62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
CONSUMO ALIMENTAR DE VITAMINAS E MINERAIS EM PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY
Iara Samara de Lima Coutinho 1
Jessica Bezerra dos Santos 1
Rafaela Cristhine Pordeus de Lima 1
Maria da Conceição Rodrigues Gonçalves 1
1. Depto. de Nutrição/Universidade Federal da Paraíba/UFPB
INTRODUÇÃO:

O consumo adequado de vitaminas e minerais é importante para a manutenção das diversas funções metabólicas do organismo. Assim, a inadequada ingestão desses micronutrientes pode potencialmente levar a estado de carência nutricional. Inquéritos epidemiológicos têm mostrado relação entre alto consumo de frutas e hortaliças e baixa incidência de câncer em população. Baseado nestes fatos, o presente trabalho teve como objetivo calcular a composição quantitativa de vitaminas e minerais da dieta habitual, em relação ao sexo, de pacientes atendidos no Hospital Universitário Lauro Wanderley.

METODOLOGIA:
Foram entrevistados 62 pacientes, atendidos no Ambulatório de Nutrição do Hospital Lauro Wanderley, sendo 50 mulheres e 12 homens entre 18 e 59 anos. O inquérito alimentar foi realizado por meio do Questionário de Frequência do Consumo Alimentar, as porções consumidas, obtidas em medidas caseiras, foram convertidas em gramas de alimentos para o cálculo da concentração de nutrientes. A quantificação do consumo de vitaminas e minerais foi realizada com o auxílio de um aplicativo de informática, Dietsys (versão 3.0).  A partir da análise do inquérito realizado foi adotado como referência para o consumo as recomendações do Dietary Reference Intake (DRI), de acordo com a faixa etária estudada. A pesquisa foi aprovada pelo Conselho de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba.
RESULTADOS:

Do total de pacientes estudados 80,64% eram mulheres e 19,36% eram homens, predominando faixa etária de 50 a 59 anos (32%) entre as mulheres e de 18 a 29 anos (50%) entre os homens. No presente estudo observou-se que apenas o consumo de ferro (11 ± 6,34 mg/dia) foi inadequado para as mulheres e adequado para os homens, e entre as vitaminas o consumo de vitamina E (7,9 ± 4,4mg/dia), apresentou-se inadequado, para ambos os sexos. No que tange aos minerais, apenas fósforo (987± 556,8mg/dia) e potássio (2782,1 ± 1459,7mg/dia) se encontraram adequados, estando zinco, cálcio, ferro e sódio inadequados, para ambos os sexos. Relacionados com o consumo habitual, que só mostrou adequação no consumo de frutas (duas ou mais porções por dia).  Assim, a deficiência no consumo de minerais, principalmente o cálcio, na população estudada que inclui as mulheres, grupo com maior risco para osteoporose, pode vir a ser um problema de saúde pública. Estudos têm demonstrado que nos adultos, existe correlação direta entre a idade e à perda de massa óssea e, consequentemente, maior risco para fraturas e osteoporose. No que se refere ao ferro, a quantidade inadequada nas mulheres pode estar relacionada ao consumo, uma vez que sua absorção sofre influencia de vários outros nutrientes.

CONCLUSÃO:

Os resultados encontrados no presente estudo adquirem importância significativa ao se levar em conta que às deficiências de vários micronutrientes têm sido apontadas como contribuintes de diversas doenças crônicas não transmissíveis, tais como câncer, doenças cardiovasculares e osteoporose. Sugerindo necessidade de maior atenção na prescrição dietética desta população.

Palavras-chave: Consumo alimentar, Vitaminas, Minerais.