62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
MODELAGEM COMPLEXA DE EVOCAÇÕES, CLASSIFICAÇÃO DE FOTOS E ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS RELATIVAS À CHAPADA DOS GUIMARÃES
Sumaya Persona de Carvalho 1
Carlo Ralph de Musis 2
Giovanna Lobianco Silveira 1
Adriana Manrique Tomé 1
Nayara Del Santo 1
1. Depto. de Psicologia, Instituto de Educação, UFMT
2. Coord. de Pesquisa e Avaliação Institucional/IUNI
INTRODUÇÃO:

A Chapada dos Guimarães localiza-se a uma latitude 15º27'38" sul e a uma longitude 55º44'59" oeste, no centro geodésico da América do Sul, estando a uma altitude de 811 metros (segundo município mais alto de Mato Grosso). Sua população estimada em 2007 era de 17 377 habitantes para uma área de 6249,44 km². O clima de Chapada dos Guimarães, conforme a classificação de Köppen é o tropical de altitude ou subtropical (Cwa). É uma cidade matogrossense conhecida por suas paisagens e clima agradáveis, além de ser região de nascentes e ainda abrigar importantes sítios históricos e arqueológicos. Ela possui 46 Sítios Arqueológicos; 02 Sítios Paleontológicos; 59 Nascentes; 487 Cachoeiras; 3.300 km² de Parque Nacional; 2.518 km² de Área de Proteção Ambiental; 02 Reservas Estaduais; 02 Parques Municipais; 02 Estradas Parque; 157 km de Paredões; 42 Imóveis Tombados pelo Iphan; 38 Espécies Endêmicas. Dada a importância cultural, ambiental e turística da região desenvolvemos uma pesquisa com objetivo de modelar o padrão de respostas para estímulos direcionados a questões relativas a percepção ambiental da Chapada dos Guimarães das populações que tem contato com esta paisagem - moradores e visitantes.

 

METODOLOGIA:

Os referentes utilizados foram os conceitos de habitus de Bourdieu e de topofilia de Tuan. O delineamento adotado foi o seguinte: em campo, aplicamos um questionário baseado em evocações para apreendermos como a paisagem da Chapada dos Guimarães é valorizada; um questionário baseado em ordenação de fotos para identificarmos as qualidades que tornam valorizados alguns pontos de vista na paisagem; entrevistas semi-estruturadas. Os dados coletados foram normalizados em bancos de dados relacionais e, neste momento, estão submetidos a procedimentos de análise de conteúdo.

RESULTADOS:

Os bancos de dados obtidos subsidiaram um modelo de equações estruturais, com o apoio do software Amos, triangulando as fontes de informações utilizadas, assim como comparando os grupos. O sistema de categorias obtido para os dados textuais focou nos atributos Bem-Estar; Turismo e Lazer; História e Misticismo; Biodiversidade. A correlação destes com as fotos foi significativa entre grupos, focada, contudo, em uma percepção associada ao trabalho científico, para os pesquisadores, e em aspectos de qualidade de vida local, para os moradores.

 

CONCLUSÃO:

A maior parte das ligações testadas não apresentou diferença significativa entre os grupos e apontavam a modelos de mundo intimamente vividos, que podem estar relacionados a uma "percepção de senso comum", o que, apesar de denotar uma ligação afetiva com o meio, esta ficava apenas na superficialidade, com fraca ligação topofílica e justificada principalmente pelo habitus associado ao propalado pelos meios de comunicação como "politicamente correto".

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso - FAPEMAT
Palavras-chave: Percepção ambiental, Habitus, Chapada dos Guimarães.