de capacitação sobre a estratégia DOTS e o novo tratamento, 4 em 1 (Dose Fixa Combinada) para todos profissionais (ACS, nível médio e superior) dos PCT da rede básica de saúde dos 5 distritos sanitários de Manaus, com previsão de cumprimento do ciclo ainda no 1º semestre de 2010. Com isso, espera-se que a intensificação e adesão do TS proporcionem impacto positivo nos indicadores do município.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Tuberculose, Tratamento Supervisionado, Avaliação de Serviços de Saúde.